sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Final de semana repleto de ações culturais em Barra Mansa


Barra Mansa recebe neste sábado, dia 22, a Feira Afro, a partir das 11h, no Corredor Cultural, no Centro. O evento é realizado pelas instituições Unegro, Pastoral Afro, OICN, Associação Mulher e Cidadania BM, Casa de Cultura, Casa dos Conselhos e Abadá Capoeira e Ubuntu, com o apoio da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura. Durante o evento acontecerá oficina de tranças e turbantes, capoeira, jongo, hip hop, orientações jurídicas acerca de preconceito, racismo e injúria racial, além de uma feijoada beneficente.

O objetivo do evento e angariar renda para contribuir com o pagamento do transporte e despesas das mulheres que irão a Marcha da Mulher Negra, em Brasília, no dia 18 de novembro”, informou o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse. Ainda de acordo com ele, o momento é de extrema importância também para a abertura da discussão sobre o racismo e a desigualdade de gênero e etnia.

A feira resultará na Marcha Municipal das Mulheres Negras, que será realizada dia 7 de setembro, junto com o desfile cívico pela comemoração da Independência do Brasil, com o tema 'Quem cala consente. Não deixe seu direito morrer no silêncio'.

Ainda no sábado, a Praça da Liberdade, no Centro, receberá a 6ª Roda de Rima de Barra Mansa. O evento terá início às 19h e está sendo organizado pelo Coletivo Quilombo Moderno. Haverá apresentações de Reggae, Dub, Ragga, Hard Core, Hip Hop e batalhas de Mc's. A programação conta ainda com show dos músicos Ju Dorotea, DJ Adu e Conexão 403. Os interessados em participar da batalha podem se inscrever na hora.


Já no domingo, dia 23, será realizada a primeira edição do Done na Rua em Barra Mansa, a partir das 15h, também no Corredor Cultural. O evento terá apresentações de bandas acústicas e discotecagem, roda de rima com Juliana Dorotea e Lívia, exposição da mostra 'Des-peito', conversa sobre a ditadura da beleza, com Anny Gurgel, feira grátis, exposição de produtos artesanais e alimentos veganos, que tem o objetivo de não consumir produtos de origem animal, como carne, peixe, lacticínios, ovos, mel e outros ingredientes. “São momentos de lazer, promoção da cultura e de troca de experiência e informação”, declarou Cláudio Chiesse.

Nenhum comentário:

Postar um comentário