terça-feira, 19 de novembro de 2013

Dia da Consciência Negra é comemorado em Barra Mansa



O dia 20 de novembro será marcado por diversas atividades para celebrar o Dia da Consciência Negra, em Barra Mansa. As comemorações começam a partir das 10h, no Corredor Cultural, no Centro. O evento, denominado ‘Igualdade racial é pra valer’, tem o objetivo de promover ações educativas, culturais, políticas, artísticas, esportivas e religiosas para que haja sensibilização sobre o tema.
De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, a data é importante para se refletir sobre a desigualdade racial. “É sempre importante que os fazedores de cultura estejam antenados nessa questão histórica. O Dia da Consciência Negra existe para que haja essa reflexão em torno do tema. Infelizmente ainda convivemos numa sociedade em que o preconceito existe. No entanto, cabe a todos o dever de respeitar o próximo e também participar de datas como essa, que combatam o racismo”, disse Chiesse.
O cronograma conta com apresentação de grupos de capoeira, maculelê, moju, samba de raiz e rap, mesa de debates sobre políticas de enfrentamento ao racismo e celebração cultural com a presença de representantes de diversas religiões. No dia 21 de novembro, a prefeitura vai entregar a medalha Zumbi dos Palmares durante sessão solene na Câmara de Vereadores. O homenageado deste ano será o grupo Abadá Capoeira.
As ações pelo Dia da Consciência Negra serão realizadas pela Fundação de Cultura e pela Gerência de Promoção da Igualdade Racial, com o apoio da secretaria de Saúde. Confira a programação completa.
- 10h: Abertura
- 11h: Apresentação de capoeira e maculelê com o grupo Berimbau Dourado e os mestres Guilé, Bingola e Mestre Cinta
- 13h: Mesa de debates sobre o tema Igualdade Racial
- 14h: Apresentação do grupo Amigos do Charme
- 17h: Apresentação do grupo de dança de rua B. A. S. E. B Boys
- 17h30: Apresentação da Cia. Conselho de Classe com a peça Moju
- 19h: Celebração cultural com participação do Templo de Umbanda Sagrada Ilê dos Orixás, Ialorixá Márcia de Iansã, padre, pastores e membros de outras religiões
- Roda de samba no fechamento do evento

Nenhum comentário:

Postar um comentário