quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Palácio Barão Guapy será reformado a partir de março



A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura e da secretaria municipal de Educação, vai dar início em março à obra de reforma do Palácio Barão de Guapy, no Centro. A intervenção no prédio histórico prevê a restauração da fachada e das janelas, pintura, melhorias da estrutura e modernização da Biblioteca Municipal. Com a obra será possível reabrir o Museu Histórico de Barra Mansa e abrigar também parte do MICInense (Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense), atualmente instalado no Ciep 054, no bairro Vila Maria.
Segundo o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, a verba para a reforma, de aproximadamente R$ 400 mil, é proveniente do governo do Estado. "Contamos ainda com R$ 36 mil que foram repassados pela Câmara dos Vereadores, que arrecadou esse recurso com as inscrições do concurso público”, informou o superintendente.
Ele informou ainda que após a reforma, a Academia Barramansense de História (ABH) vai funcionar nas dependências do Palácio. "Nossa intenção é que o prédio se torne um espaço exclusivamente cultural e histórico, com toda estrutura necessária para atender à população”, disse Chiesse. Uma das atividades já programadas é promover, mensalmente, uma noite de autógrafos com escritores do município. “Iremos fomentar, cada vez mais, a cultura em Barra Mansa, ressaltou.
A secretária municipal de Educação, Lusia Melchiades, comentou a iniciativa de ampliar o museu para o Palácio Barão de Guapy. "Estamos muito felizes com essa possibilidade pois, dessa forma, vamos poder aumentar e melhorar as atividades realizadas pelo MICInense, dando oportunidade de conhecimento a mais estudantes”, afirmou a secretária, garantindo que o museu continuará em funcionamento também no Ciep 054.
Palácio Barão de Guapy - Com 150anos de existência, o Palácio Barão de Guapy tem sido alvo da deterioração por parte do tempo. Construído em 1865, o prédio abriga atualmente a Biblioteca Municipal de Barra Mansa. Composto por vãos em arco pleno, o Palácio é monumento histórico do município e é tombado pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).
Fotos: Gabriel Borges

Nenhum comentário:

Postar um comentário