segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Barra Mansa sedia III Parada do Orgulho LGBT


Evento aconteceu neste domingo, dia 08, e reuniu cerca de mil pessoas

Barra Mansa deu mais uma prova de inclusão e contra o preconceito neste domingo, dia 08, com a III Parada do Orgulho LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros). Organizada pela ONG RNP+ Núcleo Médio Paraíba (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids), com o apoio de diversas secretarias da prefeitura, o evento de encerramento da Semana da Diversidade LGBT  reuniu aproximadamente mil pessoas. Animado por um trio elétrico, o público percorreu as avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite até o Corredor Cultural.
"É motivo de orgulho a realização desse evento que reúne a comunidade LGBT de toda a região e de estados vizinhos como São Paulo e Minas Gerais. O mais importante é a quebra do preconceito existente. Temos que lutar contra a discriminação e Barra Mansa deu mais uma mostra de que temos apoio nessa luta”, afirmou Jaime Marcelo Pereira, presidente da ONG RNP+ Núcleo Médio Paraíba.
Além da Parada do Orgulho LGBT, a Semana da Diversidade contou com uma série de eventos relacionados ao tema. Entre as atividades foram realizados o ‘I Fórum Saúde, Cidadania e Diversidade LGBT de Barra Mansa e Região’, uma Feira da Diversidade e a disponibilização de testes rápidos de HIV/Aids.

A dona de casa Neia Magalhães, de 62 anos, afirmou que o importante é ser feliz independente da preferência sexual. “Tenho um filho que é homossexual e me relaciono muito bem com ele e meu genro. Há dois eles se casaram e somos uma família muito feliz. Não sofremos com o preconceito, pois não há nada mais importante que ser feliz”, declarou Neia.

Américo Nunes, que é morador da cidade de São Paulo, elogiou o evento realizado em Barra Mansa, em especial o apoio dado pela prefeitura.“Compareço na Parada do Orgulho LGBT de Barra Mansa desde a primeira edição e só tenho a elogiar. A participação das secretarias municipais no evento é muito importante, pois mostra que o movimento tem o apoio da prefeitura e que juntos podemos acabar com o preconceito existente”, elogiou Américo. 
A estudante Staysce Negrão pediu mais eventos voltados ao público no município. “A parada é motivo de muito orgulho, mas podemos buscar mais eventos do gênero em Barra Mansa, pois temos o espaço do Corredor Cultural disponível. Acho que o ideal seria realizarmos um evento voltado ao público LGBT por mês, o que iria ajudar a fortalecer ainda mais a luta pela afirmação sexual”, finalizou Staysce.
Fotos: Sergio Fortuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário