segunda-feira, 7 de julho de 2014

12º Festival Vale do Café começa hoje e segue até dia 27 de julho


Começa hoje e segue até o dia 27 de julho a festa que movimenta toda a região Sul Fluminense: o Festival Vale do Café. Este ano, em sua 12ª edição, o festival faz uma grande homenagem ao músico Caymmi e traz para o show principal a cantora Fafá de Belém como solista ao lado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) em homenagem a Caymmi. O festival promove espetáculos e concertos em praças públicas, fazendas históricas, casarões e igrejas da região, além de palestras e cursos.

Música da melhor qualidade, fazendas seculares e natureza exuberante da região que ficou conhecida como Vale do Café, no interior do estado do Rio. É neste cenário charmoso que acontece o Festival Vale do Café. Até o dia 27 de julho, as cidades que serão palco das atrações são Vassouras, Valença, Rio das Flores, Paty do Alferes, Miguel Pereira, Engenheiro Paulo de Frontin, Paracambi, Mendes, Barra do Piraí, Piraí, Pinheiral, Volta Redonda, Barra Mansa e Visconde de Mauá. Entre os artistas que vão se apresentar estão a cantora e instrumentalista Cristina Braga, o violinista Turibio Santos, o também violinista Nicolas Krassik, a harpista e cantora Joanna, a Orquestra Brasileira de Choro, o pianista Gilson Peranzzetta, o saxofonista Mauro Senise, entre muitos outros de igual importância.

E neste ano, o grande homenageado é Dorival Caymmi, por seu centenário. E a cantora Fafá de Belém - que já gravou "Peguei um Ita no Norte" em um dos songbooks de Caymmi -, será a solista do evento ao lado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Também no repertório do show da cantora, terá músicas de Caymmi como "Só louco", "Suítes dos pescadores" e "Vatapá".

Vencedor do Prêmio de Cultura do Rio de Janeiro na categoria Empreendorismo, o Festival Vale do Café faz parte do calendário de eventos do Estado. Idealizado por Cristina Braga e com direção artística do violonista Turíbio Santos, o evento já recebeu mais de 830 mil pessoas em suas 11 edições anteriores, sempre com o objetivo de fortalecer o polo turístico local, contribuindo com o desenvolvimento econômico no interior do estado do Rio - já que nesta época, estas cidades sempre recebem centenas de turistas.

Nos fins de semana do Festival, acontecem as apresentações nas fazendas seculares e os convites estão à venda pelo site do evento. Neste ano, a novidade na programação é a Fazenda do Secretário, em Vassouras, onde se apresenta o Duo Santoro. O local já serviu de cenário para produções da TV Globo, como as minisséries "Os Maias" e "O Quinto dos Infernos".

Já durante a semana, os artistas darão aulas para uma média de 350 alunos, na maioria crianças e adolescentes, sob a direção de Turíbio Santos. Do total de alunos beneficiados com aulas gratuitas, 200 recebem bolsas integrais: com hospedagem e alimentação inclusas para oficinas de violoncelo, contrabaixo, violino, sax, clarineta, trompete, entre outras, com o apoio das Secretarias Estaduais de Cultura e Educação. Somente os 14 concertos nas fazendas são pagos. O restante da programação, que abrange mais de 30 apresentações, é gratuita.


Serviço

A programação completa do 12º Festival Vale do Café pode ser conferida no site (www.festivalvaledocafe.com). Mais informações pelo telefone: (21) 2530-4463.

Fonte: Site Diário do Vale - http://www.diariodovale.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário