sexta-feira, 31 de julho de 2015

I Mega Encontro Automotivo Beneficente acontece neste domingo em Barra Mansa



Barra Mansa sedia neste domingo, dia 02, das 9h às 19h, no Parque da Cidade Natanael Geremias, o I Mega Encontro Automotivo Beneficente. O evento conta com o apoio da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, e tem como objetivo a promoção da prática do esporte automotivo. A população poderá conferir carros antigos, carros tunning, som automotivo e exposição de motos exóticas. A entrada para o encontro será 2kg de alimento não perecível, os alimentos arrecadados serão doados à instituições de caridade do município. O evento contará com praça de alimentação, ambulância para atendimentos de emergência e segurança reforçada.

Serviço

Data: 02 de agosto (domingo)
Horário: das 9 às 19h
Local: Parque da Cidade Natanael Geremias (Rua Prefeito João Chiesse Filho, número 312, Centro, Barra Mansa)

sexta-feira, 24 de julho de 2015

Diversas atrações em Barra Mansa neste sábado, dia 25



Barra Mansa sedia neste sábado, dia 25, a partir das 09h, o torneio 'Blitz de Xadrez', na Gare da Estação. Promovida pela Real Academia de Xadrez Evoluindo Mentes, com o apoio da Fundação de Cultura, a competição tem o intuito promover o xadrez e atrair mais adeptos ao jogo. Entre o intervalo das partidas, o público vai poder participar de um jogo de xadrez em um tabuleiro gigante. O evento é gratuito e a classificação é livre. A Gare da Estação fica localizada na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro.
Ainda neste sábado, dia 25, de 10h às 22h, acontece a tradicional 'Feira do Amor', no Corredor Cultural. Organizada pela OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), o evento pretende arrecadar recursos para manutenção do trabalho da APAE BM. O Corredor Cultural fica localizado na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário.

segunda-feira, 20 de julho de 2015

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza concerto especial com o violonista Turíbio Santos durante Festival Vale do Café


A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta pelo sexto ano consecutivo no Festival Vale do Café, recebendo como convidado especial  o violonista Turíbio Santos. O concerto acontece na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, às 20h, com entrada gratuita. A OSBM será regida por seu maestro titular e diretor artístico, Vantoil de Souza.
Com um repertório que traduz a música clássica brasileira, contendo apenas uma obra estrangeira, a orquestra realiza um concerto clássico e de muita emoção. Para uma noite tão especial, um convidado igualmente especial, o violonista Turíbio Santos. Aclamado pela crítica especializada, Turíbio é considerado um dos mais importantes nomes do violão no Brasil.
O violonista é especialista na obra de Heitor Villa Lobos, expoente da música no Modernismo no Brasil. E não poderia ficar de fora do concerto uma obra do maestro que reinventou a forma de fazer música clássica no país, misturando sons tipicamente regionais à música clássica. A orquestra e Turíbio interpretam o prelúdio da “Bachianas nº4”, de Villa Lobos.
O Festival Vale do Café já é tradição no interior fluminense, resgatando e valorizando a cultura e a história da região. E a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta pela sexta vez no festival, sempre recebendo grandes nomes da música brasileira.
Após o concerto no Festival Vale do Café, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa tem outro desafio: apresentar-se na Sala Cecília Meireles. A OSBM volta à sala para seu segundo concerto em homenagem aos 70 anos da Academia Brasileira de Música. Desta vez, os músicos terão a regência do maestro Vantoil de Souza e contarão com o solo do saxofonista Wesklen Leopoldino.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é fruto do Projeto Música nas Escolas. Completando dez anos em 2015, a OSBM já se colocou no cenário musical brasileiro como um grupo profissional, versátil e de muita qualidade. Os músicos da orquestra atuam como professores no Projeto Música nas Escolas, realizando uma transformação social e cultural em sua cidade sede, Barra Mansa.
Desde o início, em 2003, o Projeto Música nas Escolas é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Transportes Toniato, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Concerto da OSBM no Festival Vale do Café com Turíbio Santos
Regência: Maestro Vantoil de Souza
Solista: Turíbio Santos, violão
Data: 21 de julho (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Programa:
Carlos Gomes - Abertura da Ópera "Lo Schiavo"
Joaquín Rodrigo - Concerto de Aranjuez
Villa-Lobos - Bachianas nº 4 - Prelúdio
Lorenzo Fernandez - Sinfonia nº 1 

segunda-feira, 13 de julho de 2015

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebe a maestrina taiwanesa Apo Hsu para concerto romântico na Igreja Matriz


A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza no dia 14 de julho, terça-feira, às 20 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião, o concerto “Luzes Românticas”, com entrada gratuita.
Para este concerto, a orquestra recebe a maestrina taiwanesa Apo Hsu, para reger seus músicos. De traços e estatura delicados, Apo Hsu se agiganta a frente da orquestra e a conduz de forma impressionante. Em sua carreira internacional, Apo Hsu conduziu diversas orquestras como Orquestra Sinfônica de São Francisco e Minesota, nos Estados Unidos, e a Orquestra Nacional de Taiwan.
A maestrina já se apresentou com a OSBM em concerto da temporada oficial, em 2012, e durante o Tour Orquestral, que a orquestra realizou, em 2013. Na última quarta-feira, 08 de julho, a orquestra foi regida por Apo Hsu no concerto em homenagem aos 70 anos da Academia Brasileira de Música, na Sala Cecília Meireles,.
Em um concerto romântico, o piano não poderia ficar de fora. E para comandá-lo com emoção e técnica, a OSBM convidou o pianista Aleyson Scopel. O jovem pianista é aclamado como um dos mais brilhantes no país, tendo se apresentado junto a OSB e OSESP, entre outras importantes orquestras.
A abertura do concerto fica por conta da estreia mundial da obra “Catedral de Luz”, de Alexander Schubert. Em seguida, a orquestra e seus convidados interpretam os clássicos românticos “Concerto nº 3 para piano”, de Rachmaninoff e “Sinfonia nº4”, de Schumann.
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto Luzes Românticas
Data: 14 de julho (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Regência: Apo Hsu – Taiwan
Solista: Aleyson Scopel, piano

Programa:
Abertura da Catedral de Luz, Alexander Schubert
Concerto nº 3 para piano Op. 30, Sergei Rachmaninoff
Sinfonia nº 4  Op. 1120, Robert Schumann

quinta-feira, 9 de julho de 2015

Barra Mansa recebe exposição 'Pegadas ansiosas em busca de reflexos de memória'



A Fundação de Cultura de Barra Mansa e o Sistema Firjan abrem nesta sexta-feira, dia 10, às 20h, no Centro de Cultura Fazenda da Posse, a exposição 'Pegadas ansiosas em busca de reflexos de memória', da artista Fernanda Líder. A mostra conta com 50 fotografias, de diferentes dimensões, que retratam lembranças de viagens e do cotidiano da artista.

“As fotografias, além de eternizar momentos vividos, nos oportuniza conhecer outros países e culturas que a artista conheceu. Ela captou momentos singulares do cotidiano que nós, muitas vezes pela correria do dia a dia, deixamos passar em branco”, declarou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura.

A exposição segue até o dia 08 de agosto, com entrada gratuita. No último dia da exposição, a artista vai participar de um encontro com a comunidade, às 10h, no local da mostra. As visitas ao Centro de Cultura Fazenda da Posse acontecem de terça-feira a sábado, das 11h às 17h. As escolas interessadas podem agendar atividades e visitas orientadas ao Centro Cultural. O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3322-3855 ou pelo email:fazendadaposse@uol.com.br. O Centro de Cultura Fazenda da Possefica na Rua Dario Aragão, n° 2, Centro. 

quarta-feira, 8 de julho de 2015

Exposição 'Imaginário Religioso' é aberta em Barra Mansa



A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, inaugura nesta quarta-feira, dia 08, às 20h, no Centro de Cultura Estação das Artes, a exposição 'Imaginário Religioso', dos fotógrafos Gabriel Borges e Sergio Fortuna. A mostra conta com 24 fotografias no formato 30x40 cm e seis impressas em PVC no tamanho 100x80 cm. “A exposição exibe, em belíssimas imagens, as mais diversas manifestações religiosas que acontecem no município”, comentou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura.
Segundo Gabriel Borges, as obras retratam a religiosidade tradicional de Barra Mansa. "Nas minhas imagens, feitas durante a encenação da Paixão de Cristo, no distrito de Rialto, busquei captar o momento exato da fé”, disse o fotógrafo, completando: “Nossa intenção com a mostra é divulgar a cultura do município e a diversidade religiosa".
O público pode visitar a exposição até o dia 01 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. Escolas, grupos e instituições devem agendar antecipadamente as visitas pelo telefone (24) 3323-0496 ou pelo emailestacaodasartes@bol.com.br. O Centro de Cultura Estação das Artes fica na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro. A entrada é gratuita.
Fotos: Gabriel Borges e Sergio Fortuna