terça-feira, 18 de março de 2014

Barra Mansa é indicada ao Prêmio Cultura do RJ

OSBM é uma das grandes favoritas ao Prêmio
Barra Mansa está entre as sete cidades do Sul do Rio de Janeiro que concorrem na categoria Médio Paraíba do Prêmio de Cultura do Governo do Estado. Além da nossa cidade, Piraí e Valença  disputam com duas indicações cada: Banda de Música Santa Cecília Arrozalense e Festival de Música de Piraí (Femupi), Cine Centímetro e Seresteiros de Conservatória, Coletivo Teatral Sala Preta e Orquestra Sinfônica de Barra Mansa (OSBM), repectivamente. Já Pinheiral, Barra do Piraí, Volta Redonda e Quatis são representadas por uma iniciativa cada — confira abaixo quais são elas.
O objetivo do concurso é contemplar e dar visibilidade "à diversidade cultural do estado, respeitando, assim, a vocação de cada região", explica nota publicado na página da Secretaria de Cultura do Estado. Ela informa que os projetos/instituições/coletivos inscritos se destacaram entre 2012 e 2013 e estão divididos dez categorias.
O público pode escolher suas iniciativas favoritas até 11 de abril. A votação popular é realizada pela internet, mas uma comissão especial também irá julgar os trabalhos. "A votação popular escolherá 1 (um) premiado e a comissão, 2 (dois) para cada uma das 10 regiões do estado (Costa Verde, Médio Paraíba, Baixada Litorânea, Centro Sul, Norte, Serrana, Metropolitana Rio, Metropolitana Baixada, Metropolitana Leste e Noroeste, a mesma divisão regional do Plano Estadual de Cultura), totalizando 3 (três) ganhadores por região", esclarece o comunicado divulgado.
A entrega dos prêmios será realizada entre 9 e 11 de maio, na Escola de Artes Visuais do Parque Lage, no Jardim Botânico, no Rio de Janeiro. A página da Secretaria de Cultura explica ainda que durante os três dias haverá uma mostra destacando as manifestações artísticas do estado em que serão apresentados os vencedores.
Indicados pelo Médio Paraíba
Barra do Piraí
Luz, Câmara, Educação
Sua missão é ampliar as possibilidades de expressão do universo infanto-juvenil através de imagens e histórias. O festival proporciona o intercâmbio entre jovens realizadores e promove a reflexão acerca do conteúdo destinado a eles.
 Barra Mansa
Coletivo Teatral Sala Preta
Desde dezembro de 2010, o grupo ocupa o Galpão do Teatro no Parque da Cidade, onde realiza oficinas, espetáculos, reuniões entre outras atividades relacionadas à contribuição do processo cultural local.
OSBM
Já realizou temporada com solistas consagrados internacionalmente, se apresentou com o maestro Isaac Karabtchevsky e realizou o concerto de inauguração da árvore de Natal da Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro, sob a regência de Vantoil de Souza Júnior e Guilherme Bernstein, com a cantora Simone e o coral da Fundação Bradesco. Também se apresentou para o Papa Francisco durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ) no Brasil, em 2013.
Pinheiral
Jongo do Pinheiral
O grupo, formado por moradores da cidade, mantém a esta expressão de origem africana deixada pelos negros escravizados da Fazenda São José dos Pinheiros, berço histórico de Pinheiral.
Piraí
Banda de Música Santa Cecília Arrozalense
Oficialmente a banda foi fundada em 1944, mas a história é mais antiga, garante o professor de música Aluir Teixeira, que cresceu em Arrozal e está no grupo desde 1969. A Santa Cecília Arrozalense teria nascido da união entre duas bandas que antes só brigavam, antes da abolição da escravatura.
Femupi
O festival é um dos mais antigos e tradicionais no Estado do Rio de Janeiro. A cada ano, músicos e compositores do país concorrem ao título de melhor música e melhor intérprete.
Quatis
Quilombo de Santana
Localizada no km 12 da estrada entre Quatis e São Joaquim — a 144 km da capital —, a comunidade quilombola de Santana recebeu seu nome em razão da Capela Sant'Ana, construída em 1867 pelos antigos escravos que viviam na Fazenda do Barão do Cajuru. Após a morte do Barão, suas terras ficaram para sua filha, que doou um pedaço para cada um de seus ex-escravos após a abolição.

Valença
Cine Centímetro
Os cinemas Centímetro e Milímetro funcionam dentro da casa de Ivo Raposo, delegado aposentado, apaixonado por cinema. Em 2005, ele montou uma réplica de 60 lugares do cinema Metro Tijuca, do Rio de Janeiro, com todas as peças originais.
Seresteiros de Conservatória
Distrito de Valença, Conservatória é chamada de Cidade das Serestas e famosa em todo o país. São vários encontros durante os fins de semana que começa mno fim da tarde de sexta-feira e segue até domingo pelas ruas da cidade.
Volta Redonda
Quarto do L
Dois irmãos e alguns amigos se uniram em 2010 para produzir algo mais experimental. Surpreenderam com uma novidade sonora que nunca tinha se ouvido: Quarto do L.
Sala Preta é um dos indicados de BM






Nenhum comentário:

Postar um comentário