segunda-feira, 7 de julho de 2014

Torneio Leiteiro de Rialto supera expectativas




Terminou no último domingo, dia 06, o XXVI Torneio Leiteiro de Rialto, distrito de Barra Mansa. O evento, que compõe o Circuito Municipal de Torneios Leiteiros, atraiu produtores de toda a região. Vinte e oito vacas participaram da competição e a média de produção ultrapassou a de 2013, subindo de 32 para 38 quilos por animal. “Com certeza a realização do circuito tem estimulado muito os produtores, pois eles estão preparando melhor as vacas, com boa alimentação e vitaminas”, contou o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Leandro Machado.

O secretário revelou que alguns produtores não conseguiram participar do torneio por falta de inscrição antecipada. “O galpão onde ocorre as ordenhas comporta um número restrito de animais. Geralmente colocamos 24 vacas no local, mas por conta da grande procura deste ano abrimos espaço para 28. Teve produtor que não conseguiu se inscrever a tempo e não pode participar”, comentou Leandro, que acredita que a procura foi maior por conta da disputa no circuito municipal.

Outra novidade este ano, além da maior média de produção de leite por animal, foi a origem da vaca vencedora. Em 2013, um animal da cidade de Rio Claro ganhou o torneio. Este ano, a vaca vencedora é da fazenda Rancho Alegre, do distrito de Antônio Rocha, em Barra Mansa. Doriana produziu uma média de quase 52 quilos de leite. “Ficamos muito felizes com a vitória dos produtores da cidade, isso demonstra como nossa produção vem crescendo”, salientou o secretário.

O que também chamou a atenção foi a parte cultural da festa A programação atraiu mais de 10 mil pessoas para o distrito durante os quatro dias de evento. “O show do Elymar Santos, na quinta-feira, foi sucesso de público. Equiparamos ao sábado, que, geralmente, atrai mais pessoas”, revelou Leandro.

Interfazendas – O próximo torneio do Circuito Municipal de Torneios Leiteiros é o Interfazendas, que está previsto para acontecer em agosto. O diferencial deste torneio é que uma equipe da secretaria municipal de Desenvolvimento Rural vai até as fazendas dos concorrentes para visitar o curral, avaliar as vacas e fazer a pesagem do leite. “Esse torneio é ainda mais especial, pois vale mais pontos. É também mais uma oportunidade de ingresso dos produtores no circuito”, concluiu o secretário.

Confira como ficou a classificação do Torneio Leiteiro de Rialto:

Categoria Novilha Mestiça de 0 a 4 anos
  • 1º lugar – Peteca – Sítio Lagoa Serena – Produção Total: 122.415 quilos
  • 2º lugar – Bolina – Fazenda Cafarnaum – Produção Total: 100.035 quilos

Categoria Vaca Mestiça
  • 1º lugar – Doriana – Fazenda Rancho Alegre – Produção Total: 154.270 quilos
  • 2º lugar – Vovó – Fazenda Harmonia – Produção Total: 152.055 quilos
  • 3º lugar – Herança – Sítio Varginha – Produção Total: 128.030 quilos

Categoria Curraleira até 30 quilos
  • 1º lugar – Brastel – Sítio Ramá – Produção Total: 89.555 quilos
  • 2º lugar – Meia Lua – Fazenda São José – Produção Total: 86.755 quilos
  • 3º lugar – Bia – Sítio São Benedito – Produção Total: 78.715 quilos

Categoria Curraleira 30,001 a 35 quilos
  • 1º lugar – Mônica – Sítio Carvalho – Produção Total: 104.585 quilos
  • 2º lugar – Miúda – Sítio Astrea – Produção Total: 104.305 quilos
  • 3º lugar – Londrina – Sítio Lagoa Serena – Produção Total: 102.970 quilos

Categoria Curraleira Livre
  • 1º lugar – Rosinha – Fazenda Rancho Alegre – Produção Total: 144.775 quilos
  • 2º lugar – Nice – Fazenda Harmonia – Produção Total: 138.600 quilos
  • 3º lugar – Celebridade – Sítio Ebenézer – Produção Total: 129.155 quilos

Fotos: Gabriel Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário