segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

25ª Corrida Rústica de São Sebastião reúne 400 competidores


A 25ª Corrida Rústica de São Sebastião, realizada pela prefeitura de Barra Mansa, por meio da secretaria municipal de Juventude, Esporte e Lazer, na manhã deste domingo, dia 23, foi um sucesso. A competição, que já é tradição no município, faz parte das comemorações em homenagem ao padroeiro de Barra Mansa – São Sebastião. O evento reuniu 400 atletas amadores e profissionais de várias cidades da região; de outros estados, como Minas Gerais e São Paulo; e até de outros países. Competidores da Venezuela e da Alemanha marcaram presença na corrida, realizada nas principais ruas e avenidas da cidade, num percurso de 7 km.
Acompanhado do ex-prefeito de Barra Mansa, Luiz Amaral, que criou a Corrida Rústica de São Sebastião durante seu mandato, o prefeito Jonas Marins deu a largada da competição. “Essa corrida é tradição em nosso município e hoje já faz parte do calendário de competições do estado, atraindo mais participantes a cada edição. Além de promover a integração entre pessoas de várias idades, é um incentivo a prática de esportes”, frisou Jonas.
A novidade desta edição foi a inclusão da categoria de portadores de necessidades especiais, a pedido do Corbama (Clube de Corredores de Barra Mansa). “Sempre tivemos a participação de atletas portadores de necessidades especiais e sugerimos a inclusão dessa categoria como forma de incentivo a esses atletas”, informou o presidente de honra do Corbama, Elias Barbosa Romeiro, que também participou da corrida.
Mais do que primeiro colocado na categoria, Manoel Sevidanes, de 52 anos, é exemplo de superação. “Sofri um acidente de carro em 2009 e fiquei uma semana em coma. Depois que sai do hospital fiquei oito meses andando de muletas e em 2012 decidi começar a correr. Hoje, poder participar dessa competição, além de superação, é um milagre pra mim”, contou Manoel, emocionado.
A prova contou com o auxílio da Guarda Municipal e de funcionários da secretaria municipal de Saúde que prestaram auxílio aos corredores. Os atletas também receberam água, barra de cereal e isotônico. Todos competidores ganharam medalhas e os três primeiros colocados de cada categoria troféus. Além disso, os três primeiros colocados na classificação geral masculino e feminino receberam premiação em dinheiro.
Vencedor da competição, o atleta profissional Eder Uillian Oliveira da Silva, de 29 anos, ganhou pela terceira vez a corrida. Ele, que é morador de Itatiaia, fez o percurso de 7 km em 21min29s. “Essa é a quinta vez que participo da Corrida Rústica de São Sebastião e a prefeitura está de parabéns pela organização. Foi um bom percurso, plano, e em todos os pontos do trajeto recebemos suporte e assistência”, ressaltou Eder, que faz parte das equipes Marinha, do Rio de Janeiro, e Orcampi, de Campinas.
Moradora de Barra Mansa, a também atleta profissional Viviane Amorim Figueiredo, de 25 anos, foi a primeira colocada entre as mulheres na classificação geral. Ela completou a prova em 25min29s “Comecei a correr aos 12 anos, a exemplo do meu pai, e acabei me tornando profissional. Além de ser bom pra saúde, a corrida também tem seu lado social e integra as pessoas”, frisou a competidora, que já venceu a Corrida Rústica de São Sebastião seis vezes.
Classificação geral
Masculino
1° colocado: Eder Uillian Oliveira da Silva – 21min29s  
2° colocado: Frederico Santos Abraão – 23min11s
3° colocado: Lucas Mesquita – 23min21s
Feminino
1° colocada: Viviane Amorim Figueiredo – 25min29s
2° colocada: Raisa Marcelino do Nascimento – 27min07s
3° colocada: Solange Mariano – 27min55s
A relação completa dos atletas pode ser
Fotos: Cris Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário