quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Corredor Cultural recebe Feira Afro


Barra Mansa recebeu neste sábado, dia 22, a Feira Afro, no Corredor Cultural, no Centro. O evento foi realizado pelas instituições Unegro, Pastoral Afro, OICN, Associação Mulher e Cidadania BM, Casa de Cultura, Casa dos Conselhos e Ubuntu, com o apoio da prefeitura de Barra Mansa. Durante a feira foram promovidas oficinas de tranças e turbantes, capoeira, jongo, hip hop, orientações jurídicas acerca de preconceito, racismo e injúria racial. Também foi servida uma feijoada beneficente, cuja renda será revertida para a participação de mulheres negras do município na marcha Nacional das Mulheres Negras, que será realizada no dia 18 de novembro, em Brasília.
“Um dos objetivos da feira e angariar renda para contribuir com o pagamento do transporte e despesas das mulheres que irão a Marcha da Mulher Negra, em Brasília, pois queremos que 40 representantes de Barra Mansa estejam presentes ao evento. Outra finalidade da feira é destacar nossa cultura e mostrar que temos muitas coisas belas oriundas da comunidade negra”, informou Dalva de Oliveira, que faz parte da comissão organizadora do evento.
Clarisse Avila, que faz parte da organização do evento, destacou a importância de divulgar a cultura negra para o município. “Nós queremos parar de falar de racismo, pois queremos que os negros deixem de ser menosprezados ou vitimas de preconceito. Temos uma historia muito rica e tenho essa esperança de que ainda vou poder ver o fim desta doença que é o preconceito”, declarou Clarisse.
Ela ressaltou a importância do apoio da prefeitura para a realização do evento. “A prefeitura esta dando muita força para os eventos que estamos promovendo, tanto que nossa marcha municipal foi lançada oficialmente no gabinete do prefeito Jonas Marins. Ele abriu o gabinete e nos forneceu toda a estrutura necessária para a realização da feira e da marcha e temos que agradecer pela atenção”, informou Clarisse.
feira resultará na Marcha Municipal das Mulheres Negras, que será realizada dia 7 de setembro, junto com o desfile cívico pela comemoração da Independência do Brasil, com o tema 'Quem cala consente. Não deixe seu direito morrer no silêncio'.




Foto: Gabriel Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário