terça-feira, 16 de junho de 2015

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa inicia turnê nacional com Ballet do Teatro Bolshoi


A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa acompanha as apresentações do Ballet do Teatro Bolshoi em sua turnê pelo Brasil. A orquestra e a companhia de balé se apresentam no Theatro Municipal do Rio e no Teatro Bradesco, em São Paulo, entre os dias 17 e 28 de junho. Durante a primeira semana, de 17 a 21 de junho, as apresentações acontecem no Rio, e de 24 a 28 de junho, orquestra e balé se apresentam em São Paulo.
Em dez anos de existência, esta é a terceira temporada da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa com uma companhia internacional de balé. Em 2011, a OSBM fez seis apresentações de “O Lago dos Cisnes” com o Ballet do Teatro Mariinsky, no ano seguinte a orquestra se apresentou com o Ballet Scala de Milão. Em 2014, a OSBM acompanhou novamente o Ballet do Teatro Mariinsky apresentando “Corsário” e “Grande Gala”.
O Ballet do Teatro Bolshoi traz para o Brasil dois dos mais importantes balés do repertório clássico mundial: Giselle e Spartacus. A companhia de balé é uma das mais importantes do mundo, considerada patrimônio cultural da humanidade pela ONU e Unesco. Nas apresentações, a OSBM será regida pelo maestro Pavel Sorokin, titular da orquestra do Balet Bolshoi. Pavel esteve em Barra Mansa realizando ensaios com os músicos da orquestra.
Os espetáculos apresentados pelo Balet Bolshoi contam histórias de amor bastante distintas e com muitas reviravoltas. Spartacus narra a história do personagem como o mesmo nome da obra e sua esposa Phyrgia, que tornam se escravos do cônsul Crassus, na Roma antiga. Após ser obrigado a matar um de seus amigos, Spartacus se rebela e lidera uma fuga de todos os gladiadores e escravos. Com muita ação e reviravoltas, o espetáculo tem 3 atos e sofreu adaptações para a turnê no Brasil.
A história de Giselle não inclui lutas, mas também possui muitas reviravoltas. Giselle é uma camponesa que se apaixona por um nobre disfarçado de aldeão, quando descobre a verdadeira identidade de seu amado, ela morre de decepção. Sua alma passa a fazer parte da Willis (grupo de almas de garotas que morrem às vésperas do casamento). Mesmo morta, Giselle manifesta seu amor ao nobre quando  ele visita seu túmulo. Ela o defende das Willis que atacam o nobre em uma de suas visitas.
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa: 10 anos de excelência musical
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é fruto do Projeto Música nas Escolas. Completando dez anos em 2015, a OSBM já se colocou no cenário musical brasileiro como um grupo profissional, versátil e de muita qualidade. A apresentação com o Ballet do Teatro Bolshoi vem coroar este reconhecimento pela excelência musica da orquestra.
Os músicos da orquestra atuam como professores no Projeto Música nas Escolas, realizando uma transformação social e cultural em sua cidade sede, Barra Mansa. Mensalmente a Orquestra realiza um concerto da sua temporada oficial, quando recebe grandes nomes da música como convidados. No concerto de junho, a orquestra interpretou clássicos do cinema  e levou ao concerto mais de 800 pessoas. Em julho, após as apresentações com o Ballet Bolshoi, a orquestra recebe a maestrina Apo Shu para um concerto que inclui um lançamento mundial.
O Projeto Música nas Escolas teve início em 2003, mas, mesmo tão jovem, já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, Grupo Toniato e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Temporada Nacional do Ballet do Teatro Bolshoi com participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Temporada no Rio de Janeiro:
Datas: de 17 a 19 de junho – Spartacus
           dias 20 e 21 de junho – Giselle
Horários: todos os dias: 20h30
               domingo apresentação extra às 15h
Local: Theatro Municipal  do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/nº, Centro – Rio de Janeiro – RJ
Ingressos: www.ingresso.com

Temporada em São Paulo:
Datas: de 24 a 26 de junho – Spartacus
           dias 27 e 28 de junho – Giselle
Horários: quarta, quinta e sábado: 21h
                 sexta-feira: 21h30
                domingo: 15h e 20h30
Local: Teatro Bradesco
Endereço: Rua Turiassu, 2100 Perdizes – São Paulo – SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário