segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Projeto Música nas Escolas inicia programa de educação sobre drogas com músicos e alunos

 
A preocupação com o uso de drogas por jovens é uma constante na sociedade. E no Projeto Música nas Escolas, que tem, em sua maioria, jovens e crianças isso não poderia ser diferente. Assim, pensando em oferecer aos seus músicos, professores e alunos mais informações sobre as drogas e seus malefícios o Projeto fez uma parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, da Prefeitura Municipal de Barra Mansa.
Com esta parceria, a Coordenadoria irá realizar eventos da “Patrulha da Prevenção”, levando aos integrantes do Projeto encontros que discutam as consequências do uso de drogas. O primeiro encontro aconteceu na última sexta-feira, 19 de setembro, quando a Coordenadora Municipal de Políticas sobre Drogas, Emília Nascimento, esteve na sede do Projeto, em uma conversa com os músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
A coordenadora abordou de forma simples e prática quais drogas são as drogas mais fortes, como uma pessoa se vicia, que o uso habitual pode se tornar um vício, o tratamento da dependência. Segundo Emília o importante é abrir um canal de comunicação com os jovens e não apresentar o tema sob a ótica do amedrontamento:
“Quando fazemos um encontro como o de hoje, focamos na mudança de comportamento dos jovens, mostrando que a droga não é ruim, ela dá prazer, por isso é tão utilizada. O ruim são suas consequências. É importante mostrar aos jovens que a droga é uma opção, dentre outras que temos como: música, esporte, artes. E como conversamos com músicos mostramos que eles tem sonhos que podem morrer com a droga.” afirma Emília.
Os encontros no Projeto terão continuidade a cada sexta-feira com um grupo diferente. O objetivo destes encontros é, além de educar os músicos quanto ao uso de drogas, os transformarem em multiplicadores destas informações, tendo em vista os mesmos serem professores escolas públicas de Barra Mansa, trabalhando diretamente com crianças e jovens, que tem acesso às drogas cada vez mais fácil.
O Projeto já realiza um trabalho de transformação social através da música, dando aos jovens das escolas públicas uma alternativa ao uso de drogas ou qualquer outro ato que prejudique seu desenvolvimento. É comum o relato de professores, pais e diretores sobre a mudança de comportamento de alunos após o início das aulas realizadas pelo Projeto.
Ao final do encontro Emília deixou um recado aos músicos “Não matem os sonhos de vocês. Não usem drogas.”
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo á Cultura do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário