quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Exposição marca Dia da Consciência Negra em Barra Mansa


Mostra reúne documentação e registro da escravatura, dos anos de 1846 e 1875

Em alusão ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro), a prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, abriu nesta quinta-feira, dia 19 de novembro, uma exposição cultural na Biblioteca Municipal Professora Adelaide da Cunha Franco. A mostra conta com documentação e registro da escravatura, dos anos de 1846 e 1875, com apresentação das influências musicais, danças e comidas, além de um painel com diversas personalidades afrodescendentes, que influenciaram e ajudaram no desenvolvimento do Brasil. A exposição fica na biblioteca até o dia 26 de novembro.

A exposição tem como intuito apresentar uma cronologia histórica, possibilitando o acesso a informações socioculturais do país. É uma ótima oportunidade para que os munícipes conheçam a importância afrodescendente na construção e desenvolvimento do Brasil”, disse a coordenadora da Biblioteca Municipal de Barra Mansa, Maricelia Magalhães.

De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, o evento contribui para o conhecimento de parte da história nacional. “A exposição serve para celebrar a data, e também como resgate histórico e cultural da escravatura no Brasil, além de ser um momento de conscientização sobre o preconceito e desigualdade social e de etnia no país”, declarou Chiesse.

A Biblioteca Municipal de Barra Mansa funciona de 8h às 17h, de segunda a sexta-feira, no Palácio Barão de Guapy, localizado na Rua Custódio Ferreira Leite, 01, Centro. O evento é gratuito e a classificação é livre.

Dia da Consciência Negra - O Dia da Consciência Negra é comemorado em 20 de novembro em todo o país, de acordo com lei criada em 2003 e instituído em âmbito nacional mediante a lei nº 12.519, de 10 de novembro de 2011, sendo considerado feriado em cerca de mil cidades em todo o país. A data homenageia o Zumbi, um escravo que foi líder do Quilombo dos Palmares, símbolo da luta contra a escravidão no país. A data tem como objetivo fazer uma reflexão sobre o relevo da cultura e do povo africano e o impacto que tiveram na evolução da cultura brasileira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário