segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Projeto Música nas Escolas invade a avenida




Domingo de sol, feriado nacional, dia perfeito para comemorar o Dia da Pátria. Os barra-mansenses aproveitaram a folga para assistirem o desfile em comemoração ao dia da Independência. Cerca de 15 mil pessoas, segundo a Guarda Municipal, compareceram à Avenida Joaquim Leite, coração de Barra Mansa, para assistir ao desfile e comemorar o orgulho de ser brasileiro.
Logo no começo do desfile, os presentes foram agraciados com o pelotão do Projeto Música nas Escolas. A Banda Marcial, com sua potência musical e baliza, composta pelas alunas da ginástica rítmica, abriram o pelotão, impressionando a todos.
Em seguida, os alunos do Projeto, acompanhados de seus professores desfilaram pela avenida. Vieram as alunas de ginástica rítmica, da Educação Infantil aos últimos anos do Ensino Fundamental. Os polos do Projeto foram representados através dos alunos de violino, viola e pífaro, que é o primeiro instrumento a que os alunos tem acesso dentro do Projeto. Cada grupo fazia uma breve apresentação, mostrando aos presentes o resultado do Projeto. O grupo Drum Lata, que utiliza material reciclável para fabricar seus instrumentos, também desfilou, com alunos do polo de percussão.  
As escolas que desfilaram também apresentaram em seu pelotão apresentações de seus alunos, que fazem parte do Projeto Música nas Escolas. Foi o que aconteceu com o Colégio Municipal Paulo Basílio, o CIPE Municipalizado 54 e a Escola Municipal José Machado de Carvalho.
A Banda Sinfônica Juvenil e a Banda Sinfônica se uniram para fazer a trilha sonora do desfile, do início ao fim.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.      
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário