terça-feira, 13 de outubro de 2015

Procissão fluvial celebra Dia de Nossa Senhora Aparecida em Barra Mansa



Aproximadamente cinco mil pessoas são aguardadas para acompanhar trajeto da imagem

Na próxima segunda-feira, dia 12, acontece a 55ª edição da tradicional Procissão Fluvial em Louvor à Nossa Senhora Aparecida, em Barra Mansa. Organizada pela família Baião e pela Associação de Canoeiros, a procissão conta com o apoio da prefeitura de Barra Mansa. O evento terá início às 13h30, com a saída da imagem de Nossa Senhora Aparecida da casa da família Baião, na Rua Pinto Ribeiro, no Centro. 

A imagem seguirá em carreata até o bairro Vila Maria, onde será recepcionada na Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Às 16h30, a imagem da santa retorna em carreata até o bairro Roberto Silveira. Em seguida, às 18h, começa a procissão fluvial. A imagem vai de barco do Roberto Silveira até a Avenida Getúlio Vargas (atrás do prédio da Câmara Municipal), com previsão de chegada às 19h, e depois segue em procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz de São Sebastião, onde uma missa será celebrada em honra à santa. 

Segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, a organização já está a todo vapor. “Temos o apoio do Saae BM (Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Barra Mansa), que já está fazendo a limpeza das áreas às margens do Rio Paraíba do Sul no bairro Roberto Silveira e na Beira Rio, atrás do prédio Câmara dos Vereadores”, contou Cláudio, ressaltando que este ano, novamente, devido ao baixo nível do Rio Paraíba do Sul o trajeto da procissão teve que ser alterado.

“O ponto de saída do barco com a imagem de Nossa Senhora foi transferido da Vila Maria para o bairro Roberto Silveira. Portanto, a procissão fluvial acontecerá do bairro Roberto Silveira até a Avenida Getúlio Vargas”, explicou Chiesse. Durante todo o trajeto no rio, a procissão vai contar com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Guarda Ambiental e da Defesa Civil. 

A expectativa é que mais de cinco mil pessoas acompanhem o evento. “A procissão fluvial é um dos eventos mais tradicionais da cidade, atraindo milhares de moradores e visitantes de outros municípios. A prefeitura oferece todo o apoio necessário aos organizadores para que tudo transcorra bem”, garantiu o superintendente.

Confira a programação:
- 13h30: início da carreata com saída da imagem da residência da Família Baião (Rua Pinto Ribeiro, 292, Centro) até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Vila Maria

- 16h: apresentação do Grupo de Louvor Torre de Sião, na Av. Getúlio Vargas, Centro (atrás da Câmara Municipal)

- 16h30: saída em carreata do bairro Vila Maria até o bairro Roberto Silveira

- 18h: início da procissão fluvial com saída do bairro Roberto Silveira

- 19h: chegada da imagem na Av. Getúlio Vargas, Centro (atrás da Câmara Municipal). Em seguida, procissão pelas ruas do Centro até a Igreja Matriz de São Sebastião
.
- 20h: retorno da imagem à residência da Família Baião para celebração final

Comemoração distrito de Amparo – Os interessados podem participar ainda da homenagem à Nossa Senhora Aparecida no distrito de Amparo. O evento, que faz parte do calendário oficial de festas do município, tem início no sábado, dia 10, e segue até segunda-feira, dia 12, na praça da Matriz do distrito, a partir das 18h.

Nenhum comentário:

Postar um comentário