sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa homenageia o orgulho de ser brasileiro em seu concerto na Igreja Matriz



No mês em que se comemora o Dia da Pátria, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa leva o sentimento patriota para seu concerto, com um repertório bastante nacionalista. A OSBM realiza na próxima terça feira, dia 16 de setembro, na Igreja Matriz de São Sebastião o “Concerto da Independência”. Com entrada gratuita, o concerto começa às 20 horas.
Regida pelo Maestro Vantoil de Souza, a Orquestra recebe como solista neste concerto patriótico a pianista Licia Lucas. A pianista foi considerada a “Grande Musa do Piano” pelo Diário Las Américas, de Miami. Licia Lucas tem vasta experiência internacional, tendo se apresentado como solista e recitalista com orquestras sinfônicas da América Latina, Europa e Estados Unidos.
Para celebrar este sentimento patriótico a Orquestra escolheu um repertório bastante especial. O concerto inicia com a interpretação da abertura da ópera O Guarani, de Carlos Gomes. Conhecida como a trilha sonora da Voz do Brasil, esta ópera faz parte da trilha sonora cotidiana do brasileiro. Mas a Orquestra a interpreta com toda sua força e impacto.
O principal compositor de música clássica brasileira, Heitor Villa Lobos, não podia ficar de fora deste concerto. Com um repertório que uniu à música clássica, nuances da cultura regional brasileira e do cancioneiro popular e indígena, Villa Lobos descobriu uma linguagem totalmente brasileira na música. Neste concerto, a obra escolhida deste importante compositor brasileiro foi Choros nº 6.
A Orquestra ainda interpreta  a obra “Grande Fantasia Sobre o Tema Do Hino Nacional”, de Luis Moreau Gottschalk, músico norte americano, que faz uma homenagem ao país que o acolheu de maneira única.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é formada por alunos, professores e monitores que atuam no Projeto Música nas Escolas, compartilhando seu conhecimento e formando novos músicos. A OSBM tem uma formação jovem, mas de alto padrão técnico, e tem recebido excelentes comentários da crítica especializada, bem como de músicos internacionais renomados. Seus concertos são um grande sucesso de público e crítica, com cada vez mais pessoas os assistindo.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a Orquestra faz parte, teve início em 2003, mas já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.         
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto da Independência
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Vantoil de Souza, regente
Licia Lucas, pianista
Data: 16 de setembro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de Barra Mansa  - Praça Ponce de Leon, Centro – Barra Mansa – RJ
Programa:
Antônio CARLOS GOMES
Protofonia da ópera O Guarani

Louis Moreau GOTTSCHALK
Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro para piano e orquestra 

Heitor VILLA LOBOS
Choros nº 6

Nenhum comentário:

Postar um comentário