segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa celebra a música brasileira em concerto na Matriz



O concerto de novembro da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa está totalmente nacionalista. O programa é composto de obras de Nepomuceno e Guerra Peixe, compositores que incluíram a brasilidade na música clássica. O concerto acontece na terça-feira, 04 de novembro, às 20 h, na Igreja Matriz, com entrada gratuita.
César Guerra Peixe, mesmo nascido em Petrópolis, possui uma vertente nordestina, que passou para suas músicas. O compositor incluiu ritmos como maracatu, xango, frevo, em composições de músicas eruditas. No concerto da OSBM será executada Mourão, que representa bem esta mistura de ritmos, e “Petrópolis da Minha Infância”, que remete à infância do compositor.
O compositor Nepomuceno foi o responsável por apresentar em 1895 o primeiro concerto com canções totalmente em português, deflagrando um movimento para a nacionalização das canções eruditas no país. Sua obra “Série Brasileira”, que reúne quatro de suas composições, será interpretada pela Orquestra na noite de terça-feira.
 A Orquestra recebe nessa noite tão brasileira o violista Jadenir Lacorte e o maestro Ernani Aguiar. Jadenir tem vasta experiência internacional, atuando em grupos de câmara e orquestras da Alemanha, Holanda, França, Japão, Israel, entre outros países.
Além de maestro, Ernani Aguiar, atua como compositor e pesquisador, se aprofundando na música produzida no Brasil no período colonial. Como maestro procura repertórios desconhecidos, sendo o responsável por centenas de primeiras audições no país. Atualmente leciona na Escola de Música da UFRJ e no Instituto Villa Lobos, da UERJ.
Durante o mês de novembro, a Orquestra possui um vasto calendário de apresentações que se inicia com este concerto. Entre 13 e 23 de novembro, a Orquestra acompanha o Balet Kirov em sua temporada no Brasil, com apresentações no Teatro Alfa, em São Paulo, e no Theatro Municipal, do Rio de Janeiro. No último sábado do mês, 29, a Orquestra realiza a abertura da Árvore de Natal da Lagoa.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos grupos do Projeto Música nas Escolas, que  teve início em 2003, mas já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.  
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Viva Nepomuceno e Guerra Peixe
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Ernani Aguiar, regente
Jadenir Lacorte, viola
Data: 04 de novembro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de Barra Mansa  - Praça Ponce de Leon, Centro – Barra Mansa – RJ
Programa:

Petrópolis da minha infância
César Guerra Peixe

Série Brasileira
Alberto Nepomuceno

Mourão
          César Guerra Peixe

Nenhum comentário:

Postar um comentário