sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa reúne maestro e solistas estrangeiros para concerto internacional na Matriz



A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa promove em parceria com o Rio International Cello Encounter o concerto “Os Povos e Sua Música”  no dia 18 de agosto, terça-feira, às 20 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião, com entrada gratuita. A parceria com o evento internacional acontece pelo nono ano consecutivo, trazendo a Barra Mansa importantes nomes do cenário da música mundial.
Neste concerto, a OSBM demonstra mais uma vez que a música é uma linguagem universal. Após receber a maestrina taiwanesa Apo Shu, em julho, no concerto de agosto não somente o maestro, como também, os solistas são estrangeiros.
O maestro inglês Russell Guyver rege a orquestra, que recebe os armênios Armen Ksajikian, no violoncelo, e Haroutune Bedelian, no violino, e o pianista Gerald Robbins. Além dos convidados estrangeiros, o repertório também inclui obras de diferentes origens. O Brasil será representado pela Bachianas Brasileiras nº9, de Heictor Villa Lobos. Alemanha e Estados Unidos estarão presentes através das obras de Max Bruch e George Gershwin.
Um grande momento do concerto será a estreia mundial de “O sol não se esconderá por detrás das nuvens, para violino, violoncelo e orquestra de cordas”, obra composta em homenagem ao povo armênio, cruelmente exterminando pelos turcos em 1915. Os armênios serão representados pelos solistas Ksajkian e Bedelian, da mesma nacionalidade.
Esta mistura de povos e nações será o tempero do concerto de agosto da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que completa dez anos em 2015, e vem realizando uma programação de grande importância musical para a cidade que a sedia.
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto Os Povos e Sua Música
Data: 18 de agosto (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Regência: Russell Guyver
Solistas: Haroutune Bedelian, violino
              Armen Ksajikian, violoncello
              Geral Robbins, piano
                
Programa:
Bachianas Brasileiras nº 9 para orquestra de cordas,Heictor Villa Lobos
O sol não se esconderá pode detrás das nuvens, para violino, violoncelo e orquestra de cordas, David Ashbridge
Kol Nidrei op. 47 para violoncelo e orquestra, Max Bruch
Concerto para piano e orquestra em Fá Maior, George Gerswin 

Nenhum comentário:

Postar um comentário