quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

Barra Mansa abre inscrições para corrida e caminhada em homenagem às mulheres



Estão abertas as inscrições para a 'I Corrida e Caminhada do Dia Internacional da Mulher', em Barra Mansa. O evento, organizado pelas secretarias municipais de Saúde, Assistência Social e Juventude, Esporte e Lazer, será realizado no dia 08 de março, a partir das 08h. As mulheres interessadas em participar podem se inscrever gratuitamente no Centro de Lazer Feliz da Vida, no bairro Santa Rosa, de segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 17h. As inscrições também podem ser feitas pelo telefone (24) 3326-4825. As 400 primeiras inscritas ganharão uma camisa alusiva ao evento, que é exclusivo para mulheres.

"A caminhada terá percurso de três quilômetros. Já a corrida poderá ser feita no trajeto de três ou seis quilômetros. A largada e a chegada serão no Corredor Cultural, no Centro. Durante todo o percurso, haverá pontos de apoio às participantes, com distribuição de água. A Guarda Municipal também vai acompanhar as atividades com batedores e a equipe da secretaria de Esporte e Lazer vai fazer aula de alongamento e prestar auxílio às mulheres ", explicou Roberta Conde, gerente do setor de Atenção à Saúde da secretaria municipal de Saúde.

No Corredor Cultural serão montadas tendas para atendimentos da equipe de saúde, com aferição da pressão arterial e testes de glicemia. A secretaria de Assistência Social vai divulgar os serviços de proteção à mulher e cursos de capacitação destinados ao público feminino. "Queremos proporcionar às mulheres não só a possibilidade de ter uma vida saudável com a prática de atividade físicas, mas também condições para que elas possam exercer plenamente sua cidadania, tendo informações sobre seus direitos", comentou Maria José Cezar, secretária municipal de Assistência Social e Direitos Humanos. 

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Estão abertas as inscrições para o Projeto Dança & Magia




Crianças e jovens que sonham em aprender balé clássico já podem se inscrever no Projeto Dança & Magia. São 200 vagas para o módulo de Barra Mansa e 100 para o de Resende destinadas a estudantes da rede pública de ensino com idades entre seis e 30 anos.
Além das aulas que são gratuitas, a companhia desenvolve ainda atividades sociais e culturais com os alunos assistidos, realizando um trabalho capaz de transformar vidas.

- A transformação só é possível através da educação e cultura, e o nosso projeto reúne estas duas possibilidades, pois oferecemos o ensino regular do balé clássico, oficinas diversas na área da dança, apresentações gratuitas a comunidade, além de palestras com temas variados tais como: sexualidade humana, dengue, alimentação saudável, DST, Aids, preconceito, planejamento financeiro, entre outros, explica Viviane Almeida, coordenadora geral do  Projeto Dança & Magia.

Serviço

Interessados poderão se inscrever na secretaria do projeto de segunda a sexta-feira de 08h às 17h, entre 23 de fevereiro a 29 de maio ou enquanto houver vagas.


Documentação:

·       Declaração Escolar (fornecida pela escola);
·       Atestado médico comprovando que esta apta a praticar atividade física;
·       Xerox da certidão de nascimento;
·       Xerox do RG e CPF do responsável;
·       Xerox do comprovante de residência;
·       Duas fotos 3x4;
·       Xerox do boletim escolar 4º bimestre;
·       Xerox do comprovante de renda.

Módulo Barra Mansa
Rua João Brabo, 05 – Barbará – Barra Mansa (SEST SENAT).
Tel: (24) 3324.1070 ou 9 9935.7220

Módulo Resende
Rua José Zolvino Coutinho, 265 - Sala 3, Cidade Alegria (Comercial Nova Resende) - Resende - RJ
Tel: (24) 3355.1280



O Dança & Magia

O Projeto Dança & Magia é realizado pela Associação dos Amigos do Balé de Câmara e Ministério da Cultura através da Lei de Incentivo à Cultura, que teve início em 2006. A companhia beneficia anualmente mais de 300 crianças e jovens da rede pública de ensino de Barra Mansa, Resende e cidades vizinhas, além das aulas de balé, oferece aulas de história da dança, oficinas complementares e palestras de profissões ligadas a dança voltadas para os alunos, pais e comunidade, e apresentações de suas turmas em local de fácil acesso à população e gratuitas, democratizando a cultura na região do Médio Paraíba.

Patrocinado por Votorantim Siderurgia, Instituto Votorantim pela Lei de Incentivo à Cultura Federal e Saint-Gobain Canalização, utilizando recursos da Lei de Incentivo à Cultura Federal e Estadual. Têm como parceiros o Sest Senat, a Prefeitura Municipal de Barra Mansa, Fundação de Cultura, Secretaria Municipal de Educação, Escola de Dança Spinelli, Casa de Cultura Arte in Foco, Centro de Dança de Resende, Casa de Cultura Macedo de Miranda e Praise Comunicações e como apoiador o Centro Comercial Bella Avenida.

Certificações
-Lei Rouanet de Incentivo à cultura. Permite ao patrocinador abater no IR, 100% do recurso investido no Projeto.
-Inscrição da Lei Estadual de Incentivo à Cultura.
-Selecionado como Ponto de Cultura em 2009.
-Certificado de inscrição no Conselho Municipal da Criança e do Adolescente de Barra Mansa e Resende.
-Título de Utilidade Pública Municipal em Barra Mansa.

 Prêmios
-Nos anos de 2011 e 2014 o Projeto foi contemplado no criterioso edital do Criança Esperança, recebendo recursos que possibilitaram sua ampliação na região.
-Em 2013 o Prêmio Macedo Miranda na categoria Dança, do município de Resende, que reconhece artistas da cidade que se destacaram nas diversas manifestações culturais foi para o Dança & Magia.
-Semifinalista da 10ª edição do Prêmio Itaú Unicef, concorrendo com 2713 projetos culturais de todo país em 2013.
-Medalha Qualidade de Ouro no evento da Federação Brasileira dos Acadêmicos das Ciências, Letras e Artes – FEBACLA em 2014.
-Prêmio Fondation PSA Peugeot Citroën em 2014.

Resultados-Primeiros representantes de Barra Mansa selecionados para participação no Festival de Dança de Joinville - o maior do mundo;
-Seleção e participação de alunos em Festivais internacionais como Boston International Ballet Competition Boston/EUA e Danzamérica Córdoba/Argentina, obtendo premiações neste último em 2012;
-Bolsa de estudos ganho por uma aluna de nossas alunas para um curso de verão no Miami City Ballet/EUA em 2012;
-Premiação no Prêmio Desterro - Festival de Dança de Florianópolis em 2013;
-Conquista da Bolsa de para três bailarinos para o Summer Miami City Ballet School, na Semana da Dança no Sindicato dos Profissionais da Dança do Rio de Janeiro em 2014.
-Premiação no festival Studio Talento e Arte no Rio de Janeiro em 2014.
-Premiação no Festival de Dança de Cabo Frio em 2014.
-Indicação de bailarina para a Seletiva do YAGP do Passo de Arte de São Paulo em 2014.


Equipe Técnica do Projeto
Direção Financeira: Tereza Mendes
Direção Técnica: Bete Spinelli
Coordenadora Geral: Viviane Almeida
Professores: Gabriela Rocha, Luciana Almeida e Hugo Leonardo
Produtora: Cris Ribeiro
Coordenadora Administrativa e Secretaria: Juliana Carminda
Assistente Técnico: Ramon Porto

quinta-feira, 19 de fevereiro de 2015

BM Folia 2015: festa supera expectativas




O superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, e a presidente da LEC/BM (Liga das Entidades Carnavalescas de Barra Mansa),Gina Mara Modesto, se reuniram na manhã desta quinta-feira, dia 19, para fazer um balanço do BM Folia 2015. O evento, que teve início no sábado, dia 14, levou cerca de 10 mil pessoas por dia à Avenida Joaquim Leite, no Centro. Além dos desfiles das agremiações oficiais realizados no domingo, dia 15, e na segunda-feira, dia 16, a programação do BM Folia 2015 contou com matinês no Corredor Cultural e desfile de blocos de embalo todos os dias.

“O Carnaval deste ano superou nossas expectativas positivamente. A avenida ficou lotada todos os quatro dias de festa. O povo saiu às ruas para se divertir e, apesar da verba total para a organização do evento ter sido reduzida, o esquema de segurança foi muito eficaz”, afirmou Chiesse, agradecendo toda a equipe que trabalhou para garantir o sucesso da festa. “Nosso agradecimento especial à Guarda Municipal e à 2ª Cia da Polícia Militar que foram fundamentais para o êxito do evento”.

Chiesse também citou a promoção das matinês no Corredor Cultural como um dos pontos altos da festa. “O local se tornou um verdadeiro point das famílias nos quatro dias de folia. Estimamos que, por dia, cerca de quatro mil pessoas brincaram o Carnaval ao som de marchinhas no Corredor Cultural”, enumerou o superintendente da Fundação de Cultura. 

Além da segurança, a presidente da LEC/BM ressaltou a preparação das escolas e blocos oficiais para os desfiles. “Todas as agremiações trouxeram à avenida fantasias e adereços bem criativos e alegres. Os componentes deram um show a parte, defendendo suas escolas e blocos com muita empolgação”, contou Gina, informando que os preparativos para o Carnaval de 2016 já começam em março. “Agradeço, em nome de todas as agremiações, o apoio do prefeito Jonas Marins. Além de trazer a festa de volta às ruas, Jonas sempre se mostrou confiante em nosso trabalho e o resultado não poderia ser outro: o Carnaval de Barra Mansa foi um verdadeiro sucesso por mais um ano”, disse a presidente da LEC/BM.

Punição – A comissão de ética da LEC/BM e os advogados da entidade vão se reunir na próxima quarta-feira, dia 25, para avaliar qual será a punição ao bloco Império Banda G. Membros da diretoria da agremiação, que ficou em segundo lugar na disputa, causaram problemas na entrega da premiação dos vencedores do Carnaval na noite de terça-feira, dia 17. Segundo Gina Mara, o bloco foi penalizado com menos meio ponto por atraso no início do desfile. “Alguns membros não aceitaram a perda do meio ponto e causaram transtornos na premiação. Vamos avaliar qual será a punição e comunicar à diretoria do bloco”, informou Gina. 

Fotos: Cris Oliveira

Império de Saudade é tricampeã do Carnaval em Barra Mansa



Lendas e mitos da Amazônia, levados à avenida pela escola Império de Saudade, encantaram os jurados do desfile do BM Folia 2015. A escola sagrou-se tricampeã, com 118 pontos. A Império de Saudade entrou na avenida com 155 componentes divididos em 10 alas. Tiveram 44 ritmistas, oito componentes na Comissão de Frente, 10 baianas, dois carros alegóricos e um abre alas. “Trabalhamos muito para conquistar mais esse título. Agora é trabalhar ainda mais, rumo ao tetra”, disse o presidente da escola, Sebastião Balbino, o Batata.

O segundo lugar ficou com a escola Mocidade de Vila Maria, que contou a história da Festa de Momo. A Mocidade de Vila Maria entrou na avenida com 153 componentes, 11 alas, 44 ritmistas, seis baianas, seis integrantes da Comissão de Frente, dois carros alegóricos e um abre alas. A diferença de pontuação entre as duas agremiações foi pequena. A Mocidade de Vila Maria conquistou 113,30 pontos.

A maior novidade foi na categoria ‘Blocos Carnavalescos’. O bloco do distrito de Floriano, o União do Samba, participou da disputa pela primeira vez. O União do Samba levou 141 componentes para a avenida e foi dividido em nove alas. “É muita emoção ganhar logo na primeira disputa. Ano passado fizemos apenas uma participação, mas este ano entramos para ganhar e vamos fazer ainda mais bonito em 2016. Vamos trazer todo o distrito para avenida. A Joaquim Leite vai ficar pequena”, alegrou-se o vice-presidente do bloco, Adilson da Silva.

Nenhuma das agremiações participantes perdeu pontos por cronometragem (atrasos no desfile) ou por qualquer falha. Já alguns blocos foram penalizados por atrasos no início do desfile e perderam 0,5 pontos. Entre os que receberam a penalização estão o Acadêmicos da Periferia Leste; Pulo do Sapo; e Império da Banda G. “Todo presidente de escola de samba e de bloco carnavalesco recebeu o regulamento e o não cumprimento de qualquer item seria penalizado com perda de pontos”, explicou a presidente da LEC (Liga das Entidades Carnavalescas de Barra Mansa), Gina Mara.

O superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, parabenizou as escolas e blocos. “Todos os desfiles foram emocionantes. Era possível ver a empolgação de cada integrante da escola. Ver, a cada ano, o carnaval de Barra Mansa evoluindo e encantando as pessoas é gratificante. Foi um carnaval voltado para a família”, concluiu Chiesse.

Confira o resultado do BM Folia:

Escolas de Samba:

1º lugar: GRES Império de Saudade
2º lugar: GRES Mocidade da Vila Maria

Blocos carnavalescos:

1º lugar: União do Samba
2º lugar: Império da Banda G
3º lugar: Acadêmicos da Periferia Leste
4º lugar: Pulo do Sapo

Fotos: Sergio Fortuna

BM Folia 2015 arrasta multidão na Joaquim Leite



O prefeito Jonas Marins entregou na noite deste sábado, dia 14, as chaves da cidade para o Rei  Momo e a Rainha do carnaval, abrindo oficialmente o BM Folia 2015, na Avenida Joaquim Leite. A festa arrastou uma multidão para o local, onde famílias inteiras deram um show de alegria, descontração e muita criatividade, mesmo debaixo de chuva.
A primeira atração a passar pela avenida foi  o tradicional Bloco do Boi. Antes, porém, bandas regionais animaram a matinê no Corredor Cultural, próximo ao Jardim das Preguiças (Parque Centenário), que será realizada todas as tardes de carnaval.
Jonas Marins disse da sua alegria em realizar o carnaval na avenida. "Essa era uma reivindicação dos foliões que não viajavam e queriam uma festa popular na Joaquim Leite. Foi com muito orgulho, que tiramos o evento do Parque da Cidade, onde as agremiações tinham dificuldade em exibir suas evoluções, e pelo terceiro ano consecutivo fazemos a festa no Centro da cidade", destacou.
O prefeito também comentou sobre a diversidade etária contida no carnaval. "Nos dá um imenso prazer, ver que crianças, jovens, adultos e idosos estão aqui, prestigiando o nosso carnaval e se divertindo muito".
A estimativa do superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, é de que pelo menos 15 mil pessoas passem pela avenida durante cada dia da festa. "Para isso, investimentos em infraestrutura, com banheiros químicos e segurança. Optamos por uma ornamentação mais simples, dentro na nossa realidade financeira, e pela garantia do conforto e segurança.  Para os foliões, que eventualmente, exagerarem, instalamos um Posto de Atendimento Médico, com quatro médicos, quatro enfermeiras, três leitos e uma UTI móvel completa".
Durante todos os dias de folia, a festa no Centro será encerrada por volta de 01h, com o desligamento dos equipamentos de som. Na sequencia, equipes do Serviço Autônomo de Água e Esgoto realizam a higienização das ruas  
Um esquema especial de segurança foi planejado, com 50 agentes da Guarda Municipal para controlar o trânsito e proteger o patrimônio; 80 seguranças particulares  e o apoio das Polícias Civil e Militar. Ao todo, 120 policiais militares fardados e à paisana estarão atuando nas ruas.
Atrações da noite
Logo após o Bloco do Boi, entraram na avenida os blocos Vem que é de Graça; Ai Se Eu Te Pego, da Vila Ursulino; Arrastão do Povo, da Vista Alegre; Feliz da Vida, da Terceira Idade e o Bloco das Mulheres, idealizado pela primeira dama e secretária municipal de Assistência Social, Maria José Cézar.
A agremiação trouxe para a Joaquim Leite 180 integrantes, com abadá exibindo tema relacionado a importância da ocupação da mulher nos espaços de poder.

Esbanjando alegria
Jesus de Carvalho, 81 anos, deu um show à parte. Cantou, sambou e contagiou a avenida. "Desde os 17 anos brinco o carnaval. É um momento único e de muita alegria", ressaltou.
Luciana dos Santos, moradora do Ano Bom, trouxe toda a família para a festa, desde a filha menor, com um ano de idade, até a sobrinha, de 14 anos.
Quem também aprovou a Folia BM 2015 foi o professor Guilherme Gonzaga. "O carnaval é do povo, então tem que ser realizado na rua", disse.

Programação:

Dia 15 (domingo), no Centro
– 15h: Concurso de fantasias infantis (Corredor Cultural)
– 19h: Bloco Tô Que Tô
– 19h30: Bloco do Boi
– 20h: Bloco Chacrinha do Amanhã
– 21h: Bloco Se Vira Nos Trinta
– 22h: Desfile oficial G.R.E.S Império da Vila Maria
– 23h: Desfile oficial G.R.E.S Império de Saudade

Dia 16 (segunda-feira), no Centro
– 19h: Bloco do Boi
– 20h: Desfile oficial Bloco União de Samba de Floriano
– 21h: Desfile oficial Bloco Carnavalesco Acadêmicos da Periferia Leste
– 22h: Desfile oficial Bloco Carnavalesco Pulo do Sapo
– 23h: Desfile oficial Bloco Carnavalesco Império da Banda G

Dia 17 (terça-feira), no Centro
- 13h:Apuração do Carnaval (Corredor Cultural)
– 19h: Bloco Tô Que Tô
– 20h: Bloco do Boi
– 21h: Bloco Ai Se Eu Te Pego - Vila Ursulino
– 22h: Entrega dos troféus e premiação das campeãs do Carnaval

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

BM Folia 2015 começa neste sábado, dia 14



A festa do Carnaval de Barra Mansa começa oficialmente neste sábado, dia 14, às 18h, na Avenida Joaquim Leite, no Centro. O prefeito Jonas Marins fará a entrega das chaves da cidade para o Rei Momo e a Rainha do Carnaval. Em seguida, seis blocos de embalo vão desfilar na avenida. No domingo, dia 15, a criançada pode participar de um concurso de fantasias infantis no Corredor Cultural, a partir das 15h. À noite, é a vez das escolas de samba invadirem as ruas do Centro, a partir das 22h. O G.R.E.S Império da Vila Maria abre os desfiles oficiais, seguido do G.R.E.S Império de Saudade. Antes, quatro blocos de embalo animam os foliões.
Na segunda-feira, dia 16, os blocos carnavalescos União de Samba de Floriano, Acadêmicos da Periferia Leste, Pulo do Sapo e Império da Banda G desfilam a partir das 20h. Uma hora antes, às 19h, o tradicional Bloco do Boi leva seus componentes à avenida. De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, todos os dias de folia serão promovidas matinês no Corredor Cultural, a tarde.
Chiesse reforçou que a festa no Centro será encerrada por volta de 01h, com o desligamento dos equipamentos de som. “Organizamos um Carnaval para a família e acreditamos que até esse horário conseguimos levar alegria para os moradores e visitantes. Esperamos que todos aproveitem a festa de forma responsável, com moderação e respeito ao próximo”, disse o superintendente, informando que após o término dos desfiles, equipes de limpeza do Saae BM entram na avenida para a higienização das ruas.  
Um esquema especial foi planejado para garantir a segurança dos foliões. A Guarda Municipal vai disponibilizar 50 agentes nas ruas para controlar o trânsito e proteger o patrimônio. Haverá ainda seguranças particulares e apoio das Polícias Civil e Militar. Ao todo, 120 policiais militares fardados e à paisana vão estar nas ruas.
Confira a programação:

Dia 14/02 (sábado), no Centro
– 18h: Abertura oficial do Carnaval
– 18h30: Bloco do Boi
– 19h: Bloco Vem que é de Graça
 20h: Bloco Ai Se Eu Te Pego - Vila Ursulino
 21h: Bloco Arrastão do Povo
 22h: Bloco Feliz da Vida
 23h: Bloco das Mulheres

Dia 15 (domingo), no Centro
– 15h: Concurso de fantasias infantis (Corredor Cultural)
– 19h: Bloco Tô Que Tô
 19h30: Bloco do Boi
 20h: Bloco Chacrinha do Amanhã
 21h: Bloco Se Vira Nos Trinta
 22h: Desfile oficial G.R.E.S Império da Vila Maria
 23h: Desfile oficial G.R.E.S Império de Saudade

Dia 16 (segunda-feira), no Centro
– 19h: Bloco do Boi
 20h: Desfile oficial Bloco União de Samba de Floriano
 21h: Desfile oficial Bloco Carnavalesco Acadêmicos da Periferia Leste
 22h: Desfile oficial Bloco Carnavalesco Pulo do Sapo
 23h: Desfile oficial Bloco Carnavalesco Império da Banda G

Dia 17 (terça-feira), no Centro
– 13h: Apuração do Carnaval (Corredor Cultural)
– 19h: Bloco Tô Que Tô
– 20h: Bloco do Boi
 21h: Bloco Ai Se Eu Te Pego - Vila Ursulino
 22h: Entrega dos troféus e premiação das campeãs do Carnaval
As matinês serão realizadas nos dias 14, 15, 16 e 17 de fevereiro, das 15h às 18h30, no Corredor Cultural, com banda carnavalesca.

quarta-feira, 11 de fevereiro de 2015

Bloco 'Me Ajuda Aí' sai às ruas nesta quinta-feira, dia 12, em Barra Mansa


As ruas de Barra Mansa vão receber nesta quinta-feira, dia 12, mais um bloco de Carnaval. O 'Me ajuda aí' vai percorrer as principais ruas dos bairros Vila Orlandélia e Ano Bom e, além de levar alegria aos foliões, vai arrecadar alimentos não-perecíveis que serão doados para o Asilo dos Velhinhos da Vista Alegre. A concentração acontece a partir das 18h, na praça da Vila Orlandélia. Haverá shows com os grupos Jeito Carioca, Nosso Samba e Bateria Arrebenta Tô que Tô. A festa conta com o apoio da Fundação de Cultura.
Na sexta-feira, dia 13, é a vez do 'Bloco do Saae' levar animação aos foliões. Composto por servidores da autarquia e seus familiares, o bloco ficará concentrado no Corredor Cultural, a partir das 18h. 

terça-feira, 10 de fevereiro de 2015

Projeto Música nas Escolas começa suas atividades em 2015


O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa retoma as atividades em 2015, dando continuidade ao seu objetivo de transformar e educar através da música. Após um recesso, seguindo as férias escolares do município, professores, músicos, alunos voltam aos seus ensaios, aulas e apresentações pela cidade.
Na segunda, dia 09, os professores e monitores voltaram ás salas de aula das escolas municipais, dando continuidade ao processo de educação musical. Durante a primeira semana de fevereiro, as bandas e grupos retornaram seus ensaios, para um ano de intensa atividade. A  Orquestra de Jazz e o Coro Laboratório Municipal da Escola Dejair Machado Gomes já se apresentaram, na abertura do ano letivo de Barra Mansa.
O ano de 2015 será de muitas comemorações para o Projeto. Dois de seus grupos completam 10 anos: a Banda Sinfônica e a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Para registrar o aniversário dos grupos, o Projeto Música nas Escolas prepara um calendário intenso de apresentações e homenagens. A Orquestra começa sua temporada oficial no dia 10 de março e a Banda Sinfônica se prepara para realizar um grande concerto comemorativo aos seus dez anos, além do calendário oficial de apresentações.
Um dos mais importantes modelos de educação musical no país, o Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2015

Barra Mansa elege Rainha do Carnaval 2015




Barra Mansa escolheu no início da tarde deste domingo, dia 08, a Rainha do Carnaval 2015. Em evento organizado pela Liga de Entidades Carnavalescas (LEC BM) e ONG Formiga Voluntária, com o apoio da Fundação de Cultura, Rosemeri de Souza Tibúrcio venceu a disputa com 371 pontos. A segunda colocada foi Adrieli Januário Rodrigues, que obteve 291 pontos. A vencedora, de 30 anos, moradora do bairro Monte Cristo, levou a premiação de R$ 250,00 e, esta semana, assina contrato com a LEC BM para representar, oficialmente, o município durante a Festa de Momo.

Uma banca composta por oito jurados avaliou os quesitos beleza, desenvoltura, postura, simpatia e samba no pé. "Neste último item, Rosemeri mostrou a que veio, esbanjando talento", contou a presidente da LEC BM, Gina Mara Pereira Modesto. Antes da eleição, uma roda de samba animou o público. Nos intervalos do show foram distribuídos a cada agremiação CD's com os sambas-enredo deste ano das escolas de samba da cidade. Após a escolha da Rainha do Carnaval 2015, houve apresentação da bateria da GRES Império da Saudade, vencedora do Carnaval barramansense em 2014.

Por conta da forte chuva que atingiu o município, a eleição para o cargo de Rei Momo ficou comprometida. De acordo com Gina, na tarde desta segunda-feira, dia 09, membros da Liga e da ONG Formiga Voluntária vão seu reunir para definir como será feita a escolha de um dos principais personagens do Carnaval. "Vamos chegar a um consenso para escolha, afinal, o Rei Momo, junto com a Rainha do Carnaval,  faz a abertura das apresentações dos blocos e escolas durante os quatro dias de festa", comentou Gina, que agradeceu a presença da secretária de Cultura da Câmara de Vereadores de Resende, Paula Bernardes.

Fotos: Cris Oliveira

Parque Centenário é revitalizado


O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, acompanhado de secretários municipais e dos vereadores Luiz Antônio Cardoso; Zélio Resende Barbosa, o Zélio Show; Vicente de Paula Ferreira, o Pissula; e Roque Martins de Melo; inaugurou neste domingo, dia 08, o novo piso do Parque Centenário, no Centro. A obra, orçada em R$ 145 mil, contou com mais revitalizações no interior do parque. “Além da pavimentação de saibro, que é própria para o local e não agride o meio ambiente, também trocamos os bancos que estavam em péssimas condições, pintamos o coreto e melhoramos a iluminação”, expôs Giovani Moreira, diretor executivo da Susesp (Superintendência de Obras e Serviços Públicos).

A coordenadora de Meio Ambiente da secretaria municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, Izabella Resende Vilela, participou da cerimônia de inauguração e comentou sobre a importância de  realizar a manutenção do Parque Centenário, que é a principal área verde de Barra Mansa. “Temos visto uma incrível dedicação ao meio ambiente e isso é motivo de felicidade e agradecimento. O parque é muito importante para nossa cidade e essa manutenção mostra a valorização do mesmo”, ressaltou Izabella.

Jonas aproveitou a oportunidade para lançar o Programa Melhor Atividade, da secretaria de Juventude, Esporte e Lazer, que conta com caminhada orientada para idosos. Houve distribuição de camisetas para os participantes. “Essa é a caminhada orientada mais feliz do Brasil”, comentou. “Estamos no caminho correto, uma pista melhor para quem quer praticar atividade física no parque e ainda vamos fazer banheiros, pois há necessidade para quem utiliza essa área”, anunciou o prefeito, acrescentando que na próxima semana já inicia a obra no entorno do parque para dar acessibilidade a cadeirantes.

“Cada vez mais o Corredor Cultural tem conquistado a população com diversos eventos e o Parque Centenário, também conhecido como Jardim das Preguiças, recebe mais visitações, por isso precisamos conservá-lo sempre”, concluiu o prefeito.

Programa Peso Legal – Ainda na manhã de domingo, a secretaria municipal de Saúde lançou o programa Peso Legal, que tem como objetivo trabalhar em prol do peso ideal dos assistidos, eliminando a obesidade e a subnutrição. Embora o público alvo seja as crianças, o programa vai atender pessoas de todas as idades, que estejam com quadro de obesidade ou subnutrição.
“Através das unidades de saúde as pessoas serão encaminhadas ao programa e serão atendidas por uma equipe multidisciplinar, composta de nutricionista, educador físico, endocrinologista e psicólogo”, explicou o secretário municipal de Saúde, Jonathan Aguiar.

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Blocos animam pré-Carnaval de Barra Mansa neste fim de semana


Neste sábado, dia 07, o 'Bloco da Saúde' anima mais uma vez os moradores de Barra Mansa. Funcionários da secretaria municipal de Saúde vão percorrer as principais ruas do bairro Nove de Abril, na Região Leste, divulgando ações de prevenção à doenças e promoção à saúde. Haverá distribuição de panfletos informativos e preservativos femininos e masculinos. Na chegada do bloco, em frente a Policlínica, estão programadas aulas de zumba, lambaeróbica e alongamento. No local, será oferecida aferição da pressão arterial e também testes de glicemia. A concentração para saída do bloco está marcada para às 09h, em frente a Policlínica.
A tarde é a vez dos foliões do bloco 'Vai, Vomita e Volta' percorrem as principais ruas do Centro e do Ano Bom. A Banda Troió e a bateria da escola de samba Imperatriz Leopoldinense são as atrações do bloco, cuja concentração está marcada a partir das 12h, no Corredor Cultural. Ainda no sábado, acontece o tradicional 'Bloco das Piranhas' do bairro Novo Horizonte, na Colônia. A folia começa a partir das 16h e terá DJ tocando marchinhas de Carnaval e desfile com a bateria do bloco 'Se Vira nos 30'.
No domingo, dia 08, a partir das 13h, acontece a eleição da Rainha do Carnaval e do Rei Momo, no Corredor Cultural, no Centro. O evento, organizado pela Fundação de Cultura e pela LEC/BM (Liga das Entidades Carnavalescas de Barra Mansa), vai contar com a participação das escolas de samba e blocos carnavalescos do município. “Além da escolha dos representantes oficiais do Carnaval 2015, haverá o lançamento do CD com os samba-enredos das escolas e blocos da cidade", informou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura. 

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Palácio Barão Guapy será reformado a partir de março



A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura e da secretaria municipal de Educação, vai dar início em março à obra de reforma do Palácio Barão de Guapy, no Centro. A intervenção no prédio histórico prevê a restauração da fachada e das janelas, pintura, melhorias da estrutura e modernização da Biblioteca Municipal. Com a obra será possível reabrir o Museu Histórico de Barra Mansa e abrigar também parte do MICInense (Museu Interativo de Ciências do Sul Fluminense), atualmente instalado no Ciep 054, no bairro Vila Maria.
Segundo o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, a verba para a reforma, de aproximadamente R$ 400 mil, é proveniente do governo do Estado. "Contamos ainda com R$ 36 mil que foram repassados pela Câmara dos Vereadores, que arrecadou esse recurso com as inscrições do concurso público”, informou o superintendente.
Ele informou ainda que após a reforma, a Academia Barramansense de História (ABH) vai funcionar nas dependências do Palácio. "Nossa intenção é que o prédio se torne um espaço exclusivamente cultural e histórico, com toda estrutura necessária para atender à população”, disse Chiesse. Uma das atividades já programadas é promover, mensalmente, uma noite de autógrafos com escritores do município. “Iremos fomentar, cada vez mais, a cultura em Barra Mansa, ressaltou.
A secretária municipal de Educação, Lusia Melchiades, comentou a iniciativa de ampliar o museu para o Palácio Barão de Guapy. "Estamos muito felizes com essa possibilidade pois, dessa forma, vamos poder aumentar e melhorar as atividades realizadas pelo MICInense, dando oportunidade de conhecimento a mais estudantes”, afirmou a secretária, garantindo que o museu continuará em funcionamento também no Ciep 054.
Palácio Barão de Guapy - Com 150anos de existência, o Palácio Barão de Guapy tem sido alvo da deterioração por parte do tempo. Construído em 1865, o prédio abriga atualmente a Biblioteca Municipal de Barra Mansa. Composto por vãos em arco pleno, o Palácio é monumento histórico do município e é tombado pelo Inepac (Instituto Estadual do Patrimônio Cultural).
Fotos: Gabriel Borges