quinta-feira, 12 de março de 2015

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa inicia as comemorações de seus 10 anos em concerto vibrante



A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa deu início às comemorações de seus 10 anos com um concerto repleto de clássicos, que contagiou o público e os músicos. Para abrir o concerto, realizado na terça-feira, 10 de março, a Orquestra saiu do programa e emocionou com a execução do Hino Nacional.
A noite tão importante contou com  a presença do maestro Guilherme Bernstein, que já atuou com a OSBM, e é grande entusiasta da orquestra. Regida pelo maestro titular Vantuil de Souza, a Orquestra executou um programa repleto de clássicos de Shostakovich, Tchaikovsky e Mendelssohn.
O violinista convidado, Emmanuele Baldini, além de fazer o solo durante o “Concerto para Violino” de Mendelssohn, também se juntou aos músicos da orquestra na “Sinfonia nº 6” de Tchaikovsky, impressionando a todos.
-Desde o primeiro contato que tive com o Projeto e a Orquestra  fiquei impressionado com o trabalho realizado aqui na cidade, que só conhecia pela redes sociais e pelo nome. A Orquestra é formada por músicos incríveis, cheios de energia e espero que a gente tenha passado esta energia para o público. Eu acho que Barra Mansa e a orquestra merecem um teatro à altura para estes concertos, aqui na igreja não existe uma acústica ideal e perde um pouco o brilho do espetáculo – afirmou Emmanuele ao final do concerto
Ao ser perguntado sobre sua participação como músico da OSBM, Baldini disse que gosta de estar entre músicos tão cheios de energia.
- Quando eu gosto dos músicos, como gostei dos músicos da orquestra, eu me sento junto a eles para dar uma força e pegar um pouco desta energia – exclamou Baldini.
As comemorações pelo aniversário da orquestra continuam. No próximo domingo será apresentada a edição do programa “Esquenta” da Rede Globo, em que a OSBM gravou com o maestro João Carlos Martins, os ritmistas da escola de samba Vai Vai e a cantora Paula Lima.
Em abril, o maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Vantoil de Souza, palestra no Congresso Internacional de Gestão da Inovação do Setor Público. O maestro foi convidado pelo Ministério da Cultura, para participar do congresso, em reconhecimento ao sucesso do Projeto Música nas Escolas, que atende 22 mil alunos em Barra Mansa e contribui pela melhoria da educação e do serviço público no município.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário