terça-feira, 13 de outubro de 2015

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa celebra a obra de Beethoven em concerto na Igreja Matriz


O concerto de outubro da temporada oficial da OSBM tem repertório totalmente composto pelo gênio da música, Ludwig Van Beethoven.
A cidade de Barra Mansa sedia mais um grande espetáculo proporcionado por sua orquestra. A OSBM apresenta em seu concerto de outubro, na Igreja Matriz de São Sebastião, um repertório em homenagem à obra de Beethoven. O concerto acontece na terça-feira, 13 de outubro, às 20h00, com entrada gratuita.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa vem apresentando a seu público os melhores repertórios em suas temporadas oficiais. O concerto “Celebrando Beethoven” pretende emocionar e arrebatar a plateia com obras do gênio da música mundial. A OSBM selecionou composições do período considerado o mais fértil de Beethoven, para este concerto.
A abertura do concerto será realizada com a obra “As Criaturas de Prometeu”, a primeira abertura composta por Beethoven. A obra narra a história mitológica de como Prometeu teria roubado o fogo de Zeus e ofertado aos mortais. O programa do concerto conta ainda com o “Concerto para violino op. 61”, considerada uma das obras mais célebres do gênero, e a “Sinfonia nº4”. Todas compostas por Beethoven entre 1801 e 1806, em Viena.
Regida por seu maestro titular, Vantoil de Sousa, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe como solista convidado o violinista Alessandro Borgomanero. Nascido em Roma, Borgomanero tem vasta experiência internacional, tendo se apresentado como solista da Orquestra de Câmara de Budapeste, Philadelfia Virtuosi Orchestra, Bachiana Filarmônica, entre outras, além de apresentações com orquestras brasileiras. Desde 1999, o violinista  reside no Brasil, onde atuou como professor da Universidade Federal de Goiás, regente da Orquestra de Câmara de Goyazes, sendo regente titular da Orquestra Filarmônica de Goiás, desde 2012. 
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Em 2015, a orquestra completa dez anos, realizando uma intensa temporada oficial e diversas apresentações comemorativas. Os solistas e maestros que atuam em seus concertos realizam aulas para os músicos da orquestra, aprimorando seus conhecimentos e enriquecendo a capacidade técnica da OSBM.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a OSBM faz parte, atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto Celebrando Beethoven
Data: 13 de outubro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Regência: Maestro Vantoil de Souza
Solista: Alessandro Borgomanero, violino
                
Programa:
As Criaturas de Prometeu, Ludwig Van Beethoven
Concerto para Violino op. 61, Ludwig Van Beethoven
Sinfonia nº 4, Ludwig Van Beethoven

Nenhum comentário:

Postar um comentário