quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Ginástica rítmica é opção de esporte em Barra Mansa




Quem acredita que o Projeto Música nas Escolas proporciona aos alunos da rede de ensino de Barra Mansa somente aulas de instrumentos e canto, está enganado. É que, além dessas aulas, o Música nas Escolas conta com um projeto de ginástica rítmica. Coordenada pela professora Priscilla Veiga, a atividade acontece desde 2011 e, hoje, reúne 200 estudantes do Jardim de Infância Municipal Professora Julia Varella, das escolas municipais Belo Horizonte e Leonel de Moura Brizola e do Ciep 054 Professora Maria José Machado de Carvalho. 

Com idade entre cinco e 15 anos, as alunas participam da ginástica rítmica e de aulas de ballet no contraturno da escola. "Muitas meninas já passaram pelo projeto. Atualmente, são 200 estudantes que gostam muito da atividade e têm total apoio das mães. Conto também com o apoio do professor Elson Viana. O projeto desenvolve o amor pela arte, ajuda na disciplina e auxilia no aprendizado cognitivo das alunas", explicou a professora Priscilla, que é baliza da Banda Marcial do Projeto Música nas Escolas. 

Segundo a professora, o grupo de alunas da ginástica rítmica já participou de torneios e competições de dança. "Somos pioneiros em ginástica rítmica na região. As crianças adoram as aulas e os pais sempre nos dão apoio nas apresentações. Recebemos pedidos de várias escolas do município e, para o ano que vem, a ideia é expandir o projeto para outras unidades", informou.

Janaína Ramos acompanha as aulas da filha de nove anos, aluna da Escola Estadual Leonel de Moura Brizola, e está orgulhosa de seu desempenho. "Eu amo ver minha filha dançar, mesmo que ela erre os passos. Ela está no projeto desde 2013 e fico muito feliz e orgulhosa. Vejo o quanto ela gosta e fica empolgada com as aulas", disse.

A mãe Michele Reis também é uma das que acompanha bem de perto as aulas do projeto de ginástica rítmica e, a cada apresentação, vibra com as meninas. "Elas arrasaram no desfile cívico do bairro Vista Alegre. Todos ficaram de boca aberta quando viram as performances. Foi um desfile maravilhoso. Muitas pessoas nem sabem que o projeto existe, por isso, ficaram espantados quando viram", afirmou. 

Carla Moreira, de 15 anos, é aluna do projeto há cerca de três anos e pretende seguir carreira na modalidade. "Por enquanto, quero continuar com as aulas e seguir carreira. Minha mãe faz o que pode para me ajudar e meu pai também me apoia. Isso é importante, pois gosto muito do projeto", destacou a aluna. 

Maria Eduarda Cardoso está no projeto de ginástica rítmica há quatro anos e tem as aulas como incentivo ao esporte e a saúde. "Eu danço desde os sete anos e gosto muito. Vejo como um período de lazer e também de esporte, que é muito bom para a minha saúde", finalizou.
  
Fotos: Gabriel Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário