quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Projeto Música nas Escolas apresenta sua arte nos desfiles cívicos de Barra Mansa


O Projeto Música nas Escolas participa de todos os desfiles cívicos de Barra Mansa, em comemoração ao Dia da Independência, apresentando o trabalho realizado nas escolas e em sua sede. Além das bandas, que fazem a trilha sonora dos desfiles, se apresentam, também, os alunos de ginástica rítmica e alunos das escolas municipais que participam do Projeto.
O primeiro desfile acontece na sexta (28), no bairro Boa Sorte. Com início às 8h30, os desfiles seguem pelas diferentes regiões da cidade, nos bairros: Nove de Abril, Santa Clara, Vista Alegre, Saudade e Vila Nova. Durante estes desfiles, a trilha sonora fica por conta da Banda Infantil e da Banda Sinfônica, que se revezam e apresentam dobrados, compostos especificamente para o deslocamento em desfiles, e hinos que emanam o sentimento cívico. Os alunos e professores nas escolas localizadas nos bairros onde ocorrem os desfiles também apresentam toda a arte desenvolvida pelo Projeto.
No Dia da Independência acontece o desfile de encerramento, no Centro da cidade. A Banda Marcial do Projeto, hexampeã nacional no concurso da CNBF, faz a abertura do desfile, com toda sua imponência e beleza. O Projeto reúne, então, em um pelotão repleto de arte, seus alunos de diversos instrumentos, alunos de ginástica rítmica, grupos e bandas formados dentro das escolas.A Banda Sinfônica e a Banda Infantil se apresentam dando o tom musical a todo desfile
 Os músicos e dançarinos que participam dos desfiles são alunos e monitores no Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, referência de gestão e  educação musical do país. O Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.            
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, Grupo Toniato e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Projeto Música nas Escolas nos Desfiles Cívicos de Barra Mansa

Banda Infantil
Data: 28 de agosto (sexta-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Boa Sorte

Banda Infantil
Data: 31 de agosto (segunda-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Nove de Abril

Banda Sinfônica
Data: 01 de setembro (terça-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Santa Clara

Banda Sinfônica
Data: 02 de setembro (quarta-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Vista Alegre

Banda Sinfônica
Data: 03 de setembro (quinta-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Saudade

Banda Sinfônica
Data: 04 de setembro (sexta-feira)
Horário: 08h30
Bairro: Vila Nova

Banda Sinfônica, Banda Infantil e Banda Marcial
Data: 07 de setembro
Horário: 08h30
Bairro: Centro 

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Corredor Cultural recebe Feira Afro


Barra Mansa recebeu neste sábado, dia 22, a Feira Afro, no Corredor Cultural, no Centro. O evento foi realizado pelas instituições Unegro, Pastoral Afro, OICN, Associação Mulher e Cidadania BM, Casa de Cultura, Casa dos Conselhos e Ubuntu, com o apoio da prefeitura de Barra Mansa. Durante a feira foram promovidas oficinas de tranças e turbantes, capoeira, jongo, hip hop, orientações jurídicas acerca de preconceito, racismo e injúria racial. Também foi servida uma feijoada beneficente, cuja renda será revertida para a participação de mulheres negras do município na marcha Nacional das Mulheres Negras, que será realizada no dia 18 de novembro, em Brasília.
“Um dos objetivos da feira e angariar renda para contribuir com o pagamento do transporte e despesas das mulheres que irão a Marcha da Mulher Negra, em Brasília, pois queremos que 40 representantes de Barra Mansa estejam presentes ao evento. Outra finalidade da feira é destacar nossa cultura e mostrar que temos muitas coisas belas oriundas da comunidade negra”, informou Dalva de Oliveira, que faz parte da comissão organizadora do evento.
Clarisse Avila, que faz parte da organização do evento, destacou a importância de divulgar a cultura negra para o município. “Nós queremos parar de falar de racismo, pois queremos que os negros deixem de ser menosprezados ou vitimas de preconceito. Temos uma historia muito rica e tenho essa esperança de que ainda vou poder ver o fim desta doença que é o preconceito”, declarou Clarisse.
Ela ressaltou a importância do apoio da prefeitura para a realização do evento. “A prefeitura esta dando muita força para os eventos que estamos promovendo, tanto que nossa marcha municipal foi lançada oficialmente no gabinete do prefeito Jonas Marins. Ele abriu o gabinete e nos forneceu toda a estrutura necessária para a realização da feira e da marcha e temos que agradecer pela atenção”, informou Clarisse.
feira resultará na Marcha Municipal das Mulheres Negras, que será realizada dia 7 de setembro, junto com o desfile cívico pela comemoração da Independência do Brasil, com o tema 'Quem cala consente. Não deixe seu direito morrer no silêncio'.




Foto: Gabriel Borges

sexta-feira, 21 de agosto de 2015

Estudantes de Rialto mostram as belezas do distrito em exposição fotográfica



A Fundação de Cultura de Barra Mansa e o Sistema Firjan abrem nesta sexta-feira, dia 21, às 20h, no Centro de Cultura Fazenda da Posse, a exposição 'Pela Luz dos meus olhos', idealizada pelaprofessora Jéssica Gondim. O projeto incentivou estudantes da turma 801, do ano de 2014, da Escola Estadual Municipalizada Rialto, a fotografarem, pelos próprios celulares, as belezas do distrito. O resultado vai ser exposto até 20 de setembro. A mostra conta com 53 fotografias em preto e branco, além de um vídeo com toda a execução do projeto.

O projeto desenvolvido pela professora em sala de aula resultou em um belíssimo trabalho em grupo, em que se discute e valoriza o local onde está inserido. E ainda tem a visão de cada estudante implícita nas fotografias”, comentou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa.

Os interessados poderão participar do momento 'Encontros com a arte', no dia 29 de agosto, a partir das 10h, quando os estudantes e a professora estarão no Centro de Cultura para conversar com o público sobre o projeto. O projeto foi participante do prêmio professores do Brasil, em 2014, na categoria: Tecnologia aliada ao desenvolvimento do currículo.

Serviço - A entrada é gratuita. As visitas ao Centro de Cultura Fazenda da Posse acontecem de terça-feira a sábado, das 11h às 17h. As escolas interessadas podem agendar atividades e visitas orientadas ao Centro de Cultura. O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3322-3855 ou pelo email:fazendadaposse@uol.com.br. O Centro de Cultura Fazenda daPosse fica na Rua Dario Aragão, n° 2, Centro.

Final de semana repleto de ações culturais em Barra Mansa


Barra Mansa recebe neste sábado, dia 22, a Feira Afro, a partir das 11h, no Corredor Cultural, no Centro. O evento é realizado pelas instituições Unegro, Pastoral Afro, OICN, Associação Mulher e Cidadania BM, Casa de Cultura, Casa dos Conselhos e Abadá Capoeira e Ubuntu, com o apoio da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura. Durante o evento acontecerá oficina de tranças e turbantes, capoeira, jongo, hip hop, orientações jurídicas acerca de preconceito, racismo e injúria racial, além de uma feijoada beneficente.

O objetivo do evento e angariar renda para contribuir com o pagamento do transporte e despesas das mulheres que irão a Marcha da Mulher Negra, em Brasília, no dia 18 de novembro”, informou o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse. Ainda de acordo com ele, o momento é de extrema importância também para a abertura da discussão sobre o racismo e a desigualdade de gênero e etnia.

A feira resultará na Marcha Municipal das Mulheres Negras, que será realizada dia 7 de setembro, junto com o desfile cívico pela comemoração da Independência do Brasil, com o tema 'Quem cala consente. Não deixe seu direito morrer no silêncio'.

Ainda no sábado, a Praça da Liberdade, no Centro, receberá a 6ª Roda de Rima de Barra Mansa. O evento terá início às 19h e está sendo organizado pelo Coletivo Quilombo Moderno. Haverá apresentações de Reggae, Dub, Ragga, Hard Core, Hip Hop e batalhas de Mc's. A programação conta ainda com show dos músicos Ju Dorotea, DJ Adu e Conexão 403. Os interessados em participar da batalha podem se inscrever na hora.


Já no domingo, dia 23, será realizada a primeira edição do Done na Rua em Barra Mansa, a partir das 15h, também no Corredor Cultural. O evento terá apresentações de bandas acústicas e discotecagem, roda de rima com Juliana Dorotea e Lívia, exposição da mostra 'Des-peito', conversa sobre a ditadura da beleza, com Anny Gurgel, feira grátis, exposição de produtos artesanais e alimentos veganos, que tem o objetivo de não consumir produtos de origem animal, como carne, peixe, lacticínios, ovos, mel e outros ingredientes. “São momentos de lazer, promoção da cultura e de troca de experiência e informação”, declarou Cláudio Chiesse.

Torneio 'Blitz de Xadrez' acontece na Gare da Estação, em Barra Mansa


Barra Mansa sedia neste sábado, dia 22, a partir das 09h, o torneio 'Blitz de Xadrez', na Gare da Estação. Promovida pela Real Academia de Xadrez Evoluindo Mentes, com o apoio da Fundação de Cultura, a competição tem o intuito de promover o xadrez e atrair mais adeptos ao jogo. Entre o intervalo das partidas, o público poderá participar de um jogo de xadrez em um tabuleiro gigante. O evento é gratuito e a classificação é livre. A Gare da Estação fica localizada na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro. 

sexta-feira, 14 de agosto de 2015

Corredor Cultural de Barra Mansa recebe Feira de Artesanato neste domingo


Acontece neste domingo, dia 16, mais uma edição da Feira de Artesanato no Corredor Cultural de Barra Mansa. No local, os visitantes encontrarão 29 barracas de artesãs locais, que disponibilizarão para a venda pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira e culinária, das 8h ás 13h. O Corredor Cultural fica localizado na Rua Custódio Ferreira Leite, em frente ao Parque Centenário. 

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa reúne maestro e solistas estrangeiros para concerto internacional na Matriz



A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa promove em parceria com o Rio International Cello Encounter o concerto “Os Povos e Sua Música”  no dia 18 de agosto, terça-feira, às 20 horas, na Igreja Matriz de São Sebastião, com entrada gratuita. A parceria com o evento internacional acontece pelo nono ano consecutivo, trazendo a Barra Mansa importantes nomes do cenário da música mundial.
Neste concerto, a OSBM demonstra mais uma vez que a música é uma linguagem universal. Após receber a maestrina taiwanesa Apo Shu, em julho, no concerto de agosto não somente o maestro, como também, os solistas são estrangeiros.
O maestro inglês Russell Guyver rege a orquestra, que recebe os armênios Armen Ksajikian, no violoncelo, e Haroutune Bedelian, no violino, e o pianista Gerald Robbins. Além dos convidados estrangeiros, o repertório também inclui obras de diferentes origens. O Brasil será representado pela Bachianas Brasileiras nº9, de Heictor Villa Lobos. Alemanha e Estados Unidos estarão presentes através das obras de Max Bruch e George Gershwin.
Um grande momento do concerto será a estreia mundial de “O sol não se esconderá por detrás das nuvens, para violino, violoncelo e orquestra de cordas”, obra composta em homenagem ao povo armênio, cruelmente exterminando pelos turcos em 1915. Os armênios serão representados pelos solistas Ksajkian e Bedelian, da mesma nacionalidade.
Esta mistura de povos e nações será o tempero do concerto de agosto da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que completa dez anos em 2015, e vem realizando uma programação de grande importância musical para a cidade que a sedia.
A OSBM é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto Os Povos e Sua Música
Data: 18 de agosto (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Regência: Russell Guyver
Solistas: Haroutune Bedelian, violino
              Armen Ksajikian, violoncello
              Geral Robbins, piano
                
Programa:
Bachianas Brasileiras nº 9 para orquestra de cordas,Heictor Villa Lobos
O sol não se esconderá pode detrás das nuvens, para violino, violoncelo e orquestra de cordas, David Ashbridge
Kol Nidrei op. 47 para violoncelo e orquestra, Max Bruch
Concerto para piano e orquestra em Fá Maior, George Gerswin 

quinta-feira, 13 de agosto de 2015

Centro de Cultura Estação das Artes recebe a mostra 'O artista da fome'


A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, realiza nesta quinta-feira, dia 13, às 20h, no Centro de Cultura Estação das Artes, a  abertura da exposição 'O artista da fome', de Danilo Nardelli, Viviane Saar e Bianco Marques, com a curadoria de Isabel Carneiro. A mostra conta com 20 diferentes formas de linguagem, entre fotografias, objetos, instalações e vídeos.
De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse,  a exposição é o resultado de um processo criativo do Coletivo Teatral Sala Preta, em que os artistas envolvidos utilizam o texto 'O artista da fome', de Franz Kafka, como embasamento criativo. “Toda a mostra é relativa ao propósito provocativo do texto, em que se utiliza a literatura e seus elementos de forma poética para a criação das peças”, declarou ele.
O público pode visitar a exposição até o dia 12 de setembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. Escolas, grupos e instituições devem agendar antecipadamente as visitas pelo telefone (24) 3323-0496 ou pelo emailestacaodasartes@bol.com.br. O Centro de Cultura Estação das Artes fica na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro. A entrada é gratuita.

Festa da Colônia começa nesta sexta-feira, dia 14


Começa nesta sexta-feira, dia 14, a festa do bairro Colônia Santo Antônio, em Barra Mansa. O evento segue até domingo, dia 16t, e terá shows regionais, praça de alimentação, parque de diversão, além de estacionamento. Realizadapela associação de moradores do bairro, a festa tem apoio da prefeitura, através da Fundação de Cultura. Uma linha de ônibus extra vai atender a população quecomparecer a festividade.

Esperamos que a festa seja um sucesso que a população aproveite da melhor maneira possível, com muito respeito a todos, já que é um momento dedescontração e de reunir a família e os amigos”, disse Cláudio Chiesse, Superintendente de Cultura de Barra Mansa, acrescentando que a comunidade poderá aproveitar ainda uma vasta diversidade de atrações. “Este ano a festa contempla os mais diversos ritmos musicais, para todos os gostos e idades”, declarou ele.

A festa acontecerá no pátio da Fazenda Santo Antônio, localizado na Rua Vayda, 75, ponto final do bairro Colônia Santo Antônio.

Confira a programação do evento.

14 de agosto (sexta-feira)
- 18h: Abertura – Show Gospel
- 19h: Taciani e Banda
- 21h: Estilo Acústico
- 00h: Os Danados

15 de agosto (sábado)
- 18h: Roda de Rima
- 19h: Na Brisa Hip Hop
- 00h: Banda Maria Bunita

16 de agosto (domingo)
- 11h30: Almoço da Comunidade
- 13h: Show de Prêmios
- 17h: Nossa Samba de Primeira
- 19h: Tradição Forrozeira
- 22h: Jô & Samuel

Todos os dias, nos intervalos das atrações musicais, haverá animação do DJ João Marcus.

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Termina quinta-feira, dia 13, a Semana de Integração Cultural de Capoeira


O grupo Abadá Capoeira, em parceria com a Fundação de Cultura de Barra Mansa, realiza até quinta-feira, dia 13, de 8h às 18h, a Semana de Integração Cultural Internacional de Capoeira. O evento, que acontece na Gare da Estação, no Centro, conta com exposições de trabalhos realizados pelo grupo e momentos de disseminação da história de Barra Mansa, com visita Biblioteca Pública Municipal. O grupo também oferece aulas de berimbau e capoeira.

Alunos brasileiros e de intercâmbio, vindo de cinco países - França, Japão, Espanha, Portugal e África, participam do evento. “O intuito da semana de integração é mostrar o valor da capoeira, de forma cidadã e cultural”, declarou Luiz Carlos Rocha, o professor Pretinho, um dos responsáveis pelo grupo. Segundo ele, atualmente o Abadá Capoeira trabalha em 16 bairros em Barra Mansa, com o conceito de integração social e cidadania.

Ainda enfrentamos muita discriminação, não é uma arte valorizada pela população, pois há pessoas que acreditam que a capoeira seja uma mistura entre arte e religião. Mas a capoeira não é uma religião, e sim uma expressão cultural que mista arte marcial, esporte, cultura popular, dança e músicas”, esclareceu o professor, acrescentando que a realização do evento no Centro expõe aos jovens uma possibilidade de mudança. “Muitos jovens são levados para o crime, para as drogas por falta de informação e por falta de um esporte”, comentou.

“Disponibilizamos a Gare da Estação para dar visibilidade às ações sociais realizadas pelo grupo, além de dar a oportunidade dos alunos de intercâmbio conhecerem um pouco do nosso município”, disse o superintendente da Fundação de Cultura,Cláudio Chiesse.  De acordo com a aluna, Emily Rosa, de 12 anos, moradora do bairro Piteiras, a capoeira é mais que uma brincadeira. “Durante as aulas aprendemos sobre respeito e cidadania. Além das atividades serem muito legais, nossos pais apoiam”, finalizou a estudante.

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa inicia série de concertos nos bairros



A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa leva para os bairros o encanto e magia de seus concertos. A partir de agosto a orquestra percorre os bairros da cidade que a nomeia com o concerto “Luz, Câmera, Há Som!”, com trilhas sonoras de filmes.
O primeiro concerto acontece na terça-feira, 12 de agosto, às 19h30 no bairro Vila Nova. O local escolhido para receber esta viagem através da música foi o Colégio Municipal Paulo Basílio de Oliveira. Através dos concertos nos bairros, a orquestra quer aproximar ainda mais a população de estilos musicais distintos.
O repertório dos concertos nos bairros conta com o melhor da música composta para os filmes de Hollywood, incluindo Star Wars, O Senhor dos Anéis, A Lista de Schindler e de outros longas que estão guardados na memória dos amantes do cinema. Regida pelo maestro Vantoil de Souza, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa pretende se apresentar em todas as regiões da cidade.
Após este concerto, a OSBM  realiza na terça-feira, 18 de agosto, seu concerto da temporada, na Igreja Matriz de São Sebastião. Neste concerto, a OSBM recebe solistas e regente internacionais, para uma noite que ficará na história da cidade.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto “Luz, Câmera, Há Som!” no bairro Vila Nova
Data: 12 de agosto (quarta-feira)
Horário: 19h30
Local: Colégio Municipal Paulo Basílio de Oliveira
Endereço: Rua Artur Oscar, s/nº, Vila Nova – Barra Mansa
Regência: Maestro Vantoil de Souza

sexta-feira, 7 de agosto de 2015

Guardiões de Barra Mansa comemoram 20º aniversário com encontro de motociclistas



Nos dias 08 e 09 de agosto, Barra Mansa recebe encontro de motociclistas em comemoração ao 20º aniversário do grupo Guardiões de Barra Mansa. O encontro terá praça de alimentação, shows e área de camping coberta. A entrada é franca, mas a organização do evento solicita 1kg de alimento não perecível ou uma caixa de leite para doação à entidades filantrópicas. O encontro acontece de 10h às 03h, no Parque da Cidade Natanael Geremias, no Centro.

quinta-feira, 6 de agosto de 2015

XXXI Fecon acontece a partir desta quinta-feira, dia 06, em Barra Mansa



Começa nesta quinta-feira, dia 06, a XXXI Fecon (Festa de Confraternização da Associação de Moradores dos bairros Boa Sorte e São Luiz I), em Barra Mansa. O evento, que segue até domingo, dia 09, tem o apoio da Fundação de Cultura. A programação conta com apresentação de quadrilhas e shows regionais, além de parque de diversões e praça de alimentação. O evento é gratuito e acontece das 18h às 03h, na Rua Prefeito Féres Nader, no bairro Boa Sorte.

Banda Sinfônica realiza concerto “Pratas da Casa”



A Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas, considerada a melhor do país, se apresenta na quinta-feira, 06 de agosto, na sede do projeto, no Parque da Cidade. O concerto “Pratas da Casa” acontece a partir das 20 horas e tem entrada gratuita.A banda será regida pelo maestro Vantoil de Souza, diretor artístico do Projeto Música nas Escolas. 
Em seus doze anos de existência, o Projeto Música nas Escolas formou diversos músicos completos, que não apenas interpretam obras, como também as compõem. Para valorizar estes talentos, a Banda Sinfônica reuniu algumas composições no concerto “Pratas da Casa”. Os compositores oriundos do projeto que terão composições no programa são Hércules Alves, Frederick Portilho, Fabrício Santos e Plínio Alencar.
O concerto conta ainda com a participação do clarinetista Matheus Martins, também integrante do Projeto Música nas Escolas. Além das composições “caseiras” o programa do concerto possui obras de Ernani Aguiar e  Carl Maria Von Weber.
   Um dos primeiros grupos do Projeto Música nas Escolas, a Banda Sinfônica é hexacampeã do campeonato da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.       
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura. A  gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins e Grupo Toniato, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto Pratas da Casa
Data: 06 de agosto de 2015 (quinta-feira)
Horário: 20h00
Local: Sede do Projeto Música nas Escolas (Parque da Cidade)
Endereço: Av. Pref. João Chiesse Filho, 312 – Centro – Barra Mansa
Regência: Vantoil de Souza
Solista: Matheus Martins, clarineta
Programa:
Abertura para Banda
Ernani Aguiar

Concerto para Clarinete nº2 (1º movimento)
Carl Maria von Weber
Antes do Princípio
Frederik Portilho

O Toreador
Fabricio Santos

O Peregrino
Plínio Alencar
Dedicação nº1
Hércules Alves
As Quatro Canções
  I - Surreal
 II - Afago
III - Ritimato
IV -"Alguém"
Hercules Alves

Agrofest começa na próxima quinta-feira, dia 06, em Barra Mansa



 Começa na próxima quinta-feira, dia 06, e segue até domingo, dia 09, a 10ª Agrofest – Festa da Agricultura Familiar, em Santa Rita de Cássia, distrito de Barra Mansa. O evento é organizado pela secretaria municipal de Desenvolvimento Rural em parceria com a Associação de Produtores e Agricultores de Santa Rita de Cássia e a Emater-Rio. O objetivo da festa é comemorar o início da safra de verduras e legumes produzidos no distrito e integrar os moradores do campo e da cidade. Segundo levantamento da secretaria, nesta época são colhidas cerca de 20 toneladas de hortaliças no distrito.

A programação Agrofest tem início com o Dia de Campo, às 9h30, no dia 06, quando será feita uma visita técnica à propriedade Fazenda Sede Velha. Os interessados podem se inscrever na secretaria, por meio do telefone (24) 3324-0920. À noite, a partir das 18h30, acontece a tradicional missa sertaneja com a benção dos trabalhadores rurais. A abertura oficial será às 20h, com uma homenagem aos conterrâneos mineiros. Logo em seguida, haverá show com o grupo Art Show e depois com a dupla Peter e Alan.
“A programação conta com atividades técnicas voltadas aos produtores e shows para os moradores e visitantes. A festa fortalece o relacionamento entre os moradores do campo e da cidade e divulga o trabalho realizado com muito afinco pelos produtores rurais", salientou Carlos Roberto de Carvalho, o Beleza, secretário municipal de Desenvolvimento Rural. A entrada no evento é gratuita.

Confira a programação completa.
07/08 (Sexta-feira)
19h – City Tour Pedal Noturno – Club Adventure
21h – Show com Houston Country
23h30 – Show com Thiago Oliveira

08/08 (Sábado)
18h – Apresentação do projeto ‘Nossa História’ – Memorial Cultural de Santa Rita de Cássia - RJ e Santa Rita do Ibitipoca - MG
19h30 – Garota Agrofest 2015
20h30 – Show com Tradição Forrozeira
23h30 – Show com Balada Sertaneja
01h – Show com Gisele e Alan

09/08 (Domingo)
09h30 – Celebração de envio aos conterrâneos e visitantes
10h30 – Festival do bolinho de chuva com café mineiro
12h – Feijoada com show de forró do Trio Barra Mansa
14h30 – Show com Barra Samba
17h – Show com Os Danados
19h30 – Show com Rodrigo Gávi
21h30 – Concurso Dança do Nabo e show com Jô e Samuel