quarta-feira, 14 de janeiro de 2015

Barra Mansa prepara esquema de segurança para Festa de São Sebastião e Carnaval



Os integrantes do GGIM (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) se reuniram na manhã desta quarta-feira, dia 14, no Campla (Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral) para tratar da segurança para as próximas festas realizadas no Centro do município – São Sebastião e Carnaval. Participaram da reunião, representantes da Polícia Militar, Civil (Deam – VR), secretaria municipal de Ordem Pública, entre eles, a Guarda Municipal, Corpo de Bombeiros, da Câmara Municipal e Conselho Tutelar, além do prefeito Jonas Marins. A Tradicional Festa de São Sebastião, padroeiro do município, começa nesta quinta-feira, dia 15, às 17h e termina na próxima terça-feira, dia 20, com a procissão em homenagem ao padroeiro, após a missa das 15h.

Para realizar a segurança da festa, que é realizada pela Igreja Matriz de São Sebastião, e recebe o apoio da prefeitura de Barra Mansa, a Guarda Municipal vai disponibilizar duas inspetorias (viaturas) e seis homens do efetivo, além dos quatro homens que ficam, normalmente, de plantão. Já a Polícia Militar, por meio do Capitão Manassés Rodrigues, informou que vai disponibilizar duas viaturas e oito policiais. A festa será realizada na Rua Monsenhor Costa, ao lado da Igreja.

O superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, participou da reunião e falou ainda sobre a expectativa para o Carnaval. “Este será o terceiro ano do carnaval na Avenida Joaquim Leite e tem sido um sucesso. Precisamos focar na segurança para que desta vez também seja”, comentou, ressaltando que a expectativa de público é de cinco mil pessoas por dia.

Para o Carnaval, que terá início na sexta-feira, dia 13, às 19h, haverá um esquema especial de segurança. A Guarda Municipal deve disponibilizar 56 homens, sendo 16 em fechamento das vias necessárias. Haverá ainda segurança particular e apoio das Polícias Civil e Militar. “Temos que levantar os dados de Volta Redonda também para especificarmos qual efetivo vamos disponibilizar em cada cidade. Mas com essa reunião e com os horários definidos vamos definir como atuaremos para Barra Mansa”, comentou o capitão Manassés.

O prefeito salientou que a festa vai acabar, impreterivelmente, 01h. “Não fazemos festa pela madrugada, durante o carnaval. O objetivo é que as pessoas possam sair com a família e se divertir. Esse é um bom horário para isso”, afirmou Jonas, acrescentando que após esse horário o som será desligado e uma equipe de limpeza já começa a organizar a avenida para o dia seguinte.

Os ônibus, segundo o secretário municipal de Ordem Pública, Ebison Diettrich, vão funcionar em horário estendido. “Todo mundo terá condução para retornar às suas residências em segurança”, concluiu.

Ação em Dezembro/2014 – Durante a reunião, a Polícia Militar ressaltou que a atuação no período das festas de Dezembro, em parceria com a Guarda Municipal, no Centro de Barra Mansa, foi um sucesso. “Não tivemos nenhum roubo a transeunte e apenas dois em imóveis comerciais. Um número bastante baixo, levando em consideração que as lojas ficaram abertas até 22 horas e que as ruas ficaram cheias de gente, em quase todos os dias do mês”, constatou o capitão Manassés.  

Foto: Sergio Fortuna

Nenhum comentário:

Postar um comentário