sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe o maestro Guilherme Bernstein para concerto na Igreja Matriz


O maestro Guilherme Bernstein se reúne à violinista Ana de Oliveira e ao violista Gabriel Marin no concerto “Perfeição Artística na Ópera e na Sinfonia”
No mês novembro, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza seu concerto da temporada oficial regida pelo maestro Guilherme Bernstein. O evento acontece na terça-feira (10), a partir das 20 horas, com entrada gratuita, na Igreja Matriz de São Sebastião.
A noite começa com a abertura da ópera “As Bodas de Fígaro”, obra mundialmente conhecida e que ressalta a maestria de orquestração de Mozart. O gênio da música ainda está presente no concerto com a interpretação de “Sinfonia concertante para violino e viola” pela OSBM acompanhada da violinista Ana de Oliveira e do violista Gabriel Marin. Para encerrar o concerto grandioso, a orquestra interpreta a “Sinfonia nº 5” de Shostakovich, composta em meio a forte pressão política sofrida pelo autor na antiga União Soviética.
O concerto “Perfeição Artística na Ópera e na Sinfonia” conta com a participação especial de profissionais que participaram da história da OSBM nestes dez anos de existência e contribuíram para seu crescimento: o maestro Guilherme Bernstein, a violinista Ana de Oliveira e o violista Gabriel Marin.
O maestro Guilherme Bernstein participou do crescimento da orquestra logo em seu início. Atualmente, atua como regente da Orquestra da UFRJ. Sua atuação como compositor lhe rendeu prêmios pela trilha sonora do filme “O Outro Lado da Rua”. A diversidade do maestro o levou a reger recentemente uma orquestra em pleno mangue, na Ilha de Marajó, no Pará, juntamente com outros músicos que já atuaram com a OSBM. 
A violinista Ana de Oliveira iniciou seus estudos musicais aos cinco anos de idade e não parou mais. Atuou em importantes grupos e orquestras nacionais e internacionais, tenso sido spalla da Orquestra Sinfônica Brasileira. Atua como docente em diversos festivais de música no país e também como professora máster dos músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, aprimorando o talento dos músicos.
Gabriel Marin é spalla das violas da Orquestra Sinfônica Brasileira. O violista tem vasta experiência internacional, aperfeiçoando-se na Dinamarca, onde atuou na Orquestra Sinfônica de Odense. Representou o Brasil na Orquestra Juvenil do Mercosul e na Orquestra Jovem das Américas, realizando concertos nas principais salas do continente americano. Seu trabalho como professor máster da OSBM gerou diversos frutos, principalmente incentivando o desenvolvimento musical de seus alunos.
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Em 2015, a orquestra completa dez anos de existência, colecionando ao longo de sua história apresentações nas mais importantes salas do país e reconhecimento nacional por sua qualidade musical.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Além da OSBM, o projeto investe na criação de grupos de diferentes estilos musicas, ampliando sua diversidade e alcance. Todos os grupos possuem excelência musical, representada pelos diversos títulos que conquistam, como o decacampeonato estadual da Banda Marcial, obtido no início de novembro.  
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto Perfeição Artística na Ópera e na Sinfonia
Data: 10 de novembro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Regência: Guilherme Bernstein
Solistas: Ana de Oliveira, violino
              Gabriel Marin, viola

Programa:
Abertura da Ópera As Bodas de Fígaro,  Wolfgan Amadeus Mozart
Sinfonia Concertante para violino e viola, Wolfgan Amadeus Mozart
Sinfonia nº 5  Op. 47, Dimitri Shostakovich 

Nenhum comentário:

Postar um comentário