segunda-feira, 28 de abril de 2014

Barra Mansa sedia 1° Encontro de Fuscas e Derivados

O município de Barra Mansa sediou na manhã deste domingo, dia 27, o 1° Encontro de Fuscas e Derivados. Promovido pela Fundação de Cultura, em parceria com o VW Clube, o evento aconteceu no Corredor Cultural, em frente ao Parque da Preguiça, e atraiu centenas de pessoas. Quarenta e dois veículos, de várias cidades da região, entre elas Barra Mansa, Volta Redonda, Barra do Piraí e Resende, além de Bananal (SP), participaram do encontro. Além de fuscas, o evento contou com a participação de uma Kombi e uma Variant.

“O evento foi um sucesso e superou nossas expectativas. O número de veículos participando foi quase o dobro, alguns veículos ficaram, inclusive, nas ruas próximas porque não coube. Para o próximo vamos ter que disponibilizar mais espaço”, informou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse. Segundo ele, a intenção da Fundação de Cultura é realizar também em breve um encontro só de carros antigos e outro de Harley-Davidson, para os amantes desses veículos.  

De acordo com Frederico Andrade, membro do VW Clube e um dos idealizadores do evento, a intenção é que o encontro aconteça uma vez por mês em Barra Mansa. “Todo primeiro domingo do mês já nos reunimos em Volta Redonda, onde contamos com a participação de cerca de 40 veículos. Agora estamos querendo promover esse encontro em Barra Mansa também, em parceria com a prefeitura, e já estamos conversando para que isso aconteça”, informou.

O engenheiro mecânico Rodrigo Noronha, proprietário do veículo mais antigo no encontro, um fusca ano 1953, fabricado na Alemanha, aprovou o evento e espera que ele continue. “Já participo em Volta Redonda e se tiver em Barra Mansa também participarei todo mês. É uma forma de reunir as pessoas que amam esse veículo e também para divulgar o fusca, que é um carro que todo mundo gosta”, disse, contando que comprou seu fusca há sete anos por R$ 400,00 e já investiu R$ 35 mil no veículo. “Essa paixão é de família e começou na oficina do meu pai, onde vi muitos fuscas”, frisou.

Única mulher no encontro, a dona de casa Alaide de Araújo Portugal Martins também já fez um bom investimento em seu fusca, ano 1972. “Uma das mudanças foi pintá-lo de outro tom de verde. Também troquei as rodas e customizei todo interior. Meu sonho agora é colocar um ar condicionado nele”, contou. Sobre o evento, assim como Rodrigo a dona de casa aprovou: “A localização de Barra Mansa é ótima e a estrutura oferecida foi excelente. Vou participar sempre que tiver”.

O restaurador de móveis Francisco José Alves da Costa, que também é apaixonado pelo veículo e tem um fusca 1974, aproveitou para levar o filho e o sobrinho no evento. “Nunca vi tantos fuscas antigos como os que participaram do encontro. A prefeitura está de parabéns de realizar o evento, pois é uma oportunidade de conhecermos essas relíquias”, comentou. O filho Vitor, de 11 anos, concordou com o pai. “Adorei, pois amo o fusca. Quando eu puder dirigir quero ter um também”, disse o menino.

Além da exposição dos veículos, os membros do VW Clube sairão em carreata, percorrendo as principais ruas do Centro e do bairro Ano Bom. A Guarda Municipal deu apoio aos motoristas durante a carreata. 
Projeto Dança e Magia também foi atração

Música – O domingo também foi de música e dança no Corredor Cultural. O espaço recebeu mais uma edição do projeto Choro no Parque, uma realização da Fundação de Cultura e do Sesc Barra Mansa. A atração desta edição foi a cantora Luciana Coló e seus músicos, com o espetáculo ‘Choro em Contextos’. Além do show de chorinho, o público assistiu a apresentação do projeto Dança & Magia, com coreografias de balé clássico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário