segunda-feira, 8 de junho de 2015

A magia do cinema invade o concerto de junho da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa


O cinema é marcado por trilhas sonoras que encantam tanto quanto os filmes. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa reuniu, em seu concerto de junho, algumas destas músicas de tanta importância na sétima arte. No concerto “Luz, Câmera, Há Som” o público vai poder fazer uma viagem através da música, relembrando grandes filmes. A apresentação acontece na próxima terça-feira, 09 de junho, na Igreja Matriz de São Sebastião, no centro de Barra Mansa, às 20h00, com entrada gratuita.
O repertório desta viagem ao cinema através da música traz as trilhas de Star Wars, Harry Potter, O Senhor dos Anéis, A Lista de Schindler e de outros longas que estão guardados na memória dos amantes do cinema. O grande homenageado da noite é John Williams, maestro especialista em compor obras específicas para o cinema. Williams ganhou cinco Oscar, 17 Grammy , 3 Globos de ouro, 2 Emmy por suas obras.
Nesta noite especial, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, sob a regência do maestro Vantoil de Souza, recebe como solistas o violinista Frederick Portilho e o oboísta Pedro Bayer. Os dois músicos convidados são estrelas formadas pelo Projeto Música nas Escolas, do qual a OSBM faz parte.
O violinista Frederick Portilho é spalla da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e integra o Projeto Música nas Escolas desde seu início, em 2003. Ano passado, Frederick foi o único brasileiro a participar do Festival de Música de Câmara, em Irdning, na  Áustria, berço da música clássica.
Tocando um dos instrumentos mais difíceis da orquestra, o oboé, Pedro Bayer também iniciou seus estudos no Projeto Música nas Escolas bem cedo, aos dez anos.  Desde os doze, integra a banda sinfônica e a orquestra sinfônica do projeto e, em 2014, passou a fazer parte da Academia de Música da Petrobrás.
Após este concerto, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa segue para a turnê com o Ballet do Teatro Bolshoi. A orquestra acompanha a companhia de balé durante suas apresentações de Giselle e Spartacus. As apresentações acontecem no Rio de Janeiro, no Theatro Municipal, e em São Paulo, no Teatro Bradesco.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto “Luz, Câmera, Há Som!”
Data: 09 de junho (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Regência: Maestro Vantoil de Souza

Solistas:
Frederick Portilho, violino
Pedro Bayer, oboé

Programa:
Themes From Harry Potter and The Chamber of Secrets,  John Williams arr: Bob Cerulli
Symphonic  Suit from The Lord of The Rings – The  Lord of the rings – The Fellowship of The Ring, Comp. Howard Shore Arr: John Whitney
Abertura Máquina de Escrever, Adp: Dudu Trentin
A Tribute to John Williams,  John Williams Adp: Paul Lavender
The Adventures of Indiana Jones, John Williams
Star Wars Suit for Orchestra,  John Williams
Superman March, John Williams
Raiders March from the Paramount Motion Picture Raiders Of The Lost Ark, John Williams
Three Pieces From Schindler´s List Solo Violin and Orchestra, John Williams

Nenhum comentário:

Postar um comentário