sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Prefeitura inaugura Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse




O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, e o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, inauguraram na noite desta quinta-feira, dia 30, a Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, no Parque da Cidade. O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes da classe artística e membros da família da professora homenageada.

Construída com recursos do Padec (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro) e do governo municipal, o espaço tem 440 metros quadrados e conta com palco, sala de ensaio, camarim, foyer e banheiros masculino e feminino. Todos os ambientes têm acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

"O objetivo da criação deste espaço é reunir diversas manifestações culturais e levar mais lazer, cultura e entretenimento à população. O local pode ser utilizado para apresentações de dança, música, teatro, entre outras ações culturais. A sala de espetáculos era um sonho dos artistas de Barra Mansa e ficamos muito felizes em poder entregá-la em funcionamento. É um espaço aberto para todos e de todos", disse o prefeito Jonas Marins.

O vereador Ivan Marcelino de Campos, o Ivan de Rialto, autor da lei que nomeou a sala de espetáculos, justificou que a escolha do nome do espaço presta homenagem ao legado da professora Lourdinha Chiesse. "Ela prestou brilhantes serviços em prol da arte e da cultura municipal", disse Ivan, completando: "Lourdinha foi uma educadora emérita, líder e, como tal, sabia capacitar pessoas e fornecer a elas o necessário para seu crescimento próprio", falou o vereador, ressaltando que a aprovação do novo nome foi unânime na Câmara.

Emocionado, o superintendente da Fundação de Cultura e vice-presidente do Conselho de Cultura agradeceu a homenagem à sua mãe. "Minha família recebeu com muita satisfação a notícia da homenagem. Junto com meu avô, minha mãe fundou o Grecab, o Grêmio Cultural e Artístico Barramansense. Ela viveu e respirou arte, dentro do teatro, artesanato e musicalmente, além dos serviços dentro de sala de aula, como professora de educação artística e educação física. Ela era uma artista que pode contribuir da melhor maneira possível para a cultura da cidade. Estamos muito felizes com a homenagem”, afirmou Cláudio Chiesse.

Depois da cerimônia de inauguração, quatro grupos se apresentaram no espaço: Cia. Teatral Arte in Foco, Projeto Dança e Magia, Coletivo Teatral Sala Preta e Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas.

Fotos: Gabriel Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário