terça-feira, 16 de julho de 2013

11ª Edição Festival Vale do Café


O Festival Vale do Café começa na terça-feira (16), no Sul do Rio de Janeiro. A 11ª edição irá homenagear o poeta e compositor Vinícius de Moraes, que completaria cem anos em 2013. Apresentações do cantor João Bosco e da cantora e harpista Cristina Braga irão comemorar o centenário. O evento será realizado até 28 de julho em 15 cidades do estado do RJ, segundo o diretor geral Nelson Drucker. Ele explica que o objetivo do festival é criar um polo turístico e cultural.
“A gente nota que a região turística do Vale do Café é muito pouco conhecida pelas pessoas e é uma região que tem uma beleza muito especial. Tem as fazendas históricas, que é algo que tem que ser preservado e tem que ser conhecido”, afirma Drucker.
De acordo com o diretor, o evento recebe em média 80 mil pessoas por edição, mas este ano a expectativa é reunir um público de 90 mil. A programação inclui atrações gratuitas como shows, exposições, atividades gastronômicas e cursos. Há também apresentações musicais em fazendas históricas do Vale do Café, para as quais é preciso comprar ingressos.
Drucker revela que o festival irá homenagear os 150 anos do pianista carioca Ernesto Nazareth e os 200 do compositor italiano Giuseppe Verdi, além de marcar o centenário de Vinícius de Moraes. “João Bosco, ele vai cantar músicas do Vinícius [ao lado da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa]. Todos os arranjos foram feitos especialmente para o concerto. Será uma comemoração dupla, porque além de comemorar o centenário, a gente vai aproveitar para homenagear os mais de 40 anos de carreira do artista João Bosco”.
A programação conta também com a cantora e escritora Bia Bedran, o violonista Turibio Santos, a cantora lírica e professora Carol McDavit, a soprano Angelica De La Riva, a pianista Eudóxia de Barros, entre outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário