terça-feira, 26 de agosto de 2014

Bandas Sinfônicas, do Projeto Música nas Escolas, participam dos desfiles cívicos em Barra Mansa


Os desfiles cívicos de Barra Mansa, em comemoração ao Dia da Independência, recebem uma trilha sonora especial. As bandas sinfônicas no Projeto Música nas Escolas participam de todos os desfiles, com sua qualidade e técnica.
O primeiro desfile acontece no bairro Vila Nova, na quarta-feira, dia 27 de agosto, a partir das 8h30. Na quinta-feira, dia 28, é a vez do bairro Vista Alegre receber o desfile cívico, no mesmo horário. Os desfiles acontecem nas ruas dos bairros e contam com a participação de alunos de escolas públicas.
O calendário de desfiles segue na próxima semana, acontecendo de segunda a quinta-feira, em diversos bairros de Barra Mansa. No dia 07 de setembro, domingo, é realizado o grande desfile, no Centro da cidade, que reúne todos os participantes dos desfiles nos bairros, além das bandas sinfônicas e, também, da  Banda Marcial do Projeto Música nas Escolas. Acontecem, ainda, na Região Leste, no Santa Clara, em Saudade/Vila Maria e no Boa Sorte.  
Durante os desfiles, as bandas sinfônicas executam dobrados, que são marchas militares feitas especialmente para acompanhar deslocamento de desfiles. Este tipo de composição permite que as marchas sejam tocadas de forma contínua, sem que seja necessário repeti-la várias vezes porque o desfile ainda continua em andamento.
Na abertura dos desfiles, no bairro Vila Nova, se apresenta a Banda Sinfônica. Já na quinta-feira, a Banda Sinfônica Juvenil, com músicos de 12 a 16 anos, se apresenta no bairro Vista Alegre. Durante os desfiles as duas bandas ser revezam, apresentando sempre música de qualidade.  

Os músicos das bandas sinfônicas são alunos e monitores no Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Participação das Bandas Sinfônicas nos Desfiles Cívicos
Banda Sinfônica
Data: 27 de agosto (quarta-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Vila Nova

Banda Sinfônica Juvenil
Data: 28 de agosto (quinta-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Vista Alegre

Banda Sinfônica
Data: 01 de setembro (segunda-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Região Leste
Banda Sinfônica Juvenil
Data: 02 de setembro (terça-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Santa Clara

Banda Sinfônica
Data: 03 de setembro (quarta-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Saudade/Vila Maria

Banda Sinfônica Juvenil
Data: 04 de setembro (quinta-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Boa Sorte

Banda Sinfônica, Band Sinfônica Juvenil e Banda Marcial
Data: 07 de setembro
Horário: 08h30
Bairro: Centro 

Nenhum comentário:

Postar um comentário