segunda-feira, 28 de março de 2016

Barra Mansa terá tradicional encenação da Paixão de Cristo, em Rialto


33º edição do evento será realizada na Sexta-Feira Santa

Nesta sexta-feira, dia 25, o distrito de Rialto, em Barra Mansa, recebe a tradicional “Encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo”. O evento é organizado pela associação de moradores do distrito com apoio da prefeitura, por meio da Fundação de Cultura. O espetáculo iniciado em 1983, chega este ano à sua 33ª edição e conta com recursos de som e iluminação para a apresentação.

A encenação da Paixão de Cristo terá início às 13h, na praça do distrito, percorrendo posteriormente as ruas da localidade, com previsão de término as 22h. De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura Cláudio Chiesse, a apresentação conta com 150 artistas locais. “O espetáculo recria a trajetória de Cristo em terra, com cenas realistas, como no momento do batismo, que ocorre às margens do Rio Bananal, emocionando o público presente” contou Chiesse.

A expectativa é que cerca de três mil pessoas prestigiem o espetáculo, que tem o apoio da Guarda Municipal, da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A encenação itinerante é gratuita e tem classificação livre. “Damos apoio para que não se perca os eventos tradicionais municipais, principalmente uma festa reconhecida por toda população barramansense”, disse o superintendente, ressaltando ainda que no local haverá praça de alimentação, além de ônibus em horários extras, do Centro para o distrito.

FOTOS: Gabriel Borges

quarta-feira, 23 de março de 2016

Barra Mansa se prepara para receber a Tocha Olímpica


Município foi um dos escolhidos para a passagem do símbolo dos Jogos Olímpicos

Barra Mansa é um dos 42 municípios do estado do Rio de Janeiro incluídos na rota de revezamento da Tocha Olímpica Rio 2016. A Tocha passará pela cidade no dia 28 de julho e o esquema para receber o grande símbolo dos Jogos Olímpicos já está sendo preparado pela prefeitura. Na manhã desta terça-feira, dia 22, secretários municipais e coordenadores se reuniram para tratar sobre o evento.

“Esse será um grande dia para nossa cidade. Sediar os Jogos Olímpicos é um orgulho para nosso país e Barra Mansa está muito feliz em fazer parte dessa história. Estamos preparando tudo com bastante cuidado para que a passagem da Tocha Olímpica seja um momento único e inesquecível para o município”, afirmou Ricardo Rosas, gerente da força-tarefa do revezamento em Barra Mansa.

A Chama Olímpica é um importante símbolo na história dos JogosOlímpicos e representa a paz, a união e a amizade. É conduzida através das Tochas, em um grande revezamento que leva a mensagem Olímpica para além da cidade-sede e que termina com o acendimento da pira na Cerimônia de Abertura dos Jogos, que este ano ocorrerá na cidade do Rio de Janeiro, no dia 5 de agosto. “Estamos fazendo essas reuniões há um ano. Já conversamos com os organizadores e com a Força Nacional. A passagem da Tocha por Barra Mansa será um evento de grande porte, e por isso, é tão importante o envolvimento de todas as secretarias”, explicou Ricardo.

Em Barra Mansa o percurso de revezamento começará no bairro Jardim Boa Vista e terminará na Estamparia. Na Praça da Matriz será montada uma estrutura onde a Tocha Olímpica será mostrada à população. “Além da nossa população vamos receber um fluxo de visitantes muito grande. A comitiva que acompanha a Tocha, imprensa, patrocinadores e mais as pessoas da região que vão acompanhar o percurso. Estamos trabalhando muito para garantir que tudo ocorra dentro do planejamento e a passagem da Tocha seja um sucesso”, concluiu Moisés de Paula Freitas, comandante da Guarda Municipal de Barra Mansa.

FOTOS: Gabriel Borges

segunda-feira, 21 de março de 2016

Centro de Cultura de Barra Mansa recebe exposição de Angela Maria Pinto Ribeiro



Barra Mansa recebe até o dia 31 de março a exposição “E a vida continua... Grandes Mestres pintores do passado – Pintura Mediúnica”, por Angela Maria Pinto Ribeiro. A mostra expõe 60 pinturas em acrílico sobre tela e quatro desenhos a crayon, técnica de gravuras a lápis. As obras foram doadas ao grupo ‘Acolher’ por familiares da pintora, após o seu falecimento. A exposição está no Centro de Cultura Estação das Artes, no Centro. 

De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Claudio Chiesse, a exposição é realizada como forma de ação beneficente. “As pinturas podem ser vendidas, e toda a renda será revertida para trabalhos sociais do grupo”, informou Chiesse, convidando a população para visitar o Centro de Cultura. 

A exposição ficará aberta de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Escolas, grupos e instituições devem agendar antecipadamente as visitas pelo telefone (24) 3323-0496 ou pelo emailestacaodasartes@bol.com.br. O Centro de Cultura Estação das Artes fica na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro. A entrada é gratuita.

Fundação de Cultura de Barra Mansa apóia evento para mulheres no Corredor Cultural


Neste domingo, dia 20, o Corredor Cultural receberá ações em alusão ao Dia Internacional da Mulher (08 de março). O evento realizado por meio da União Brasileira de Mulheres do município de Barra Mansa, com o apoio da Fundação de Cultura, contará com show da banda Maria Bunita, a partir das 11h. Além da apresentação, haverá exposição de arte, declamação de poesia e uma pequena palestra, com o tema 'Liberdade financeira para as mulheres'.

De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, um vasto repertório de Música Popular Brasileira, que passa por Zeca Cabaleiro, Roberta Sá e Os Paralamas do Sucesso, será apresentado. “A população poderá contar ainda com a Feira de Artesanato, com a venda de produtos de pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária, entre outros”, informou Chiesse.

Segundo a representante da Banda Maria Bunita, Elen Monteiro, o momento é importante para o fortalecimento das mulheres. “Trabalhamos para a quebra de estereótipos, com um momento de conscientização da população”, declarou ela. O evento será realizado no Corredor Cultural, localizado na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário.

sexta-feira, 4 de março de 2016

'II Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher' será realizada neste domingo em Barra Mansa



A secretaria de Juventude, Esporte e Lazer de Barra Mansa promove neste domingo, dia 06, a 'II Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher', em Barra Mansa. A largada está marcada para as 9h no Corredor Cultural, próximo ao Parque Centenário, no Centro. As inscrições terminam nessa sexta-feira, dia 04.
Serviço
Data: 06 de março de 2016 (Domingo)
Horário: 9h
Local: Corredor Cultural
 (largada)

Corredor Cultural terá feira de adoção de animais


O evento acontece de 8h às 13h em Barra Mansa

Neste sábado, dia 05, de 08h às 13h, as Organizações não Governamentais Arca de Noé, APA (Associação de Proteção Animal), Planeta dos Animais e Late e Mia, com o apoio da Fundação de Cultura e Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, realizam uma feira de adoção de animais adultos, no Corredor Cultural, em Barra Mansa.

Serão, aproximadamente, 30 animais já vacinados e vermifugados. De acordo com a presidente da ONG Arca de Noé, Renata Castro, o intuito da ação é a adoção dos animais que se encontram em idade adulta e possuem menos procura na hora da adoção. “Queremos mostrar a importância de adotar um animal maduro, já que normalmente a população opta por um filhote, mas os adultos possuem todo o tratamento de saúde necessário e até mesmo a questão comportamental amadurecida para a adoção”, declarou Renata. 

Para o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, a feira ajuda às associações na realização de adoções, que são importantes para a qualidade de vida do animal e também alerta para as questões de abandono. “Devemos lembrar que os cães e gatos já estão castrados e os que ainda não puderam passar pelo procedimento, estão agendados para a castração em breve”, informou Chiesse, acrescentando que quem não puder adotar, mas quiser colaborar com as ongs pode ajudar com doação de ração, cobertor, produtos de limpeza e jornais usados.

Os interessados em adotar algum animal devem ser maiores de 18 anos e apresentar original e cópia do RG e CPF, além de comprovante de residência. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário.

Eventos comunitários agitam Barra Mansa neste domingo, dia 06



A população de Barra Mansa pode aproveitar o domingo, dia 06, para participar dos eventos comunitários das associações de moradores dos bairros Boa Vista II, São Carlos, Vista Alegre e São Francisco. Os eventos têm apoio da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura e da Guarda Municipal.

Programação:

- 14h às 22h: Domingo Alegre - Rua João Xavier Itaborai, Boa Vista

- 13 às 22h: Domingo Alegre Sertanejo - Rua das Flores, bairro Vista Alegre

- 15h às 22h: Feira da Roça - Rua Horácio Silva, bairro São Francisco