terça-feira, 31 de março de 2015

Tradicional encenação da Paixão de Cristo é atração em Rialto




O distrito de Rialto, em Barra Mansa, recebe nesta sexta-feira, dia 03, a tradicional encenação da Paixão de Cristo. O evento é organizado pela associação de moradores do distrito com apoio da prefeitura, por meio da Fundação de Cultura. O espetáculo este ano chega à sua 32ª edição e conta com o cenário totalmente reformulado, além de nova iluminação.

A expectativa é que cerca de três mil pessoas prestigiem o espetáculo. “O evento é reconhecido por toda população barramansense e da região. É um momento emocionante que conta a trajetória dos últimos instantes de Cristo antes da crucificação e da ressurreição. A preparação e encenação envolve grande parte dos moradores da localidade”, contou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.

 A encenação da Paixão de Cristo terá início às 13h, na praça do distrito, percorrendo posteriormente as ruas da localidade. Com aproximadamente 150 artistas locais, o espetáculo conta com recursos de som e iluminação para que o público possa observar cada detalhe da apresentação. “Os recursos só agregam à encenação, que transparece toda a emoção dos artistas ao representarem um momento tão marcante aos religiosos. Além das inovações no cenário, a população contará com cenas ainda mais realistas, como no momento do batismo, que ocorrerá as margens do Rio Bananal, que corta o distrito”, informou o superintendente.

O evento terá o apoio da Guarda Municipal, da Policia Militar e do Corpo de Bombeiros. “A encenação é aberta a todos, tem classificação livre e é uma boa oportunidade para reunir toda a família", finalizou Cláudio Chiesse, ressaltando que no local haverá praça de alimentação. Serão disponibilizados ônibus de 20 em 20 minutos partindo do Centro para o distrito, entre às 13h e 21h.

Fotos: Gabriel Borges

segunda-feira, 30 de março de 2015

Barra Mansa recebe show do guitarrista Marty Friedman, no Corredor Cultural





Nesta terça-feira, dia 31, a Fundação de Cultura de Barra Mansa realiza mais uma edição do projeto Jazz e Blues. A atração é o guitarrista norte-americano Marty Friedman, ex-músico da banda Megadeth. Ele faz show ao vivo no Corredor Cultural, no Centro, a partir das 20h, encerrando sua turnê no Brasil.“Ficamos muito felizes em sediar o último show dessa lenda da guitarra. Com certeza será um grande momento para os apaixonados por heavy metal”, frisou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura.
O músico vai apresentar músicas do seu álbum mais recente 'Inferno'. "Após passar por grandes bandas e ser indicado várias vezes ao Grammy, o mestre da guitarra trash resolveu lançar seu próprio CD, inspirando as antigas e novas gerações do metal”, comentou Chiesse. O músico Carlos Magno Viana, oMagão, guitarrista da banda Trio Rock Party, faz a abertura do evento.
O show é gratuito e a classificação é livre. O Corredor Cultural, Rua Custódio Ferreira Leite, em frente ao Parque Centenário. 

quinta-feira, 26 de março de 2015

Projeto 'Se Toca Lixo' acontece no distrito de Amparo


A manhã desta quinta-feira, dia 26, foi embalada por muitas brincadeiras, música e aprendizado na quadra da Escola Municipal Jahyra Fonseca Drable, no distrito de Amparo, em Barra Mansa. A unidade escolar recebeu o projeto 'Se Toca Lixo', promovido pela Planeta Show com apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa. Aproximadamente 130 crianças e adolescentes participaram das oficinas pedagógicas e de percussão. Também houve distribuição de algodão doce e pipoca e apresentação da Orquestra de Jazz do projeto Música nas Escolas.
Segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, o objetivo do projeto é levar cultura a todos os cantos do município. “O tema reciclagem foi abordado com muita leveza e descontração. Mostramos para as crianças e jovens que o material usado por eles para construir instrumentos musicais iria ser jogado no lixo mas foi completamente transformado", contou Chiesse.
Durante a oficina de percussão, os alunos construíram cinco instrumentos usando materiais que trouxeram de casa, como cabos de vassouras, latas de tinta e garrafas pet. Quatro monitores do Drum Latas, do projeto Música nas Escolas, auxiliaram as crianças. “Além de um misto de brincadeiras, o projeto contribui para o aprendizado dos alunos, que se dividiram em várias turmas para que todos tivessem a oportunidade de participar”, frisou a responsável pelo projeto, Mônica Ribeiro.
“É ótimo ter atividades diferentes no colégio, nos conscientizamos e aprendemos brincando”, disse João Vitor de Souza, de nove anos, estudante do 5º ano. “Damos total apoio a iniciativas como essa. Ficamos, assim como as crianças, encantadas com o trabalho" garantiu Teresa Cristina da Silva, mãe de dois alunos da instituição de ensino.
Ainda durante o evento, as crianças puderam conhecer um pouco mais sobre a história do Jazz no Brasil, além de serem apresentados aos instrumentos utilizados na apresentação da Orquestra de Jazz. “Esses momentos servem para introduzir a música na vida dos jovens, podendo educar e modificar suas vidas por meio da arte”, falou o maestro do projeto Música nas Escolas, Maxwell de Paula.
Fotos: Divulgação

quarta-feira, 25 de março de 2015

Barra Mansa recebe oficina de empreendedorismo cultural



Na tarde desta terça-feira, dia 24, foi realizada oficina de empreendedorismo cultural no auditório do Campla (Centro Administrativo Municipal Prefeito Luiz Amaral), sede da prefeitura de Barra Mansa. A atividade foi disponibilizada pela Fundação de Cultura, em parceria com a Caravana Regional Rio Criativo. Entre os temas debatidos estiveram gerenciamento de empresas culturais, programas de apoio, criatividade e inovação. O objetivo foi capacitar empreendedores sócio-culturais para elaboração de projetos na área de cultura.

Fotos: Sérgio Fortuna

Centro de Cultura Fazenda da Posse recebe oficina de arte


Neste sábado, dia 28, a partir das 10h, a Fundação de Cultura de Barra Mansa e o Sistema Firjan realizam ação educativa no Centro de Cultura Fazenda da Posse. O artista Caiê Ferreira Visintin, autor dos trabalhos da exposição 'Fidelidade', vai ministrar oficina de arte com o tema 'Desenho Acadêmico – Um olhar na criação plástica'. Estão sendo disponibilizadas dez vagas gratuitas. Os interessados podem se inscrever no telefone (24) 3322-3855 ou pelo email fazendadaposse@uol.com.br. O Centro deCultura Fazenda da Posse fica na Rua Dario Aragão, n° 2, Centro. Todo material para a oficina será fornecido pelo Centro de Cultura.

sexta-feira, 20 de março de 2015

Abertas as inscrições para oficina de Empreendedorismo Cultural, em Barra Mansa


A Fundação de Cultura de Barra Mansa, em parceria com a Caravana Regional Rio Criativo, promove na próxima terça-feira, dia 24, de 14h às 18h, a oficina 'Empreendedorismo Cultural'. A ação abordará temas como o gerenciamento de empresas culturais, programas de apoio, criatividade e inovação. O objetivo é promover e oportunizar projetos através da capacitação de empreendedores sócio culturais. A oficina acontecerá no auditório da Prefeitura Municipal de Barra Mansa, localizada na Rua Luiz Ponce, nº 263.

A oficina apresentará conteúdos como gestão institucional, gestão de projetos, instrução ao marketing cultural e agente cultural. Segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, a abordagem da capacitação será de maneira teórica e prática. “Mais que a exposição dos temas, os palestrantes realizarão momentos de troca de informações e experiências”, comentou o superintendente, acrescentando ainda que a oficina estará aberta a organizações, coletivos e sociedade civil. “O intuito de trazer o projeto é a qualificação do mercado cultural, otimizando equipamentos e recursos aos grupos”, finalizou Chiesse.

O projeto disponibilizará 30 vagas, com certificado de participação. Os interessados em participar deverão solicitar a ficha de inscrição, baixar e reenviar ao e-mail inscricoes.slc@cultura.rj.gov.br . Os inscritos receberão a confirmação por e-mail dois dias antes do evento. Mais informações por meio do número 2106-3491.

segunda-feira, 16 de março de 2015

'9ª Mostra de Cinema e Direitos Humanos do Hemisfério Sul' acontece em Barra Mansa


Nesta segunda-feira, dia 16, a partir das 19h, o Instituto Dagaz, em parceria com o UBM (Centro Universitário de Barra Mansa) e com o apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa, realiza a '9ª Mostra Cinema e Direitos Humanos no Hemisfério Sul'. O evento reúne filmes de países do hemisfério sul dando uma importante visão do modo como o tema dos direitos humanos é abordado no cinema.
Barra Mansa foi contemplada no roteiro da mostra por meio do curso de Jornalismo do UBM, através do projeto Democratizando. No total, serão exibidos gratuitamente à população dois longas metragens. Segundo o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, a programação conta com filmes de enfrentamento, com dimensões estéticas e políticas. "O projeto traz filmes que se esquivam da tradicional cinematografia comercial, dando ao público a chance de conhecer uma nova forma de representação cultura”, disse Chiesse.
Para a estudante do 3º período de Jornalismo do UBM, Bruna Cuconato, o projeto oportuniza conhecimentos culturais e históricos aos alunos. “Toda forma de análise é válida, principalmente quando consiste na ampliação da nossa visão, com filmes originais, expondo os direitos humanos de um novo ângulo”, argumentou a estudante.
A mostra é gratuita e começa nesta segunda-feira, dia 16, às 19h, com a apresentação do longa 'Cabra Marcado para Morrer' e continua na quarta-feira, dia 18, às 19h, com a exibição de 'Que Bom Te Ter Viva'. Ambos os filmes serão exibidos na Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, localizada no Parque da Cidade, na Rua Prefeito João Chiesse Filho, 312, Centro.

Continuam abertas as inscrições para o Projeto Dança & Magia




Ainda dá tempo de participar do Projeto gratuito Dança & Magia. As inscrições seguem até 29 de maio.
São 200 vagas para o módulo de Barra Mansa e 100 para o de Resende, destinadas a estudantes da rede pública de ensino com idades entre 06 e 29 anos.
Somada às aulas de balé clássico, o projeto promove atividadessociais e culturais com os alunos assistidos realizando um trabalho que transforma vidas.

- A transformação só é possível através da educação e cultura e o nosso projeto reúne estas duas possibilidades, pois oferecemos o ensino regular do balé, oficinas diversas na área da dança, apresentações gratuitas à comunidade, além de palestras com temas variados tais como: sexualidade humana, dengue, alimentação saudável, DST, Aids, preconceito, planejamento financeiro, entre outros, explica Viviane Almeida, coordenadora geral do  Projeto Dança & Magia.

Os ritmos vão além do clássico. Com interesse em desenvolver a diversidade cultural a companhia ensina ainda outros estilos, como destaca a diretora técnica do Projeto Dança & Magia Bete Spinelli.

- Este ano estamos com muitas novidades, entre elas a continuidade da Cia de Danças Urbanas Conexão KM, que teve seu trabalho consolidado ano passado através de um intenso circuito de apresentações na região e a seleção no Edital Funarte de Cultura Hip Hop.

Serviço

Interessados podem se inscrever na secretaria do projeto de segunda a sexta-feira de 08h às 17h, até 29 de maio ou enquanto houver vagas.


Documentação:

·       Declaração Escolar (fornecida pela escola);
·       Atestado médico comprovando que esta apta a praticar atividade física;
·       Xerox da certidão de nascimento;
·       Xerox do RG e CPF do responsável;
·       Xerox do comprovante de residência;
·       Duas fotos 3x4;
·       Xerox do boletim escolar 4º bimestre;
·       Xerox do comprovante de renda.

Módulo Barra Mansa
Rua João Brabo, 05 – Barbará – Barra Mansa (SEST SENAT).
Tel: (24) 3324.1070 ou 9 9935.7220

Módulo Resende
Rua José Zolvino Coutinho, 265 - Sala 3, Cidade Alegria (Comercial Nova Resende) - Resende - RJ



O Dança & Magia

O Dança & Magia é realizado pela Associação dos Amigos do Balé de Câmara e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, que teve início em 2006. O Projeto tem beneficiado anualmente mais de 400 crianças e jovens da rede pública de ensino de Barra Mansa, Resende e cidades vizinhas, além das aulas de balé, oferece aulas de Danças Urbanas, história da dança, oficinas complementares e palestras de profissões ligadas a dança voltadas para os alunos, pais e comunidade. Democratiza a cultura na região do Médio Paraíba através de apresentações gratuitas em local de fácil acesso à população.

Patrocinado pela Votorantim Siderurgia, Instituto Votorantim através da Lei de Incentivo à Cultura Federal e Saint-Gobain Canalização, utilizando recursos da Lei de Incentivo à Cultura Federal e Estadual. Têm como parceiros o Sest Senat, a Prefeitura Municipal de Barra Mansa, Fundação de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Escola de Dança Spinelli, Casa de Cultura Arte in Foco, Centro de Dança de Resende, Casa de Cultura Macedo de Miranda e Praise Comunicações e como apoiador o Centro Comercial Bella Avenida.

Certificações
-Lei Rouanet de Incentivo à cultura. Permite ao patrocinador abater no IR, 100% do recurso investido no Projeto.
-Inscrição da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
-Ponto de Cultura.
-Certificado de inscrição no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Barra Mansa e Resende.
-Título de Utilidade Pública Municipal em Barra Mansa.

 Prêmios
-Nos anos de 2011 e 2014 o Projeto foi contemplado no criterioso edital do Criança Esperança, recebendo recursos que possibilitaram sua ampliação na região.
-Em 2013 o Prêmio Macedo Miranda na categoria Dança, do município de Resende, que reconhece artistas da cidade que se destacaram nas diversas manifestações culturais foi para o Dança & Magia.
-Semifinalista da 10ª edição do Prêmio Itaú Unicef, concorrendo com 2713 projetos culturais de todo país em 2013.
-Medalha Qualidade de Ouro no evento da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA em 2014.
-Prêmio Fondation PSA Peugeot Citroën em 2014.

Resultados-Primeiros representantes de Barra Mansa selecionados para participação no Festival de Dança de Joinville - o maior do mundo;
-Seleção e participação de alunos em Festivais internacionais como Boston International Ballet Competition Boston/EUA e Danzamérica Córdoba/Argentina, obtendo premiações neste último em 2012;
-Bolsa de estudos ganho por uma aluna de nossas alunas para um curso de verão no Miami City Ballet/EUA em 2012;
-Premiação no Prêmio Desterro - Festival de Dança de Florianópolis em 2013;
-Conquista da Bolsa de para três bailarinos para o Summer Miami City Ballet School, na Semana da Dança no Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro em 2014.
-Premiação no festival Studio Talento e Arte no Rio de Janeiro em 2014.
-Premiação no Festival de Dança de Cabo Frio em 2014.
-Premiações no Festival Danzamerica em Córdoba na Argentina.
-Indicação de bailarina para a Seletiva do YAGP do Passo de Arte de São Paulo em 2014.


Equipe Técnica do Projeto Em Barra Mansa
Direção Técnica: Bete Spinelli
Direção Administrativa Financeira: Tereza Mendes
Coordenadora Geral: Viviane Almeida
Professores: Gabriela Rocha, Luciana Almeida e Hugo Leonardo
Produtora: Cris Ribeiro
Coordenadora Administrativa e Secretaria: Juliana Carminda
Assistente Técnico: Ramon Porto

Equipe Técnica do Projeto Em Resende
Direção Técnica: Bete Spinelli
Direção Administrativa Financeira: Tereza Mendes
Coordenadora Geral: Viviane Almeida
Coordenadora Técnica de Ballet: Andrea Souto
Supervisor de Danças Urbanas: Willian Carvalho
Professores: Naiane e Raissa Souto
Coordenadora Administrativa e Secretaria: Flaviane Almeida

sexta-feira, 13 de março de 2015

Centro de Cultura Fazenda da Posse exibe 'Fidelidade'



A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, e o Sistema Firjan, inauguram nesta sexta-feira, dia 13, às 20h, a exposição 'Fidelidade', do artista Caiê Ferreira Visintin. A mostra - que tem a curadoria de Laís Denise Santana - conta com 40 peças em óleo sobre tela, em tamanhos diversos. O superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse,  convida a população para visitar a exposição, que retrata cenas que exprimem sensações e sentimentos da nossa vivência.

“A mostra traz elementos fortes e vibrantes, sem se esquecer da leveza e suavidade, expondo sensações únicas àqueles que as percebem nas telas”, contou o superintendente, acrescentando que os interessados poderão participar de um encontro com o artista, no sábado, dia 28 de março, às 10h. 

A mostra segue em exibição até o dia 11 de abril, com entrada gratuita. As visitas acontecem de terça-feira a sábado, das 11h às 17h. As escolas interessadas podem agendar atividades e visitas orientadas ao Centro Cultural. O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3322-3855 ou pelo email: fazendadaposse@uol.com.br. O Centro de Cultura Fazenda da Posse fica na Rua Dario Aragão, n° 2, Centro.

Foto: Divulgação

Centro de Cultura Estação das Artes inscreve para curso em macramê


O Centro de Cultura Estação das Artes, por meio da Fundação de Cultura de Barra Mansa, disponibilizará o curso de artesanato em macramê a partir de abril. As aulas acontecerão às terças-feiras, em duas turmas, de 14h às 16h e de 19h às 21h. O macramê é a arte de tecer fios sem máquinas, executando uma tecelagem manual a partir de trabalho com os dedos que cruzam fios presos por nós. A técnica realiza cruzamentos geométricos, franjas, pulseiras, entre outros trabalhos.

De acordo com o superintende da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, o curso é destinado a quem quer se aperfeiçoar na técnica e até mesmo como terapia ocupacional. “O macramê possui uma infinidade de utilizações e aproveitamentos, podendo ser utilizado na finalização de trabalhos artesanais, como panos de pratos e cortinas”, explicou o superintendente, acrescentando que o curso terá duração de três meses para a iniciantes.

De acordo com o professor Wilson Regino Gonçalves, durante as atividades os alunos aprendem cerca de 100 tipos de cruzamento e nós diferenciados, inclusive em três dimensões. "A utilidade e diferenciação das peças dependerá da persistência e criatividade do aluno", argumentou o professor, que solicita aos alunos a compra do material para as aulas.

Os interessados em participar do curso gratuito de artesanato podem se inscrever no Centro de Cultura Estação das Artes. Basta levar uma cópia do comprovante de residência e documento de identidade. Há 30 vagas disponíveis para iniciantes, de 11 a 80 anos de idade. O Centro de Cultura Estação das Artes fica na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro.

quinta-feira, 12 de março de 2015

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa inicia as comemorações de seus 10 anos em concerto vibrante



A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa deu início às comemorações de seus 10 anos com um concerto repleto de clássicos, que contagiou o público e os músicos. Para abrir o concerto, realizado na terça-feira, 10 de março, a Orquestra saiu do programa e emocionou com a execução do Hino Nacional.
A noite tão importante contou com  a presença do maestro Guilherme Bernstein, que já atuou com a OSBM, e é grande entusiasta da orquestra. Regida pelo maestro titular Vantuil de Souza, a Orquestra executou um programa repleto de clássicos de Shostakovich, Tchaikovsky e Mendelssohn.
O violinista convidado, Emmanuele Baldini, além de fazer o solo durante o “Concerto para Violino” de Mendelssohn, também se juntou aos músicos da orquestra na “Sinfonia nº 6” de Tchaikovsky, impressionando a todos.
-Desde o primeiro contato que tive com o Projeto e a Orquestra  fiquei impressionado com o trabalho realizado aqui na cidade, que só conhecia pela redes sociais e pelo nome. A Orquestra é formada por músicos incríveis, cheios de energia e espero que a gente tenha passado esta energia para o público. Eu acho que Barra Mansa e a orquestra merecem um teatro à altura para estes concertos, aqui na igreja não existe uma acústica ideal e perde um pouco o brilho do espetáculo – afirmou Emmanuele ao final do concerto
Ao ser perguntado sobre sua participação como músico da OSBM, Baldini disse que gosta de estar entre músicos tão cheios de energia.
- Quando eu gosto dos músicos, como gostei dos músicos da orquestra, eu me sento junto a eles para dar uma força e pegar um pouco desta energia – exclamou Baldini.
As comemorações pelo aniversário da orquestra continuam. No próximo domingo será apresentada a edição do programa “Esquenta” da Rede Globo, em que a OSBM gravou com o maestro João Carlos Martins, os ritmistas da escola de samba Vai Vai e a cantora Paula Lima.
Em abril, o maestro e diretor artístico da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, Vantoil de Souza, palestra no Congresso Internacional de Gestão da Inovação do Setor Público. O maestro foi convidado pelo Ministério da Cultura, para participar do congresso, em reconhecimento ao sucesso do Projeto Música nas Escolas, que atende 22 mil alunos em Barra Mansa e contribui pela melhoria da educação e do serviço público no município.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 9 de março de 2015

I Corrida e Caminhada do Dia da Mulher é sucesso


Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a prefeitura de Barra Mansa, por meio das secretarias municipais de Saúde e Juventude, Esporte e Lazer, promoveu uma corrida e caminhada. O evento teve início às 8h no Corredor Cultural, no Centro. O prefeito Jonas Marins e os secretários municipais de Saúde, Jonathan Aguiar, e de Juventude, Esporte e Lazer, Chris Vieira, participaram do evento, que teve como objetivo, além de homenagear a mulher, promover a qualidade de vida.

“É sempre importante mobilizar as mulheres para os cuidados com a saúde. O evento foi um sucesso e uma grata surpresa. Nos preparamos para essa quantidade de participantes, mas não sabíamos que seria tão bem recebido pela população”, comentou a organizadora do evento, Roberta Conde. Ao todo, 450 mulheres participaram da I Corrida e Caminhada da Mulher, entre elas a secretária municipal de Educação, Lusia Melchíades.

“Uma iniciativa importante que fiz questão de prestigiar. Caminhada faz bem para a saúde física e mental. A mulher, atualmente, ocupa cargos importantes, tem que se dividir ainda no papel de mãe e de esposa. O exercício é um momento de relaxamento”, acrescentou Lusia.

Para a dona de casa, de 55 anos, Ângela Maria Santos Ramos, o evento serviu como um desafio. “Faço aula de dança de salão e quando sai de casa essa manhã vim decidida a desafiar meu corpo. Resolvi correr ao invés de caminhar e para a minha primeira corrida da vida, não fui mal. Adorei e vou correr mais vezes”, afirmou.

O prefeito ficou até o final do evento para presentear cada participante com uma medalha e uma rosa. “Quero ressaltar a importância da mulher para a sociedade, para a vida. É importante que a mulher tenha cada vez mais voz. Temos uma mulher governando o país e aproveito para deixar aqui um apelo para que tenhamos mais mulheres na política”, concluiu Jonas.

Fotos: Sergio Fortuna

6ª Mostra do Atelier Escola Desenho será aberta nesta sexta-feira, dia 06



A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, inaugura nesta sexta-feira, dia 06, às 20h, no Centro de Cultura Estação das Artes, a 6ª Mostra do Atelier Escola Desenho. A exposição conta com 80 trabalhos feitos pelos alunos das oficinas e aulas de desenho artístico e pintura. Segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, a mostra é resultado do trabalho realizado ao longo do segundo semestre do curso, ministrado pelo coordenador Francis Marques.
“A exposição é fruto dos estudos realizados a partir de grandes mestres da arte antiga e moderna, trazendo a visão de cada aluno dentro do processo de estudo”, declarou Chiesse, ressaltando que a mostra ocupa os dois andares do Centro Cultural Estação das Artes. O coordenador do curso garante que a exposição vai surpreender os admiradores das artes plásticas. “A mostra exibe todo empenho dos alunos, com utilização de linhas, claro-escuro, planos e espaços e montagens de peças de carvão sobre papel”, explicou Francis.
O público pode visitar a exposição até o dia 04 de abril, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. Escolas, grupos e instituições devem agendar antecipadamente as visitas pelo telefone (24) 3323-0496 ou pelo emailestacaodasartes@bol.com.br. O Centro de Cultura Estação das Artes fica na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro. A entrada é gratuita.
Os interessados em participar do curso gratuito de desenho podem se inscrever no Centro de Cultura Estação das Artes. Basta levar uma cópia do comprovante de residência, documento de identidade e uma foto 3x4. As aulas acontecem às terças e quintas, de 14h às 16h e às segundas e quartas, de 19h às 21h. Há 30 vagas disponíveis para iniciantes, a partir de 13 anos. 

quinta-feira, 5 de março de 2015

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa celebra seus 10 anos



O ano de 2015 é muito especial para a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que completa dez anos de existência. Para comemorar esta data, a OSBM prepara para seu público, surpresas e apresentações ainda mais especiais. A temporada oficial da orquestra inicia na terça-feira, 10 de março, na Igreja Matriz de São Sebastião, às 20 horas, com entrada gratuita.
Através da temporada oficial, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa levar a Barra Mansa importantes músicos do cenário nacional e internacional. Realizando, assim, o desenvolvimento da cultura de concertos na cidade.
No primeiro concerto desta temporada especial, a orquestra preparou um repertório clássico com obras de Tchaikovsky, Schostakovich e Mendelssohn, compositores que revolucionaram a música em suas épocas. O programa traz músicas vibrantes para desencadear fortes emoções no público: “Abertura Festiva”, de Schostakovich; Concerto para Violino op. 64, de Mendelssohn, e Sinfonia nº 6 op. 74, de Tchaikovsky.
Regida por seu diretor artístico e maestro titular, Vantoil de Souza, a OSBM recebe como solista convidado o violinista e spalla da OSESP, Emmanuele Baldini. Filho de músicos, Baldini, nasceu cercado pelo ambiente musical em Tieste, na Itália. Desde a adolescência foi vencedor de importantes concursos internacionais e se apresentou em todas as salas de concertos as principais capitais europeias e da América Latina. Desde 2005 é spalla titular da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo – OSESP.
Além da temporada oficial, a Orquestra Sinfônica realiza, durante o ano de comemoração ao seu 10º aniversário, diversas apresentações especiais. A OSBM se apresentará em concertos nas cidades vizinhas e nos bairros de Barra Mansa, aproximando ainda mais a população da música. Em junho, a OSBM acompanha o Balé Bolshoi  em sua turnê nacional, com apresentações no Rio de Janeiro e em São Paulo.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
OSBM 10 anos
Data: 10 de março (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Regência: Maestro Vantoil de Souza

Programa:
“Abertura Festiva” -  Schostakovich
Concerto para Violino op. 64 -  Mendelssohn
Sinfonia nº 6 op. 74 – Tchaikovsky

Solista
Emmanuele Baldini - violino