quarta-feira, 23 de julho de 2014

Fafá de Belém e OSBM realizam espetáculo emocionante e vibrante em Barra Mansa



A noite da última terça-feira, 22 de julho, vai ficar registrada na memória dos presentes no Parque da Cidade por muito tempo. Quem esteve presente ao show de Fafá de Belém com a OSBM, realizado pelo Festival Vale do Café, teve a oportunidade de assistir a um espetáculo único. Cantora e orquestra estavam em grande sintonia, contagiando a plateia.
O espetáculo começou com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa fazendo homenagem ao Maestro Guerra Peixe, um dos maiores compositores do país e que completaria seu centenário este ano. A Orquestra interpretou Mourão, obra do Maestro, que representa sua história.
Após o solo da Orquestra, a cantora Fafá de Belém subiu ao palco, cantando Marina. A música faz parte da obra de Dorival Caymmi, principal homenageado do show, também pelo seu centenário, comemorado este ano. Como Fafá ressaltou durante o show, ela e a Orquestra buscaram músicas que representassem a vasta obra de Caymmi, que valorizava a brasilidade característica principal do compositor. Obra esta que renderia mais uns três shows, como mesmo disse a cantora. Da obra de Caymmi ainda foram interpretadas Vatapá, Suíte dos Pescadores, Peguei o Ita do Norte, Só Louco,  fazendo a plateia relembrar este grande nome da música brasileira e cantar junto.
Em seguida à homenagem a Caymmi, Orquestra e Fafá interpretaram sucessos na voz da cantora. A primeira música foi Coração de Estudante, que a cantora dedicou aos jovens músicos da Orquestra, que representam a juventude que luta pelo melhor. Fafá aproveitou para parabenizar o trabalho da Orquestra “Parabéns a Barra Mansa por este projeto, que vem se renovando, trazendo e mandando para o mundo meninos que dedicam a vida à musica. Sem base e profundidade, não se chega a lugar nenhum. E este não é o caso dos meninos daqui, que levam o nome de Barra Mansa para o mundo e trazendo os olhares do mundo para Barra Mansa.”
Orquestra e Fafá ainda interpretaram outros sucessos da cantora: Foi Assim, Nuvem de Lágrima, encerrando com Vermelho. A plateia cantou junto com os artistas da noite, alguns ainda ensaiaram uma dança. Ao final do show, os presentes em uníssono pediram “bis”. E tiveram seu pedido atendido, Fafá de Belém voltou ao palco e junto com a Orquestra e a plateia cantou novamente Nuvem de Lágrimas.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário