quarta-feira, 30 de julho de 2014

Jonas Marins participa da abertura do ‘Memórias do bairro Vila Nova’

O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, participou na noite desta terça-feira, dia 29, da abertura do evento ‘Memórias do bairro Vila Nova’, que comemora o aniversário de 85 anos do bairro. Promovido pela Amovin (Associação de Moradores e Amigos do bairro Vila Nova) e pelo Grupo Pró-Vila Nova, em parceria com a Fundação de Cultura, o evento segue até o dia 02 de agosto, na sede do Centro Cultural do bairro. A deputada estadual Inês Pandeló e o vereador Marcelo Borges também prestigiaram a cerimônia.

Segundo a presidente da Amovi, Fernanda Alves, o evento tem o objetivo de conservar a história do bairro, além de estimular a participação da população em torno de discussões importantes para o desenvolvimento municipal. "Estamos resgatando o passado sem nos esquecer do presente. Os moradores da Vila Nova são muito unidos e queremos permanecer assim sempre para lutar por melhorias para nosso bairro", afirmou Fernanda.

Entre as atrações do 'Memórias do bairro Vila Nova’ estão exposição de fotografias antigas, apresentações musicais, mostra cultural com trabalhos literários e musicais de artistas do bairro e exposição de artesanato, além de palestras e debates sobre educação, transporte coletivo e saúde. Todas as atividades são gratuitas e abertas à comunidade.

"A Vila Nova é um dos bairros mais antigos de Barra Mansa, além de ser um dos mais populosos. Em um ano e meio de mandato, conseguimos realizar obras importantes para o bairro, como a revitalização das calçadas no entorno da linha férrea e a reforma completa da Escola Municipal Júlia Varella. Em breve, vamos iniciar a reforma da unidade de saúde. Sei que muito ainda precisa ser feito no bairro, mas estamos trabalhando com afinco para trazer mais qualidade de vida à população", garantiu Jonas.

O aposentado Geraldo Prado, um dos moradores mais antigos do bairro, participou da abertura do evento. Com 92 anos, ele é intitulado pela comunidade como a 'memória viva' do bairro. "Quando cheguei à Vila Nova, havia somente quatro casas e a capela que hoje abriga o Centro Cultural. O bairro era uma grande fazenda, com plantações e criação de animais. Hoje, a Vila Nova é quase uma cidade, com comércio forte. Tenho muito orgulho de morar no bairro", afirmou o aposentado.

O Centro Cultural fica na Rua Major José Bento, 1.197, na Vila Nova. Confira a programação completa do evento:

30/07 (quarta-feira)
- 18h: Abertura do Centro Cultural Popular
- 18h15: Debate “Transporte coletivo público” (palestra com o engenheiro Wílian de Castro Junior seguida de debate com o secretário municipal de Ordem Pública Ebison Diettrich)
- 21h às 22h: Exposição cultural com apresentação de trabalhos literários e musicais de artistas locais e regionais

31/07 (quinta-feira)
- 18h: Abertura do Centro Cultural Popular
- 18h15: Debate “Educação pública” (palestra seguida de debate com a secretária municipal de Educação Luzia Melchiades)
- 21h às 22h: Exposição cultural com apresentação de trabalhos literários e musicais de artistas locais e regionais

01/08 (sexta-feira)
- 18h: Abertura do Centro Cultural Popular
- 18h15: Debate “Saúde Pública” (palestra com Dr.ª Sueli Batista seguida de debate com o secretário municipal de Saúde Jonathan Aguiar)
- 21h às 22h: Exposição cultural com apresentação de trabalhos literários e musicais de artistas locais e regionais

02/08 (sábado)
- 18h: Abertura do Centro Cultural Popular
- 18h15: Encerramento com entrega de medalhas às dez famílias mais antigas que colaboraram para o desenvolvimento do bairro
- 22h: Encerramento do evento com queima de fogos

Nenhum comentário:

Postar um comentário