quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza concerto em homenagem ao compositor alemão Strauss

 
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa homenageia a obra de Richard Strauss em seu concerto de outubro na Igreja Matriz de São Sebastião. Strauss foi um importante compositor e maestro alemão e completaria 150 anos em 2014. O concerto “Celebrando Strauss 150 anos”acontece na terça-feira, 14 de outubro, às 20h00, na Igreja Matriz, que já se tornou palco da temporada oficial da OSBM, sempre com entrada gratuita.
O concerto abre com uma das obras mais conhecidas de Strauss “Assim Falou Zarathustra”, mundialmente conhecida por ser tema do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço. O repertório conta ainda com a obra Don Juan, inspirada no mítico personagem de mesmo nome, e Burleske, obra com uma participação especial do piano. A noite finaliza com uma composição de Richard Wagner, autor de Tristão e Isolda, e uma das grandes influências de Strauss.
Para o este concerto especial a Orquestra recebe como convidados a pianista Simone Leitão e o maestro Jésus Figueiredo. Os dois já tem uma relação com a Orquestra, tendo se apresentado diversas vezes com os músicos da OSBM.
Jésus Figueiredo é maestro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde 1999, e já esteve à frente de diversas orquestras como regente convidado, entre elas a OSBM, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica do Ceará, Orquestra da Universidade Nacional de Cuyos, na Argentina. O maestro atua também como professor no curso de Graduação em Música, cursado pelos músicos da OSBM.
A pianista Simone Leitão é uma das mais atuantes no cenário brasileiro. Simone realiza anualmente temporadas internacionais e nacionais em templos da música como Carnegie Hall, Sala Cecília Meirellles, Sala São Paulo e Gewandhaus zu Leipzig.
Em 2013, Simone realizou uma temporada com a OSBM passando por Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. O Tour Orquestral se transformou em um documentário, que mostra o trabalho realizado pelo Projeto Música nas Escolas. Com o sugestivo nome “Pare, Olhe e Escute”, que remete ao trem que passa ao lado da sede do Projeto, em Barra Mansa, o documentário estreou no Canal Art1 e em breve será lançado na televisão aberta e irá concorrer em festivais. A pianista demonstrou através da temporada e do documentário sua admiração pela Orquestra:
-Tenho uma relação de amor e admiração por essa orquestra, pela força de vontade e resiliência dos integrantes. É a verdadeira definição de música como instrumento de transformação social – afirmou Simone.
Ainda em 2014, a Orquestra tem uma intensa programação de apresentações. Além da temporada oficial, a Orquestra acompanha em novembro o Balé Kirov, em sua temporada no Brasil, passando por Rio de Janeiro e São Paulo. A OSBM realiza mais uma vez a abertura da Árvore de Natal da Lagoa.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR –Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Celebrando Strauss 150 anos
Data: 14 de outubro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Programa:
Introdução do poema sinfônico “Assim Falou Zarathustra”
Burleske, para piano e orquestra
Don Juan, poema sinfônico
Richard Strauss
Abertura da ópera“Tannhäuser”
Richard Wagner

Nenhum comentário:

Postar um comentário