terça-feira, 13 de outubro de 2015

55ª procissão em louvor a Nossa Senhora Aparecida reúne cerca de cinco mil fiéis em Barra Mansa


Devotos da Padroeira do Brasil lotaram as ruas do município; queima de fogos marcou início do trecho terrestre

Em um dia marcado pela fé, o forte sol e o baixo nível do rio Paraíba do Sul não desanimaram os devotos de Nossa Senhora Aparecida. Cerca de cinco mil pessoas participaram nesta segunda-feira, dia 12, do trecho terrestre da 55ª Procissão Fluvial em Louvor a Padroeira do Brasil, em Barra Mansa. Organizada pela família Baião e pela Associação dos Canoeiros, com o apoio da Fundação de Cultura, o evento teve início às 13:30h com carreata saindo da residência da família Baião, no Centro. 

Mais uma vez a tradicional procissão superou a expectativa de público dos organizadores. "Esse foi o ano mais quente. Mas o sol forte não nos desanimou. Ninguém desistiu. Cada ano que passa a participação dos fiéis aumenta. A cidade toda ajuda na organização e sempre atinge nossa expectativa. O evento começou as 7h desta segunda-feira e ainda essa semana começaremos a organizar a procissão do ano que vem", enfatizou Rogério Baião, um dos organizadores do evento. 

Com 78 anos, Maria das Graças Pereira se emocionou na celebração realizada no bairro Roberta Silveira, de onde começou o trecho fluvial da procissão. A devota de Nossa Senhora Aparecida lembrou os milagres operados pela santa em sua família. "Estou aqui hoje como forma de agradecer por tudo que Nossa Mãe fez e ainda faz por minha família. No ano passado meu filho sofreu um acidente de carro e eu sei que ele só está vivo hoje porque Nossa Senhora esteve com ele. Não deixo de acompanhar a procissão, mesmo não conseguindo caminhar todo o percurso", disse dona Maria. 

Com uma vela acesa e lágrimas nos olhos, o senhor Pedro Paulo de Oliveira acompanhou bem de perto o início do trecho fluvial da procissão. "Por causa do calor eu passei mal e meu filho não me deixou participar do trajeto todo. Fiquei triste, pois foi Nossa Senhora que me curou de uma doença e eu queria agradecê-la ainda mais. Todo ano eu caminho junto com a procissão, infelizmente esse ano não pude", desabafou. 

Percurso - O evento começou no Centro, na casa da família Baião, e seguiu para o bairro Vila Maria. Depois de uma missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, a imagem retornou em carreata para o bairro Roberto Silveira, onde foi recepcionada por milhares de fiéis que acompanharam a consagração da santa. Em seguida, a imagem seguiu de barco para a Avenida Getúlio Vargas, no Centro. Uma grande queima de fogos marcou o início do trecho terrestre da procissão pelas ruas do Centro até a Igreja Matriz.

"Todo ano fazemos uma vistoria no rio Paraíba do Sul e, esse ano, resolvemos permanecer com o pequeno percurso, por causa do baixo nível do rio. A ideia é retornar ao trajeto original, saindo do bairro Vila Maria, assim que o nível do Paraíba subir", explicou o vice-presidente da Associação de Canoeiros Defensores da Natureza, Antônio José Rezende.

Fotos: Cris Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário