domingo, 3 de novembro de 2013

Aulas de pintura em tecido acontecem na Estação das Artes



O Centro de Cultura Estação das Artes de Barra Mansa, que fica na Rua Orozimbo Ribeiro no Centro, está recebendo o curso de pintura em tecido. O objetivo é dar instruções aos alunos de técnicas aprimoradas para pinturas em tecido. No local são produzidos panos de prato, jogo de banho, toalhas, enxoval, jogo de cozinha, almofada, cortinas e outros tipos de tecido.
De acordo com a professora orientadora do curso, Maria Cida, além de aprender uma profissão, os alunos utilizam as aulas para tirarem o estresse: “O curso é muito válido porque eles aprendem uma profissão que complementa a renda domiciliar. Mas vejo muitas alunas aqui se socializando e tirando o estresse mental. Elas costumam dizer que as aulas são um momento de lazer, relaxante.”, disse a professora.
As aulas acontecem às terças e quartas, nos horários da manhã e da tarde. Pela manhã o curso é ministrado de 8 às 11h30; já na parte da tarde, as aulas acontecem de 13 às 17 horas.
Para esse ano as turmas já foram fechadas, mas a expectativa é de que novas turmas se abram no ano que vem, sobretudo no período da noite: “Quando estamos aqui muitas pessoas passam e pedem para se inscrever, mas para esse ano as turmas já foram fechadas. A próxima inscrição será aberta em fevereiro de 2014 e estamos estimando que se abra uma turma no período da noite, para que aquelas pessoas que trabalham durante o dia possam estar participando”, disse a professora.
Alunos de Quatis, Floriano, Porto Real e outras cidades e distritos da região se deslocam para o Centro para estarem participando das aulas. Esse é o caso da volta-redondense Mariana Toshimitu, de 75 anos : “Eu venho nos dois dias de curso. Saio da minha casa no bairro Retiro e venho para as aulas porque aqui para mim é uma terapia. Além disso complementa minha renda”, disse a aluna.
No local os alunos também fazem artesanato e, inclusive, recebem muitas encomendas. “Nós estamos recebendo muitas encomendas devido ao natal. Quem quiser pode aparecer aqui no Centro, nos dias das aulas, e fazer o pedido que com certeza será atendido”, garantiu Maria Cida.
Para o Superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, o trabalho realizado faz parte da busca pelo desenvolvimento cultural do município: “Temos que entender que a cultura de uma cidade se passa pela formação de cada cidadão. Abrir as portas da arte para as pessoas que tem interesse em aprender contribui, não somente na vida de cada um deles, mas também no desenvolvimento cultural do município. Ano que vem teremos mais turmas se formando, e espero que os interessados possam aproveitar essa oportunidade”, disse Chiesse, acrescentando que as aulas são ministradas gratuitamente.


Nenhum comentário:

Postar um comentário