segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Exposição retrata 250 anos do surgimento do povoado de São Sebastião da Barra Mansa




A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, em parceria com o Sistema Firjan, através do Sesi - Barra Mansa e do Sesi Cultural – RJ, com o apoio da Academia Barramansense de História (ABH), inaugurou na noite da última sexta-feira, dia 29, a exposição dos ‘250 anos do surgimento do povoado de São Sebastião da Barra Mansa’, celebrado no dia 30. O evento contou com as apresentações da Orquestra de Jazz, do Projeto Música nas Escolas, e do cantor Marco Vieira. Estiveram presentes na inauguração, secretários municipais, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Borges, e representantes das entidades parceiras do evento.

Além da abertura da mostra, o evento marcou os 15 anos do Centro de Cultura Fazenda da Posse, celebrado dia 20 de agosto. A exposição conta com 50 fotografias do acervo da ABH, que retratam a década de 20 até meados da década de 70. “As obras mostram um pouco da história de Barra Mansa, como carnavais, desfiles, encontros políticos e sua geografia. São memórias da criação de uma cidade”, falou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.

“Devemos um agradecimento especial às entidades que apoiaram a restauração da Fazenda da Posse e possibilitaram que ela se tornasse uma unidade cultural no município”, enfatizou o superintendente da Fundação de Cultura, acrescentando que Barra Mansa ganhará novos projetos para a promoção da cultura municipal, como uma futura instalação de uma sede própria para a Academia Barramansense de História, e a volta do Instituto Clécio Penedo, além de um museu municipal. “Não medimos esforços para fomentar e resgatar a história e a cultura de Barra Mansa”, ressaltou Chiesse.

Durante o evento, o presidente da Representação Regional do Sistema Firjan no Sul Fluminense, Edvaldo Carvalho Xavier, pode contar um pouco da história da Fazenda da Posse e todas as dificuldades para a sua restauração. “Manter a verba para a execução da restauração da Fazenda da Posse foi uma grande dificuldade, mas cada esforço é compensado quando podemos observar a unidade cultural que a fazenda se tornou”, comentou Edvaldo.

Os presentes puderam participar, ainda, do lançamento do livro de cronologia histórica, ‘250 anos do surgimento do povoado de São Sebastião da Barra Mansa’, do presidente da ABH e historiador, Nikson Salem. A obra, descrita de forma cronológica aos seus acontecimentos, destaca dados da origem de Barra Mansa, seu desenvolvimento, população e cultura. “O livro visa preservar e divulgar a história do município, frisando seus acontecimentos históricos, como o ciclo do café, a ferrovia, industrialização e fundação dos seus principais prédios. Aprofundamos os temas para que os munícipes possam conhecer um pouco de toda a história que rege a criação e o desenvolvimento de Barra Mansa”, explicou o autor do livro, ressaltando ainda que novos projetos estão sendo desenvolvidos, como a história do Barra Mansa Futebol Clube. “Retrato no livro eventos importantes ao município, que poucas pessoas conhecem. É uma forma de estimular e manter viva a memória da cidade”, finalizou Nikson Salem.

A exposição segue até o dia 20 de Setembro. A entrada é gratuita. As visitações acontecem de terça-feira a sábado, das 11h ás 17h. As escolas interessadas podem agendar atividades e visitas orientadas ao Centro Cultural.  O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3322-3855 ou pelo email: fazendadaposse@uol.com.br. O Centro de Cultura Fazenda da Posse fica na Rua Dario Aragão, n° 2, Centro. 

Fotos: Sergio Fortuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário