segunda-feira, 8 de setembro de 2014

Projeto Música nas Escolas invade a avenida




Domingo de sol, feriado nacional, dia perfeito para comemorar o Dia da Pátria. Os barra-mansenses aproveitaram a folga para assistirem o desfile em comemoração ao dia da Independência. Cerca de 15 mil pessoas, segundo a Guarda Municipal, compareceram à Avenida Joaquim Leite, coração de Barra Mansa, para assistir ao desfile e comemorar o orgulho de ser brasileiro.
Logo no começo do desfile, os presentes foram agraciados com o pelotão do Projeto Música nas Escolas. A Banda Marcial, com sua potência musical e baliza, composta pelas alunas da ginástica rítmica, abriram o pelotão, impressionando a todos.
Em seguida, os alunos do Projeto, acompanhados de seus professores desfilaram pela avenida. Vieram as alunas de ginástica rítmica, da Educação Infantil aos últimos anos do Ensino Fundamental. Os polos do Projeto foram representados através dos alunos de violino, viola e pífaro, que é o primeiro instrumento a que os alunos tem acesso dentro do Projeto. Cada grupo fazia uma breve apresentação, mostrando aos presentes o resultado do Projeto. O grupo Drum Lata, que utiliza material reciclável para fabricar seus instrumentos, também desfilou, com alunos do polo de percussão.  
As escolas que desfilaram também apresentaram em seu pelotão apresentações de seus alunos, que fazem parte do Projeto Música nas Escolas. Foi o que aconteceu com o Colégio Municipal Paulo Basílio, o CIPE Municipalizado 54 e a Escola Municipal José Machado de Carvalho.
A Banda Sinfônica Juvenil e a Banda Sinfônica se uniram para fazer a trilha sonora do desfile, do início ao fim.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.      
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

sexta-feira, 5 de setembro de 2014

Centro Cultural Fazenda da Posse sedia lançamento de duas obras literárias




Neste sábado, dia 06, a partir das 16h, o Centro de Cultura Fazenda da Posse, em Barra Mansa, sedia o lançamento dos livros: 'Estrela das águas' (poesia infantil) e 'Como se fosse flor' (poesia). O lançamento das obras de Nívea Moraes Marques, com ilustrações de Francis Marques, acontecerá no jardim do Centro Cultural, com tarde de autógrafos, recital de poesia, animação cultural e exposição dos desenhos que ilustram as obras, além da apresentação do Quinteto de Metais do Projeto Música nas Escolas. 

Feira de artesanato acontece nesta sexta, dia 05, em Barra Mansa


Nesta sexta-feira, dia 05, das 8h às 16h, na Praça da Matriz, no Centro, vinte e oito artesãs participarão da Feira de Artesanato, com o apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa. No local haverá comercialização de pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária, entre outros. 

Barra Mansa recebe II Encontro Nacional de Motociclistas


Entre os dias 05 e 07 de setembro, Barra Mansa recebe a segunda edição do Encontro Nacional de Motociclistas, no Parque da Cidade. O evento é realizado pelo Barra Mansa Moto Clube, com o apoio da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação de Cultura. O encontro terá área de camping coberta, praça de alimentação, segurança reforçada, shows e diversos expositores.
A entrada é franca, mas a organização do evento solicita 1kg de alimento não perecível para doação à entidades filantrópicas. Segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, é uma honra para o município receber um evento de amplitude nacional. "Temos um grande prazer em ser a sede do segundo encontro de motociclistas. Nos prepararmos com uma estrutura completa para que o evento ocorra da melhor maneira possível”, contou Chiesse.
Confira a programação:

Sexta- feira (05/09)
- 18h: abertura
- 20h: show com Banda Sibilus
- 22h: show com Banda Spirits
- 23h30: show com Tuka’s Band, com participação de Edu Gomes e Rafael Redgrave

Sábado (06/09)
- 07h: café da manhã para os motociclistas
- 10h: abertura do evento com som mecânico
- 14h: show com Banda Aminésia 5.2
- 16h: show com Banda Zero Hora
- 18h: show com Banda Titânia
- 19h30: solenidade
- 20h: show com Banda A Dama e os Vagabundos
- 22h: show com Banda Faixa Etária
- 00h: show com Banda Sanctuarium

Domingo (07/09)
- 07h: café da manhã para os motociclistas
- 10h: abertura e preparação para o desfile cívico
- 13h: churrasco para os motociclistas
- 14h: show com Banda Dúvida
- 18h: encerramento

quinta-feira, 4 de setembro de 2014

Festa da Primavera acontece neste final de semana em Barra Mansa

Nesta sexta-feira, dia 05, tem início a tradicional Festa da Primavera no bairro Loteamento Chinês, em Barra Mansa. O evento acontece na Rua Ana Gilda de Oliveira Souza e segue até domingo, dia 07, com entrada franca. Realizada pela associação de moradores do bairro, com apoio da Fundação de Cultura, a programação da festa conta shows regionais, debates, palestras, praça de alimentação e apresentações do grupo Abadá Capoeira.
Confira a programação.  
Sexta- feira - 05/09
- 19h: abertura seguida de show com a banda Novo Tempo
- 20h: apresentação com Luiz Silvério

Sábado – 06/09
- 21h: show com Garra do Forró

Domingo – 07/09
- 13h: atividades recreativas
- 18h: apresentação com Perfeita Harmonia

segunda-feira, 1 de setembro de 2014

Começa o BM Rock Festival



Começou neste sábado, dia 30, e vai até domingo, dia 31, a segunda edição do BM Rock Festival, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. A expectativa dos organizadores é reunir 5 mil pessoas nos dois dias de evento. A abertura oficial foi as 20h, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que tocou clássicos do rock, com músicas de Led Zeppelin, Pink Floid e Queen. Participaram da apresentação músicos da cidade e a vocalista da banda D’Hanks, Angélica Ribeiro.
                                                                                                             
“Estou realizando um sonho ao tocar com uma orquestra. Já no ensaio fechava os olhos e parecia que estava ouvindo um cd, por tamanha perfeição dos músicos”, comentou Angélica, acrescentando ainda que a região precisa de mais eventos como este, que dá espaço para as bandas locais.

Apoiado pela Fundação de Cultura, o BM Rock Festival conta com apresentação de 16 bandas da cidade. “Nossa intenção é valorizar os grupos mudicais de Barra Mansa. Temos muita banda boa e gente talentosa em nosso município”, disse o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.

O idealizador do evento, Guto Nunes, informou que este ano o BM Rock Festival está mais elaborado e com melhor estrutura. “A cena do rock em Barra Mansa nunca havia tido um espaço como este. O evento já virou tradição e a tendência é melhorar a cada ano. Hoje iniciamos esse evento e domingo já estaremos pensando no próximo”, garantiu Guto.   

Quem foi conferir os shows gostou das apresentações. “Eu vim nos dois dias do ano passado e estou muito feliz em voltar este ano e ver que está ainda melhor. Também virei no domingo e acho um excelente evento, que deve ser bem divulgado. Todo mundo que gosta de rock deve comparecer”, falou a nutricionista Lívia Rocha.

Confira a programação de domingo, dia 31.

- 14h: Decreto Federal
- 15h: Noname
- 16h: Estilo Acústico
- 17h: A Corte
- 18h: Proforce
- 19h: Esquadrão Zero
- 20: Analise Central
- 21h: Zero Ora
- 22h: Judgement
- 23h: Motoserra

Fotos: Sergio Fortuna

Exposição retrata 250 anos do surgimento do povoado de São Sebastião da Barra Mansa




A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, em parceria com o Sistema Firjan, através do Sesi - Barra Mansa e do Sesi Cultural – RJ, com o apoio da Academia Barramansense de História (ABH), inaugurou na noite da última sexta-feira, dia 29, a exposição dos ‘250 anos do surgimento do povoado de São Sebastião da Barra Mansa’, celebrado no dia 30. O evento contou com as apresentações da Orquestra de Jazz, do Projeto Música nas Escolas, e do cantor Marco Vieira. Estiveram presentes na inauguração, secretários municipais, o presidente da Câmara de Vereadores, Marcelo Borges, e representantes das entidades parceiras do evento.

Além da abertura da mostra, o evento marcou os 15 anos do Centro de Cultura Fazenda da Posse, celebrado dia 20 de agosto. A exposição conta com 50 fotografias do acervo da ABH, que retratam a década de 20 até meados da década de 70. “As obras mostram um pouco da história de Barra Mansa, como carnavais, desfiles, encontros políticos e sua geografia. São memórias da criação de uma cidade”, falou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.

“Devemos um agradecimento especial às entidades que apoiaram a restauração da Fazenda da Posse e possibilitaram que ela se tornasse uma unidade cultural no município”, enfatizou o superintendente da Fundação de Cultura, acrescentando que Barra Mansa ganhará novos projetos para a promoção da cultura municipal, como uma futura instalação de uma sede própria para a Academia Barramansense de História, e a volta do Instituto Clécio Penedo, além de um museu municipal. “Não medimos esforços para fomentar e resgatar a história e a cultura de Barra Mansa”, ressaltou Chiesse.

Durante o evento, o presidente da Representação Regional do Sistema Firjan no Sul Fluminense, Edvaldo Carvalho Xavier, pode contar um pouco da história da Fazenda da Posse e todas as dificuldades para a sua restauração. “Manter a verba para a execução da restauração da Fazenda da Posse foi uma grande dificuldade, mas cada esforço é compensado quando podemos observar a unidade cultural que a fazenda se tornou”, comentou Edvaldo.

Os presentes puderam participar, ainda, do lançamento do livro de cronologia histórica, ‘250 anos do surgimento do povoado de São Sebastião da Barra Mansa’, do presidente da ABH e historiador, Nikson Salem. A obra, descrita de forma cronológica aos seus acontecimentos, destaca dados da origem de Barra Mansa, seu desenvolvimento, população e cultura. “O livro visa preservar e divulgar a história do município, frisando seus acontecimentos históricos, como o ciclo do café, a ferrovia, industrialização e fundação dos seus principais prédios. Aprofundamos os temas para que os munícipes possam conhecer um pouco de toda a história que rege a criação e o desenvolvimento de Barra Mansa”, explicou o autor do livro, ressaltando ainda que novos projetos estão sendo desenvolvidos, como a história do Barra Mansa Futebol Clube. “Retrato no livro eventos importantes ao município, que poucas pessoas conhecem. É uma forma de estimular e manter viva a memória da cidade”, finalizou Nikson Salem.

A exposição segue até o dia 20 de Setembro. A entrada é gratuita. As visitações acontecem de terça-feira a sábado, das 11h ás 17h. As escolas interessadas podem agendar atividades e visitas orientadas ao Centro Cultural.  O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3322-3855 ou pelo email: fazendadaposse@uol.com.br. O Centro de Cultura Fazenda da Posse fica na Rua Dario Aragão, n° 2, Centro. 

Fotos: Sergio Fortuna