quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Prefeito empossa conselheiros municipais de Cultura

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, deu posse na tarde desta segunda-feira, dia 25, aos novos componentes do Conselho Municipal de Cultura. Eleitos no dia 14 de setembro, durante o III Fórum de Cultura do município, os novos conselheiros e seus suplentes foram empossados no gabinete do prefeito, em cerimônia que contou com a presença de secretários, coordenadores e vereadores.

Ao todo, 18 conselheiros e seus suplentes compõem a nova equipe do Conselho Municipal de Cultura. Do total, nove foram nomeados pelo prefeito e nove foram eleitos pelos participantes do Fórum e representam a sociedade civil. “Sabemos da importância que um conselho tem dentro de uma administração municipal. Então, que nos unamos para desenvolvermos, juntos, um trabalho de fomento da cultura em Barra Mansa”, disse aos conselheiros, o superintendente da Fundação de Cultura do município, Cláudio Chiesse.

Nove segmentos constituíram a plenária do III Fórum de Cultura de Barra Mansa e cada um deles está representado pelo conselheiro e seu suplente. Literatura, Dança, Artes visuais, Música, Animador Cultural e Professor de Arte, Movimento Social e Entidades de Classe, Teatro Áudio e Visual, Cultura Popular e Urbana e Entidade Cultural estão devidamente representados no novo Conselho Municipal de Cultura.

“Nosso governo quer a cultura na marca e diversas vitórias podem ser comemoradas este ano. O resgate do Carnaval, a implantação do Corredor Cultura, as leis de incentivo ao setor e o apoio às manifestações culturais são algumas delas”, destacou o prefeito Jonas Marins. “Barra Mansa tem vocação artística. Música, teatro e outras atividades culturais de qualidade nascem aqui todos os dias e o Conselho vai ajudar a administração municipal a valorizar esses talentos”, acrescentou o prefeito.

Para o vereador Lia Preto, um dos empossados, o Conselho é a consolidação da luta pela Cultura de Barra Mansa. "Quando todos têm acesso ao processo de organização da criação dos projetos culturais, a chance de sucesso é muito maior e o Conselho vem nos prestar um auxílio na busca por este sucesso", destacou ele, que garante que a atuação do grupo vai ser fundamental para levar a cultura do município a todo o estado do Rio.

O Conselho de Cultura tem funções deliberativas, normativas, fiscalizadoras e consultivas do governo municipal no setor cultural e tem por competência propor e fiscalizar ações e políticas públicas de desenvolvimento da cultura. Além disso, cabe ao conselho promover e incentivar estudos, eventos e atividades permanentes na área da cultura, colaborar na formulação das diretrizes da política cultural da cidade, colaborar na articulação das ações entre os organismos públicos e privados, emitir e analisar pareceres e acompanhar, avaliar e fiscalizar as ações culturais em desenvolvimento no município.


Nenhum comentário:

Postar um comentário