segunda-feira, 29 de julho de 2013

II Conferência Municipal de Cultura de Barra Mansa traz mudanças na LOM

Superintendente Cláudio Chiesse participa da Conferência
O município de Barra Mansa sediou neste final de semana, nos dias 26 e 27, a II Conferência Municipal de Cultura. O ponto alto do encontro, que aconteceu no Palácio Barão de Guapy, foi a aprovação da proposta de mudanças na Lei Orgânica do município, no capítulo da Cultura. Entre as alterações sugeridas estão as criações do Conselho e do Fundo Municipal de Cultura. “Através do conselho a sociedade civil e o poder público poderão discutir o que é melhor para Barra Mansa na área da cultura”, destacou a gerente de Cultura do município, Graça Dias.
Além da criação do conselho e do fundo, essas mudanças permitirão que o município receba recursos para projetos culturais. “Essa lei é muito antiga e é preciso adequá-la ao Sistema Nacional de Cultura para que o município possa receber verbas federais”, informou a gerente. De acordo com Graça, as propostas serão apresentadas ao prefeito e, posteriormente, encaminhadas à Câmara Municipal para aprovação.
Durante a abertura da conferência, o prefeito Jonas Marins ressaltou que a cultura na sua gestão será diferente. “A cultura tem que ser debatida e compartilhada com todos os movimentos e este é um momento de debate e construção, muito importante para a cidade”, destacou, acrescentando que seu governo tem investido em trazer atrações culturais para a população, que têm se concentrado no ‘Corredor Cultural’, que fica entre o Palácio Barão de Guapy e o Parque da Preguiça: “Também estamos na eminência de inaugurar a Sala de Espetáculos, no Parque da Cidade”.
Durante o encontro foram eleitos os sete delegados para representarem a cidade na Conferência Estadual de Cultura, três da sociedade civil e dois do poder público. A conferência estadual acontecerá em setembro e, em novembro, será realizada a nacional. “A conferência atingiu seu objetivo que é de promover a discussão e a proposição de políticas públicas voltadas à cultura do município”, ressaltou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.
Além dos debates, a conferência contou com apresentações para entreter os participantes e mostrar um pouco da cultura regional. A Cia. Ballet de Câmara de Barra Mansa abriu o evento, que também contou com apresentação do Grupo Abadá Capoeira, que cantou os hinos Nacional e de Barra Mansa de uma forma diferente, ao som do berimbau. Estiveram presentes na abertura da conferência Valquíria Dias, representando o Ministério da Cultura, Álvaro Maciel, coordenador de Projetos da Fundação Nacional das Artes (Funarte), e o vereador Lia Preto, representando a Câmara Municipal.
Uma das atrações, Abada Capoeira, emocionou tocando o Hino da Cidade

Prefeito Jonas Marins promete gestão diferente no âmbito cultural


Nenhum comentário:

Postar um comentário