segunda-feira, 31 de março de 2014

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e guitarrista internacional relembram sucessos do rock

O Superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, anunciou hoje, por meio do seu Facebook, um concerto com toques internacionais da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Confira na íntegra o post:
"A Prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura realiza pela primeira vez na cidade, um concerto com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, semelhante ao que as plateias de Londres, Amsterdã e Berlim, estão acostumas a assistir: O guitarrista Jam Dumeé,ex-integrante da banda de rock progressivo holandesa Focus, apresentará junto com a OSBM, sucessos do rock mundial das bandas Queen, Led Zeppelin, Peter Gabriel (Genesis), Alan Parsons Project e Bom Jovi com arranjos exclusivos escritos por Dumeé, numa roupagem orquestral. 
Dia 08 de Abril às 20 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião no centro de Barra Mansa.
Participações de Claudia Cairo (vocais) e do também holandês Vim Dijgraaf (harmônica). Completam o programa obras de Marlos Nobre, Tom Jobim e do próprio Dumeé.
Venha participar desse concerto que vai entrar para a história cultural da nossa cidade. A Fundação de Cultura espera por você. A entrada é franca".

segunda-feira, 24 de março de 2014

Projeto Mais Leitura chega a Barra Mansa

O projeto Mais Leitura do governo estadual chegou nesta segunda-feira, dia 24, a Barra Mansa, disponibilizando mais 1,5 mil títulos de livros a preços populares, entre R$ 2 e R$ 4. A iniciativa tem o apoio da prefeitura, através da Fundação de Cultura, e tem objetivo de levar cultura e educação para a população fluminense. O projeto conta com uma loja itinerante que percorre diversos municípios do estado e contribui para o estímulo à leitura, contemplando crianças, jovens e adultos.
“Abraçamos o projeto logo que o conhecemos, pois acreditamos que o mundo se faz através da cultura e, principalmente, através da leitura. Como já dizia o poeta, ‘ler é voar nas almas da imaginação’”, disse Graça Dias, gerente de Cultura de Barra Mansa, que acompanhou o processo de montagem da loja itinerante no Corredor Cultural.
Quem visitou o local neste primeiro dia aprovou os preços e a variedade de títulos disponíveis. “É uma excelente iniciativa. Já comprei dois livros hoje e pretendo voltar ao longo da semana para comprar outros. Realmente o preço é bem acessível e a vontade é de comprar tudo”, contou estudante universitária Jéssica Flávia Alves, de 21 anos.
Para o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, o projeto é amplo e democratiza a literatura no país. “Infelizmente ainda hoje o mercado literário no Brasil tem preços que fogem da realidade. Isso, às vezes, também serve como um empecilho para que as pessoas se aproximem da literatura. Por isso, projetos como o Mais Leitura se tornam importantes, já que são amplos e democratizam a leitura”, disse Chiesse.
O Projeto Mais Leitura Itinerante fica no Corredor Cultural até sexta-feira, dia 28, em frente ao Parque Centenário. O horário de funcionamento é das 9h às 18h.


terça-feira, 18 de março de 2014

Barra Mansa é indicada ao Prêmio Cultura do RJ

OSBM é uma das grandes favoritas ao Prêmio
Barra Mansa está entre as sete cidades do Sul do Rio de Janeiro que concorrem na categoria Médio Paraíba do Prêmio de Cultura do Governo do Estado. Além da nossa cidade, Piraí e Valença  disputam com duas indicações cada: Banda de Música Santa Cecília Arrozalense e Festival de Música de Piraí (Femupi), Cine Centímetro e Seresteiros de Conservatória, Coletivo Teatral Sala Preta e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), repectivamente. Já Pinheiral, Barra do Piraí, Volta Redonda e Quatis são representadas por uma iniciativa cada — confira abaixo quais são elas.
O objetivo do concurso é contemplar e dar visibilidade "à diversidade cultural do estado, respeitando, assim, a vocação de cada região", explica nota publicado na página da Secretaria de Cultura do Estado. Ela informa que os projetos/instituições/coletivos inscritos se destacaram entre 2012 e 2013 e estão divididos dez categorias.
O público pode escolher suas iniciativas favoritas até 11 de abril. A votação popular é realizada pela internet, mas uma comissão especial também irá julgar os trabalhos. "A votação popular escolherá 1 (um) premiado e a comissão, 2 (dois) para cada uma das 10 regiões do estado (Costa Verde, Médio Paraíba, Baixada Litorânea, Centro Sul, Norte, Serrana, Metropolitana Rio, Metropolitana Baixada, Metropolitana Leste e Noroeste, a mesma divisão regional do Plano Estadual de Cultura), totalizando 3 (três) ganhadores por região", esclarece o comunicado divulgado.
A entrega dos prêmios será realizada entre 9 e 11 de maio, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. A página da Secretaria de Cultura explica ainda que durante os três dias haverá uma mostra destacando as manifestações artísticas do estado em que serão apresentados os vencedores.
Indicados pelo Médio Paraíba
Barra do Piraí
Luz, Câmara, Educação
Sua missão é ampliar as possibilidades de expressão do universo infanto-juvenil através de imagens e histórias. O festival proporciona o intercâmbio entre jovens realizadores e promove a reflexão acerca do conteúdo destinado a eles.
 Barra Mansa
Coletivo Teatral Sala Preta
Desde dezembro de 2010, o grupo ocupa o Galpão do Teatro no Parque da Cidade, onde realiza oficinas, espetáculos, reuniões entre outras atividades relacionadas à contribuição do processo cultural local.
OSBM
Já realizou temporada com solistas consagrados internacionalmente, se apresentou com o maestro Isaac Karabtchevsky e realizou o concerto de inauguração da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, sob a regência de Vantoil de Souza Júnior e Guilherme Bernstein, com a cantora Simone e o coral da Fundação Bradesco. Também se apresentou para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, em 2013.
Pinheiral
Jongo do Pinheiral
O grupo, formado por moradores da cidade, mantém a esta expressão de origem africana deixada pelos negros escravizados da Fazenda São José dos Pinheiros, berço histórico de Pinheiral.
Piraí
Banda de Música Santa Cecília Arrozalense
Oficialmente a banda foi fundada em 1944, mas a história é mais antiga, garante o professor de música Aluir Teixeira, que cresceu em Arrozal e está no grupo desde 1969. A Santa Cecília Arrozalense teria nascido da união entre duas bandas que antes só brigavam, antes da abolição da escravatura.
Femupi
O festival é um dos mais antigos e tradicionais no Estado do Rio de Janeiro. A cada ano, músicos e compositores do país concorrem ao título de melhor música e melhor intérprete.
Quatis
Quilombo de Santana
Localizada no km 12 da estrada entre Quatis e São Joaquim — a 144 km da capital —, a comunidade quilombola de Santana recebeu seu nome em razão da Capela Sant'Ana, construída em 1867 pelos antigos escravos que viviam na Fazenda do Barão do Cajuru. Após a morte do Barão, suas terras ficaram para sua filha, que doou um pedaço para cada um de seus ex-escravos após a abolição.

Valença
Cine Centímetro
Os cinemas Centímetro e Milímetro funcionam dentro da casa de Ivo Raposo, delegado aposentado, apaixonado por cinema. Em 2005, ele montou uma réplica de 60 lugares do cinema Metro Tijuca, do Rio de Janeiro, com todas as peças originais.
Seresteiros de Conservatória
Distrito de Valença, Conservatória é chamada de Cidade das Serestas e famosa em todo o país. São vários encontros durante os fins de semana que começa mno fim da tarde de sexta-feira e segue até domingo pelas ruas da cidade.
Volta Redonda
Quarto do L
Dois irmãos e alguns amigos se uniram em 2010 para produzir algo mais experimental. Surpreenderam com uma novidade sonora que nunca tinha se ouvido: Quarto do L.
Sala Preta é um dos indicados de BM






Osquestra Sinfônica de BM inicia temporada de concertos

A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM) abre hoje, às 20h, na Igreja Matriz de São Sebastião, a temporada oficial de concertos de 2014. O tema do concerto de abertura é "Mil e uma noites", com a apresentação da obra Scheherazade, do compositor russo Korsakov. Um dos maiores violinistas brasileiros da atualidade, Daniel Guedes, é o convidado especial da OSBM. Ele executará o concerto do finlandês Jean Sibelius. Completa o programa uma obra do compositor brasileiro Nicolai Brucher, em homenagem a Ernesto Nazaré.
Considerado um dos mais importantes músicos brasileiros de sua geração, Daniel Guedes vem se destacando como um músico versátil, atuando como violinista, violista, camerista, professor e regente.
"Durante todo este ano, Barra Mansa vai receber grandes maestros e solistas nacionais e internacionais, que atuarão com a orquestra e ministrarão aulas para os alunos avançados do Projeto Música nas Escolas", revelou o diretor artístico da OSBM, maestro Vantoil de Souza, que vai conduzir o concerto de abertura da temporada.

A entrada no evento é gratuita.

sexta-feira, 14 de março de 2014

Mulheres Cantam celebra mês da mulher em BM

Dando continuidade às festividades no mês da mulher e celebrando ainda o Dia Internacional da Mulher (comemorado no último dia 08), a prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura, promove nesta sexta-feira, dia 14, o evento ‘Mulheres Cantam 2014’. O show acontecerá a partir das 20 horas, no Corredor Cultural, em frente ao Parque da Preguiça, e é aberto ao público. Após apresentação do Quinteto de Cordas Feminino do Projeto Música nas Escolas, sobem ao palco as cantoras Daiane Landim, Angélica Leal, Cleide Salgado e Noelle Landim.

“O mês de março é considerado o Mês da Mulher, por esse motivo estamos estendendo as festividades para além do Dia Internacional da Mulher. Além disso, no ano passado, o ‘Mulheres Cantam’ fez tanto sucesso nas comemorações de março que, em outubro, abriu a Expo BM. Com certeza as mulheres da cidade e da região, bem como maridos e filhos, gostarão bastante desse evento”, destacou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, acrescentando que no local haverá tenda coberta e praça de alimentação.

Na edição do ano passado o ‘Mulheres Cantam’ foi a atração principal do Dia Internacional da Mulher em Barra Mansa e atraiu centenas de pessoas. Na ocasião, teve início o projeto que tem como objetivo a valorização dos artistas da cidade e da região.

quinta-feira, 6 de março de 2014

Campeãs do Carnaval são premiadas

A prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura, realizou na noite da última terça-feira, dia 04, a premiação das escolas e blocos vencedores do Carnaval do município. Com 119,40 pontos, o G.R.E.S Império de Saudade levou o título pra casa entre as escolas de samba, consagrando-se bicampeã. Já entre os blocos, o campeão foi o G.R.B.C. Império da Banda G, que totalizou 117,07 pontos e conquistou o tetracampeonato. A entrega dos troféus aconteceu na Avenida Joaquim Leite, no Centro, que pelo segundo ano foi palco dos desfiles. A última noite de Carnaval contou ainda com desfile dos blocos de embalo Tô que Tô e Vai quem quer.

RESULTADO
Escolas de samba
G.R.E.S Império de Saudade: 119,40 pontos
G.R.E.S. Mocidade de Vila Maria: 114,08 pontos
Blocos carnavalescos
G.R.B.C. Império da Banda G: 117,07 pontos
Bloco Carnavalesco Pulo do Sapo: 116,02 pontos
Acadêmicos da Periferia Leste: 114,09 pontos
  

Império Saudade é bicampeão do carnaval de Barra Mansa

O G.R.E.S Império de Saudade é bicampeão do Carnaval de Barra Mansa. A escola, que trouxe para a Avenida Joaquim Leite o enredo ‘Os guerreiros vermelhos a serviço da vida’, em homenagem aos bombeiros, ganhou o título de Campeão do Carnaval de 2014 com 119,40 pontos. O G.R.E.S. Mocidade de Vila Maria ficou em segundo lugar, com 114,08 pontos. Entre os blocos carnavalescos, o título ficou com o G.R.B.C. Império da Banda G, que totalizou 114,09 pontos; seguido do Bloco Carnavalesco Pulo do Sapo, com 116,02 pontos; e do Acadêmicos da Periferia Leste, com 117,07 pontos.
A apuração dos desfiles aconteceu na tarde de terça-feira, dia 04, no Corredor Cultural, onde os integrantes da escola e do bloco vencedores comemoraram os títulos. “Atribuo esse título à raça e boa vontade das pessoas em fazerem as fantasias, além da integração da comunidade. Não poderia deixar de agradecer minha esposa Brígida e a diretora Fiota que cuidaram de tudo com muito carinho, e ao mestre Kayke, que apesar de estar de muletas compareceu ao desfile e comandou a bateria”, ressaltou o presidente do Império de Saudade Sebastião Balbino de Sá, o Batata.
Fundado há 11 anos, o G.R.E.S Império de Saudade conquistou esse ano seu segundo título, com um samba enredo composto por Lequinho e Domênico da Mangueira. A escola, que falou da criação do fogo e prestou uma homenagem aos bombeiros que salvam tantas vidas, levou para a avenida quatro carros alegóricos e 132 integrantes. “Estamos muito felizes com mais esse título e agora é nos prepararmos para o próximo Carnaval”, destacou Batata, informando que o tema para o samba enredo de 2015 já está definido: “Só não posso adiantar ainda”.
Campeão pela última vez em 2011, o G.R.B.C. Império da Banda G levou o título esse ano com o enredo ‘Do menino ao rei, Banda G conta sua história com emoção. Custódio Fernandes no Carnaval de Barra Mansa já é tradição’. O bloco desfilou com quatro carros alegóricos e 230 integrantes. “Decidimos prestar essa homenagem ao Custódio Fernandes que é um grande ícone do Carnaval de Barra Mansa, já desfila há mais de 30 anos e ganhou vários títulos”, disse o presidente do bloco, Alexandre Rocha, que não escondeu a emoção pela conquista do título. “Ele estava engasgado desde o ano passado, quando fomos injustiçados. Mas voltamos com força total e não vamos mais descer do pedestal”, disse. Este é o quinto título que a Banda G conquista.
Na avaliação do superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, o Carnaval deste ano foi um sucesso. “Conseguimos atingir o que esperávamos. As escolas e blocos estão de parabéns pelos desfiles e o público também, que compareceu em peso”, frisou, acrescentando que cerca de 40 mil pessoas passaram pela Avenida Joaquim Leite, no Centro. “Hoje esperamos em torno de 15 mil pessoas. Teremos os desfiles dos blocos de embalo Tô que Tô e Vai quem quer, a partir das 19h e, às 21h, a entrega dos troféus para os campeões e vice-campeões do Carnaval deste ano, seguida de desfile dos vencedores”, informou.
Segundo o superintendente, para o ano que vem a intenção da prefeitura é realizar também bailes populares no Parque da Cidade e shows com artistas renomados nacionalmente. “Os desfiles dos blocos e das escolas continuarão na Avenida Joaquim Leite, assim como as matinês no Corredor Cultural. Mas pretendemos ampliar a programação, oferecendo mais diversão para os barramansenses”, completou.

Matinês reúnem milhares de pessoas no Corredor Cultural

Milhares de pessoas já marcaram presença nas matinês que foram realizadas nos 4 dias de carnaval em Barra Mansa. As Matinês foram no Corredor Cultural, em Barra Mansa. O evento faz parte da programação oficial do Carnaval, promovido pela prefeitura, através da Fundação de Cultura. As matinês, aconteceram sob o comando da banda Bee Happy. “As matinês agradam todas as idades e é um evento para toda a família”, destacou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.

Quem participou do evento elogiou a iniciativa. “Barra Mansa precisava resgatar o Carnaval de antigamente. A prefeitura está de parabéns com a programação que agrada todos os públicos. A matinê é um programa excelente para todas as idades, principalmente as crianças, que podem dançar, brincar e se divertir com segurança. É um ambiente bem familiar”, destacou a advogada Carolina Gama, que levou o filho Yuri, de 07 anos, para a matinê de segunda-feira, dia 03.

A administradora Bianca Carvalho, que mora no Rio de Janeiro, esteve pela primeira vez no Carnaval de Barra Mansa e também aprovou o evento. “Adorei as matinês, me lembrei dos Carnavais de antigamente, quando era criança e dançava ao som das marchinhas. Acho muito importante esse resgate, principalmente para as crianças que não tiveram a oportunidade de conhecer essa festa”, disse Bianca, acrescentando que pretende voltar à cidade no próximo ano para pular o Carnaval.