quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa comemora com grande concerto os 20 anos do Rio Cello


A noite de 19 de agosto foi de comemoração na Igreja Matriz de São Sebastião. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se uniu aos violoncelistas Eugene Friesen e Martti Rousi para realizar um concerto festivo e emocionante. O motivo da festa era o aniversário de 20 anos do festival Rio Internacional Cello Encounter, Rio Cello, famoso festival que reúne grandes nomes da música clássica em torno do violoncello.
Em 2007, quando a Orquestra tinha apenas dois anos de existência, o festival Rio Cello foi o primeiro a abrir as portas do Teatro Municipal para a OSBM, tornando-a conhecida nacionalmente. Desde então, a Orquestra cresceu, participando de diversos festivais, principalmente do Rio Cello, em que se apresenta todos os anos, desde 2007.
A Orquestra, sob regência do maestro Nilton Soares, iniciou o concerto executando a abertura da ópera Flauta Mágica, de Mozart. A ópera é um das mais conhecidas de Mozart.
Depois da abertura grandiosa, o violoncelista finlandês Martti Rousi se uniu à orquestra para juntos interpretarem o romântico concerto de Dvorak, para violoncelo e orquestra. A atuação dos músicos fez a plateia aplaudir de pé.
A música brasileira também teve presença no concerto. A Orquestra executou “Três Danças para Orquestra”, do compositor paulista Caamrgo Guarnieiri. A peça é dividida em três partes: Dança negra, Dança Selvagem e Dança Brasileira, todos com ritmos bastante brasileiros.
Para encerrar a noite, o violoncelista Eugene Friesen, que assistia ao concerto da plateia, foi à frente da Orquestra para interpretar canções de sua autoria. O violoncelista e a orquestra misturaram a percussão tipicamente brasileiro com violoncelo e animaram a plateia na última música “Harmonias de Baleia”, do próprio Friesen. Ao final, a plateia contagiada com os ritmos e as apresentações, aplaudiu de pé orquestra e convidados.
Os próximos concertos da OSBM são “Concerto da Independência”, em setembro; “Celebrando Strauss”, em outubro; “Viva Nepomuceno e Guerra Peixe”, em novembro e um concerto especial de Natal, encerrando as atividades da Orquestra no ano.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.   Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins, e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário