quarta-feira, 21 de agosto de 2013

Prefeito assina decreto que regulamenta Conselho Municipal de Cultura em BM




O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, assinou nesta quarta-feira, dia 21, decreto municipal que regulamenta o Conselho Municipal de Cultura. Apesar de já existir, o conselho está irregular há mais de 15 anos. “Hoje estamos atendendo uma reivindicação feita durante a Conferência Municipal de Cultura, cumprindo o que foi determinado democraticamente pelos representantes dos segmentos culturais do município”, destacou o prefeito, ao assinar o documento.
Durante a reunião, ficou decidido que será realizado no dia 14 de setembro, no Palácio Barão de Guapy, a partir das 09h, o Fórum Municipal de Cultura, quando serão eleitos os membros do conselho. O grupo será formado por nove representantes do poder público e o restante de órgãos não governamentais ligados à cultura. Durante o fórum também serão eleitos os delegados para representar Barra Mansa no Fórum Estadual de Cultura, que acontecerá no dia 21 de setembro, no Rio de Janeiro.
“Vamos promover uma grande mobilização para envolver os representantes dos vários segmentos da cultura nesse fórum. Queremos um conselho atuante e com várias representações”, destacou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse. Segundo ele, a partir da regulamentação do conselho, será criado o Plano Municipal de Cultura e também o Fundo Municipal de Cultura, que será mais uma fonte de financiamento para os projetos que serão desenvolvidos no município: “O prefeito assinou recentemente a adesão ao Sistema Nacional de Cultura e, com o conselho atuante, buscaremos mais recursos para Barra Mansa”.
Para Jonas Marins, a regulamentação desse conselho será muito importante para difundir a cultura no município. “Os membros vão aprovar projetos para captação de recursos e também vão promover o equilíbrio da área cultural, que é formada por vários segmentos”, ressaltou. O prefeito lembrou que, no último dia 12, quando foi comemorado o Dia Nacional das Artes, assinou outro decreto municipal, desta vez regulamentando a Lei de Incentivo Fiscal para a realização de projetos culturais no município.
“Também conquistamos nesses primeiros meses de governo mais de R$ 3 milhões de recursos para a cultura, através de emendas inseridas no Orçamento da União pelos deputados federais Jandira Feghali e Zoinho. Os recursos disponibilizados pela deputada já foram empenhados e estamos na eminência de recebê-los. Eles serão destinados ao projeto Música nas Escolas, Teatro nas Escolas e Cine Clube”, informou Jonas.
O presidente do PAC (Ponto de Ação Cultural), Marcos Marques, que esteve presente na assinatura do decreto, agradeceu ao prefeito pelos investimentos na cultura do município. “O Jonas tem se mostrado uma pessoa democrática. Passamos muitos anos buscando a regulamentação desse conselho e não obtivemos êxito nos governos anteriores. Essa postura democrática está tendo repercussão não só em Barra Mansa, mas em outros municípios da região e do estado”, ressaltou Marcos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário