sexta-feira, 18 de dezembro de 2015

Barra Mansa recebe ‘Caravana Coca Cola’ nesta sexta-feira, dia 18

A ‘Caravana Coca Cola’ vai passar pelas ruas de Barra Mansa nesta sexta-feira, dia 18. Os caminhões iluminados da empresa chegarão ao município a partir das 19h. O trajeto começa no bairro Bocaininha, passando pelas Avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite, no Centro. Todo o percurso da caravana será acompanhado por agentes da Guarda Municipal, que fará o controle do trânsito. 

‘Mostra Cênica Primeiro Sinal’ começa nesta sexta-feira, dia 18, em Barra Mansa


Barra Mansa recebe nesta sexta-feira, dia 18, a partir das 19h, a 'Mostra Cênica Primeiro Sinal’, do Coletivo Teatral Sala Preta. O evento acontece na Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, que fica no Parque da Cidade Natanael Geremias. O evento, que conta com o apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa, reúne jovens artistas amadores em apresentações de teatro e dança.

De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, a programação da mostra segue até domingo, dia 20. “É uma ótima oportunidade para a população prestigiar artistas da nossa cidade e região”, disse Chiesse. O ingresso para os espetáculos custa R$ 5 e a classificação etária é de 16 anos. O Parque da Cidade Natanael Geremias fica situado na Rua Prefeito João Chiesse Filho, no Centro.

Programação:

Dia 18 (sexta-feira)
- 19h: Ballare, com Leonardo Reis
- 20h: Espetáculo ‘Sonhos’, de Os Cadáveres Esquisitos

Dia 19 (sábado)
-19h: Seleção de esquetes da Cia. Calegari

Dia 20 (domingo)
- 19h: Espetáculo ‘O Parturião’, do curso Sala Preta

Festa natalina acontece neste domingo, dia 20, na Vista Alegre, em Barra Mansa



Associação de Moradores da Vista Alegre, com o apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa, promove neste domingo, dia 20, a terceira edição da festa natalina do bairro. O evento, que acontece na Rua José Jorge dos Reis Meireles, é gratuito e voltado para crianças. Haverá brinquedos e apresentações de música. 

Banda de São Sebastião se apresenta neste domingo, dia 20, no Corredor Cultural de Barra Mansa



Neste domingo, dia 20, o Corredor Cultural de Barra Mansa recebe a tradicional Banda de São Sebastião. A apresentação acontece com o apoio da Fundação de Cultura, a partir das 10h. O repertório estará repleto de clássicos da Música Popular Brasileira e cantigas natalinas. O evento é gratuito e a classificação é livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário. 

quinta-feira, 17 de dezembro de 2015

Mãos que encantam: Coral de Libras do Projeto Música nas Escolas é ferramenta de inclusão


O principal objetivo do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é educar através da música. Ao colocar este objetivo em prática, o projeto realiza uma verdadeira revolução na cidade, onde cada aluno da Rede Municipal de Barra Mansa é inserido no cenário musical desde a pré-escola. Este processo de formação musical realizado pelo Projeto torna-se uma importante ferramenta de inclusão social.
A professora de musicalização infantil, Priscila Faria de Oliveira Santos, percebeu esta possiblidade de utilizar a música como ferramenta de inclusão ao ministrar aulas pelo Projeto no Colégio Municipal Pref. Marcello Drable. Nas aulas que realizava no colégio, um polo de inclusão, Priscila se frustrava ao constatar que os alunos surdos não acompanhavam as aulas de musicalização. Propôs, então, à direção da Unidade Escolar e ao Projeto a criação de um Coral de Libras. A diretoria do Colégio Municipal Pref. Marcello Drable e o Projeto Música nas Escolas apoiaram a ideia de Priscila, nascendo assim em 2015, o Coral “Mãos que encantam”.
O coral ensaia no intervalo dos turnos do colégio e já conta com 26 integrantes, de 08 a 17 anos. Para a inclusão ser completa, o “Mãos que encantam” é formado por surdos, mudos e alunos ouvintes, que têm conhecimento de Libras. Os integrantes expressam três músicas através da linguagem de sinais, que foram adaptadas por Priscila, em conjunto com a intérprete Dayana Aparecida Francisco de Souza.
-Precisamos adaptar a música para a Libras, de maneira que faça sentido para os alunos e eles não apenas sejam repetidores dos sinais, mas, principalmente, sintam a música e cantem com toda a expressão. É um trabalho complexo, mas que vem apresentando resultados surpreendentes – afirma Priscila.
E estes resultados são demonstrados pela socialização dos alunos, interesse pelo mundo da música, que os levam a querer aprender instrumentos. Lara de Araújo Lima da Silva quer tocar violino, Grazieli Campos Rodrigues tem interesse na flauta, mas, principalmente, no orgulho que os pais e familiares sentem. Vanessa Pedrosa Campos Rodrigues, mãe de Grazieli conta que a família toda aprendeu a falar em Libras.
-A Grazieli começou a se apresentar em Libras na igreja que frequentamos e já se apresentou o Hino Nacional. É sempre muito emocionante e ajuda na sua socialização, tanto que ela já pediu para ir à escola sozinha. Mesmo preocupados, mas não em razão dela, mas sim pela violência geral, nós a autorizamos e colocamos todas as informações de contato na carteirinha do passe escolar. Acreditamos na independência dela acima de tudo – afirmou Vanessa.
Os laços que unem os integrantes do coral ultrapassaram o portão da escola e todos são amigos. Recentemente, no aniversário de 15 anos de Maria Fernanda Alves Martins, participante do coral, eles apresentaram uma música.
-Foi uma festa muito emocionante, eles preparam esta surpresa que deixou todos os presentes de boca aberta. A Maria Fernanda é um exemplo para toda nossa família e tem um futuro promissor pela frente – disse emocionada, Sônia Maria Alves Martins de Oliveira, avó de Fernanda.
Os alunos do coral conheceram a Sede do Projeto Música nas Escolas e participaram de ensaios da Orquestra Sinfônica e da Banda Sinfônica de Barra mansa. A percussão, com seu som vibrante, impressionou os alunos, que ficaram descalços para sentir a música e os instrumentos da orquestra. No ensaio da banda, os alunos tiverem contato mais próximo com os instrumentos, tocando-os e aprendendo como funcionam. A experiência os aproximou ainda mais da música. A intérprete reforçou a importância do ensino de Libras não apenas para os surdos.
-Libras é a segunda língua do país e mesmo assim não é tão difundida. Temos uma carência enorme de profissionais com conhecimento na língua e precisamos cada vez mais difundi-la a todos, para que a inclusão ocorra naturalmente – salientou Daiana.
Projeto Música nas Escolas
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.       
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura. A  gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 14 de dezembro de 2015

Exposição 'Tributos - Mostra de Arte Urbana Colaborativa' é aberta em Barra Mansa



O Centro de Cultura Fazenda da Posse, em Barra Mansa, recebe até o dia 31 de janeiro, a exposição 'Tributos - Mostra de Arte Urbana Colaborativa' dos artistas Andrey Rossi , Aurélio Peluso, Cadumen, Erico Vinícius, Flávio Benno, Fugitivos, Galo, Isabel Carneiro, João Bosco Millen, Marcelo Colares, Ozi, Pablo Matisse, Preto, Rage, Rui, Russo, Thathá Grafite e Vanessa Gerbelli. A exposição, que tem a curadoria de Luiz Augusto Mury e Sônia Campaner, é parte de um projeto desenvolvido na PUC SP pelo artista barramansense João Bosco Millen, como forma de homenagear o americano Jaspers Jonh

De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, a mostra é a soma de olhares artísticos de diferentes regiões brasileiras. “São 90 obras, entre pinturas, fotografias e colagens, em diversos tamanhos, além de vídeos sobre a produção artística da exposição”, contou Chiesse, ressaltando que a entrada é gratuita. 

As visitas ao Centro de Cultura Fazenda da Posse acontecem de terça-feira a sábado, das 11h às 17h. As escolas interessadas podem agendar atividades e visitas orientadas ao Centro de Cultura. O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3322-3855 ou pelo email: fazendadaposse@uol.com.br. O Centro de Cultura Fazenda daPosse fica na Rua Dario Aragão, n° 2, Centro.

quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Barra Mansa recebe intervenção urbana com o projeto 'Posso Dançar pra Você'


Apresentação acontece nesta sexta-feira, dia 11, e a oficina ocorre no sábado, dia 12

Na próxima sexta-feira, dia 11, às 16h, Barra Mansa recebe o projeto 'Posso Dançar pra Você'. A apresentação será na Praça da Liberdade, no Centro. O projeto é realizado com o apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa, por meio da Cia Domínio Público e é financiado pela secretaria estadual da Cultura. O objetivo é apoiar projetos de circulação de espetáculos de artes cênicas para as ruas. No sábado, dia 12, às 9h, haverá ainda uma oficina relacionada ao tema e, em seguida, intervenção urbana na Praça da Liberdade.

O projeto já realizou mais de 100 apresentações e percorreu seis estados brasileiros. “Temos o imenso prazer de receber esse lindo projeto, que prevê a difusão da arte, por meio da intervenção urbana e dança contemporânea”, declarou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse. O programa é idealizado para espaços públicos, com o intuito de unir e compreender o cotidiano e o poético, a partir dos acontecimentos urbanos e seus autores.

Durante a intervenção ocorre uma ligação sensível entre os bailarinos, o público e o espaço, com a reformulação de acordo com as diferenças culturais, geografias e  arquiteturas, além do cotidiano de cada cidade. “As cidades foram escolhidas como forma de descentralizar a oferta cultural”, declarou o superintendente, pedindo que a população aproveite a oportunidade e participe de forma ativa da intervenção.

Oficina / Intervenção Urbana – Aberta a todos os interessados nas áreas da dança, teatro, expressão e movimento, além de estudantes de linguagens artísticas, atores, bailarinos e performers. A oficina é para maiores de 15 anos, com duração de três horas. O evento é gratuito e as vagas são limitadas. A oficina acontece na Estação das Artes, localizada na Rua Orozimbo Ribeiro.

As inscrições devem ser realizadas por meio de carta de apresentação para o e-mail oficina@ciadominiopublico.com.br.



Imagens: Divulgação

Começa 3ª Feira do Livro de Barra Mansa com foco na literatura Infantil e Infanto-juvenil


Teve início nesta quarta-feira, dia 09, e vai até domingo, dia 13, a terceira edição da Feira do Livro de Barra Mansa. O evento acontece na Gare da Estação, no Centro, das 09h às 18h, tem o foco, desta vez, a literatura infantil e infanto-juvenil. O projeto é uma parceria da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, com livrarias da cidade. A intenção é proporcionar oportunidade para a população adquirir livros com preços populares, que variam de R$ 4 a R$ 49.

“A feira, por ser do segmento infantil, possibilita as crianças o ingresso à leitura, por isso é importante que os pais incentivem os pequenos, para que cresçam bons leitores. Além disso, dá chance aos moradores de comprar bons livros com preços baixos. É ainda uma ótima opção para presentear no Natal”, declarou o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse.  

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Biblioteca de Barra Mansa disponibiliza pesquisa de acervo online


Cerca de 16 mil livros estão disponíveis para busca no site

A população de Barra Mansa conta com plataforma digital para pesquisas e reserva de livros na Biblioteca Municipal Prof. Adelaide da Cunha Franco. Por meio do site da biblioteca na internet (http://fcbm.contempory.comos usuários cadastrados podem pesquisar títulos e solicitar reserva para empréstimo de aproximadamente 16 mil livros, revistas e periódicos.
“O site está no ar desde 2012 e nossa expectativa é que até o final de 2016 todos os 30 mil títulos da biblioteca já estejam cadastrados no sistema”, estima o superintende da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse. Ao se cadastrar no site, o usuário recebe login e senha e tem acesso à ferramenta de pesquisa e reserva. Além disso, recebe emails com lembretes de data de entrega e da liberação do livro para empréstimo.
Segundo Chiesse, a Biblioteca Municipal Prof. Adelaide da Cunha Franco faz empréstimo gratuito de cerca de 500 títulos por mês. Os interessados devem se cadastrar na biblioteca, apresentando RG e comprovante de residência. A biblioteca funciona de segunda-feira a sexta-feira, de 8h às 17h, no Palácio Barão de Guapy (Rua Custódio Ferreira Leite, 01), no Centro. “No local, há um espaço destinado aos jovens e pequenos leitores, com livros dos mais variados gêneros. Os deficientes visuais também têm acesso áudio-livros e livros em braile.

terça-feira, 8 de dezembro de 2015

10ª Roda de Rima de Barra Mansa acontece na terça-feira, dia 08



Na próxima terça-feira, dia 08, acontece a 10ª edição da Roda de Rima de Barra Mansa. O evento cultural será realizado de 19h às 23h, na Praça da Liberdade, no Centro. Durante a 10ª edição, denominada especial Tomada Urbana ato VII, haverá apresentações de Reggae, Dub, Ragga, Hard Core, Hip Hop e batalhas de MC's. A programação conta ainda com microfone aberto, batalha da rataria e shows do Projeto Consonância – MG, Ju Dorotea, Buero Rep, com discotecagem com o Emerick Beats e a apresentação do mestre de cerimônia, Thomaz Weed. O evento é gratuito e os interessados em participar das batalhas podem se inscrever na hora. 

segunda-feira, 7 de dezembro de 2015

Natal é aberto oficialmente em Barra Mansa


Papai Noel recebe a chave da cidade e faz a alegria de centenas de crianças

Olhinhos curiosos e iluminados. Poderia até ser o reflexo da iluminação de Natal da Praça da Liberdade, no Centro, mas era a magia do Natal envolvendo as centenas de crianças que foram até o local para ver o Papai Noel. A presença do bom velhinho deu um ar especial à abertura do Natal dos Sonhos 2015, promovido pela prefeitura de Barra Mansa e pela CDL BM (Câmara de Dirigentes Lojistas), em parceria com a Aciap BM (Associação Comercial, Industrial e Agropastoril) e Sicomércio Barra Mansa (Sindicato do Comércio varejista de Barra Mansa, Quatis e Rio Claro). 

Alunos de escolas municipais e do projeto Música nas Escolas participaram do desfile de abertura, que marcou o início do natal na cidade, na Avenida Joaquim Leite. O coral CUME (Corais Unidos Metodista) realizou uma apresentação com músicas natalinas. O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Antônio César e Silva, o Tuca, entregou a chave da cidade para o Papai Noel, que também participou do desfile na principal avenida do Centro. “A decoração de Natal está linda. Mesmo em tempos de crise nacional, não poderíamos deixar de fazer essa festa, pois as crianças vivem também de magia e não poderiam perder esse momento. Esse é um presente para as crianças barramansenses”, afirmou Tuca, explicando que o prefeito Jonas Marins, não pôde comparecer por motivo de doença.

O presidente da CDL BM, Alício Camargo, falou sobre a importância de realizar as compras natalinas na cidade. “Temos um comércio completo e pessoas que amam Barra Mansa, que produziram essa festa hoje e uma decoração linda. Foi um trabalho em conjunto que resultou no que hoje estamos vendo.Estamos virando uma página em relação ao Natal em nossa cidade, portanto, façam suas compras em nosso comércio”, convidou Alício.

Para Rosane Camargo, mãe da pequena Isadora, de quatro anos, a festa trouxe um novo clima ao município. “Estamos passando por um período complicado em nosso país. As pessoas, pelas ruas, andam de cara feia, sem abrir sorrisos. Hoje, foi possível presenciar um momento lindo de paz, de felicidade. Ver esse sorriso no rosto da minha filha não tem preço”, afirmou a dona de casa.

A programação natalina segue até o dia 22 de dezembro. Confira:

09/12 – 19h – Apresentação do Quarteto de Cordas / Jazz das Escolas Municipais dr. Elvino Alves Ferreira, Washington Luiz, Geraldo Osório, Iracema Pamplona Chiesse e EDC Monteiro de Barros.
10/12 – 19h – Apresentações do Coral, Orquestra e Dança Livre da Escola Municipal Rotary Club

11/12 – 19h – Apresentação da Banda Sinfônica

16/12 – 19h – Apresentações do Quinteto de Metais, Camerata e Ballet Clássico do Colégio Municipal Marcello Drable.

17/12 – 19h – Apresentações do grupo Dança e Magia e Grupo de Percussão

18/12 – 19h – Apresentação de Jazz

19/12 – 19h – Apresentação de Coral

21/12 – 19h – Apresentação do Coral da Igreja Batista

22/12 – 19h – Cantata de Encerramento

Todas as apresentações serão realizadas na Praça da Liberdade, no Centro. Nos dias 09 e 16/12 haverá passeios de trenzinho gratuitos, de 19h às 20h. Nos dias 06, 13 e 20/12, os passeios serão realizados das 10h às 11h.

 FOTOS: Cris Oliveira

Feira do Artesanato de Barra Mansa tem programação especial de Natal



Artigos com valores a partir de R$ 4 são opções diferentes e baratas de presentes

A Feira do Artesanato de Barra Mansa preparou uma programação especial para que a população possa realizar suas compras de Natal. Os visitantes poderão comprar artigos como pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária, entre outros. Ao todo, 29 artesãos, apoiados pela Fundação de Cultura de Barra Mansa, participam da feira, que vai acontecer neste mês de dezembro, nos seguintes locais: Na próxima sexta-feira, dia 11, na Praça da Matriz, de 8h às 16h. De segunda-feira, dia 14, a sexta-feira, dia 18, a Feira do Artesanato acontece de 09h às 18h, na Gare da Estação, no Centro. No sábado, dia 19, a feira será realizada de 08h às 16h, no mesmo local e na segunda-feira, dia 21, a feira volta a acontecer na Praça da Matriz, de 08h às 16h.

Com o horário de funcionamento ampliado, a expectativa dos artesãos é enorme. “Mesmo com a crise financeira que estamos passando, esperamos ter um bom lucro com a venda. Na feira, a população pode comprar produtos num preço acessível e de boa qualidade. Toda a família pode ser presenteada, mesmo que seja uma simples lembrança”, disse a artesã Vanessa Machado de Freitas, moradora do São Pedro. Segundo a artesã Ângela Maria Bento, do bairro Piteiras, a feira serve não apenas para vendas, mas também como vitrine de produtos. “Com a visibilidade que temos com a feira, recebemos encomendas e, nessa época do ano, somos bem solicitadas”, acrescentou, informando ainda que, no período natalino, as vendas aumentam de 80 a 100%, em comparação aos outros meses.

Os valores variam de R$ 4 a R$ 150 e, além dos artigos de decoração e customização, a população pode encontrar ainda materiais natalinos, como panos de pratos, guirlandas, bonecos de pano de Papai Noel, Rena, Bonecos de neve entre outros. Uma opção saborosa é a novidade deste ano: doces gourmet personalizados. Há possibilidade de presentear e também de deixar a festa mais bonita e gostosa.

A programação especial de Natal começou nesta sexta-feira, dia 04, na Praça da Matriz, no Centro. “O objetivo é dar visibilidade ao trabalho das nossas artesãs, com um espaço adequado para a exposição dos produtos”, declarou Chiesse. Segundo a visitante Eugênia Corrêa, de 76 anos, a feira é uma ótima opção de presentes para toda família. “Como os preços estão razoáveis, podemos comprar uma coisinha simples pra cada familiar, sem estourar o orçamento mensal”, concluiu a aposentada.

Foto: Gabriel Borges

Comemoração em alusão ao Dia Nacional do Samba acontece neste domingo, dia 06



Neste domingo, dia 06, a partir das 11h, o Corredor Cultural de Barra Mansa recebe a comemoração em alusão ao Dia Nacional do Samba, dia 02 de dezembro. O evento que conta com o apoio da Fundação de Cultura, receberá o grupo Papo de Samba, interpretando grandes nomes do samba de raiz, como João Nogueira, Martinho da Vila, Paulinho da Viola, Beth Carvalho, Cartola, Nelson Cavaquinho, entre outros.
Será um lindo momento de reconhecimento do samba, com canções que fazem alusão a toda trajetória do estilo musical que leva a identidade brasileira” disse o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, convidando a população a participar do evento. Além das apresentações, ainda acontecerá um momento de homenagem com entrega de certificados e placas aos membros reconhecidos do samba na nossa região, como Dona Paula da Chacrinha, Aparecida Targino da Unidos da Santa Clara, Dona Sebastiana – compositora, Gilbertinho da Cuica, Tia G, Cuca da Cuica, entre outros.

O evento é gratuito e a classificação é livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário. 

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

Centro de Cultura Estação das Artes recebe exposição 'Arquetípica'



A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, realiza nesta sexta-feira, dia 04, às 20h, no Centro de Cultura Estação das Artes, a abertura da exposição 'Arquetípica'. A mostra expõe 17 aquarelas, nos formatos A4, A1, 30x40 cm e 37x50 cm, da artista Ludmila Vilarinhos.
De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, a técnica usada expõe o contraste das cores. “A obra da artista apresenta um mundo repleto de significações, com imagens simbólicas que redesenham o real cotidiano segundo sua narrativa e olhar”, disse. A exposição ficará aberta ao público até o dia 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Escolas, grupos e instituições devem agendar antecipadamente as visitas pelo telefone (24) 3323-0496 ou pelo email estacaodasartes@bol.com.br. O Centro de Cultura Estação das Artes fica na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro. A entrada é gratuita.

quarta-feira, 2 de dezembro de 2015

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta em Brasília



A OSBM realiza o encerramento do Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural, nesta quinta-feira
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa continua a conquistar o país com sua música. Depois de apresentações em São Paulo e Rio de Janeiro, a OSBM encerra o ano de 2015, em que comemora seus dez anos nos palcos de Brasília. Na quinta-feira, 03 de dezembro, os músicos da orquestra, sob a regência do maestro Vantoil de Souza, fazem o encerramento do Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural. A apresentação da OSBM acontece no Teatro Plínio Marcos, na sede da Funarte.
O convite para encerrar o seminário partiu do Ministério da Cultura, que organiza o evento em convênio com a Universidade Federal Fluminense – UFF. O seminário acontece dos dias 01 a 03 de dezembro, e recebe cerca de 500 representantes de escolas de arte, centros de formação, universidades  e institutos federais para discutir a formação artística e cultural no Brasil.
Durante o evento, acontecem grupos de discussão e mesas de debates sobre diversas vertentes do assunto, originando ao final a “Carta de Brasília”. Intercaladas à programação do seminário, acontecem apresentações de diversos grupos e artistas oriundos de escolas e centros de arte, corroborando a importância da formação artística para a cultura no país.  
Em 2015, é a segunda vez que o Projeto Música nas Escolas tem seu trabalho representado em Brasília. Em abril, o diretor artístico do projeto e maestro titular da OSBM, Vantoil de Souza, participou do Congresso Internacional de Gestão e Inovação do Setor Público. O projeto foi escolhido como referência em inovação,  por seu método inovador, desenvolvido antes mesmo da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas públicas.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Encerramento do Seminário Nacional de Formação Artística e Cultural com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Data: 03 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 17h30
Local: Teatro Plínio Marcos/FUNARTE
Endereço: Eixo Monumental, Setor Divulgação Cultural – Brasília – DF