segunda-feira, 13 de outubro de 2014

'Nasce uma cidade': desfile cênico contou história de pontos turísticos de Barra Mansa

 
Com apoio da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, o desfile cênico ‘Nasce uma Cidade – Cidadãos Arquitetos da Memória’aconteceu na tarde de sábado, dia 11, pelas ruas do Centro. O projeto foi uma realização do Coletivo Teatral Sala Preta em parceria com o Instituto Cultural Clécio Penedo. Essa é a terceira edição do projeto, que também foi às ruas em 2010 e 2011. Este ano, o grupo, formado por 400 artistas, iniciou o desfile cênico no Parque Centenário e atraiu um grande público de curiosos e pessoas interessadas em saber o que o texto revelaria sobre os locais históricos da cidade.
“Acho incrível esse tipo de manifestação cultural. Nunca havia visto um teatro itinerante e achei muito bom. É mais uma prova de que Barra Mansa tem grandes artistas e que temos que divulgar isso, cada vez mais”, disse o gerente administrativo Márcio Ribeiro da Silva. O vendedor Pedro Serrati Cordeiro também aprovou a iniciativa. “Gostei muito do que eu vi. Cultura nas ruas, abordagem sobre nossos pontos turísticos e a nossa história é mais que interessante”, ressaltou.
O grupo iniciou o desfile no Parque Centenário, passou pela Avenida Getúlio Vargas (Beira Rio), Clube Municipal, estação da FCA e terminou a apresentação na Fazenda da Posse, a primeira residência de Barra Mansa. “Esse é mais que um projeto, é o resultado de constantes encontros e estudos. Colocar a arte na rua de forma livre e irrestrita é uma realização”, disse o idealizador do projeto, Rafael Crooz, ressaltando que seis grupos participaram do desfile cênico: Pino Haus, Jongo de Pinheiral, Dança e Magia, Meninos do Batuque, Grupo Vocal Vozes de Ouro e a Orquestra de Jazz de Barra Mansa, além da participação especial do artista plástico Anderson Souza.
Para o superintendente da Fundação de Cultura, Claudio Chiesse, o projeto veio de encontro ao desejo do governo municipal de resgatar a memória do município e exaltar os pontos históricos. “O desfile cênico é de grande importância para Barra Mansa, principalmente por dar oportunidade à população de conhecer um pouco dessa bonita história da cidade, além de homenagear dois grandes artistas: Clécio Penedo e Flávio de Carvalho”, afirmou Chiesse, enfatizando que, dessa vez, um intérprete de libras acompanhou o espetáculo, levando inclusão aos deficientes auditivos.
Fotos: Gabriel Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário