segunda-feira, 22 de dezembro de 2014

César Menotti & Fabiano

Ao completar duas décadas de atuação no Brasil, o Sest Senat realiza um show gratuito comemorativo com as duplas sertanejas Alan & Alex e César Menotti & Fabiano, no dia 28 de dezembro, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. A comemoração tem início às 17h com apresentação da dupla Jô e Samuel. O evento faz parte de uma sequência de cerca de 50 shows que o Sest Senat vai realizar até o final do ano. O calendário completo está no site do Sest Senat (www.sestsenat.org.br). A entrada é gratuita. Mais informações pelo telefone (24) 3324-1070.

Fonte: Diário do Vale - http://www.diariodovale.com.br/noticias/98457,print,Zoologico-de-Volta-Redonda-tera-horario-de-funcionamento-especial-no-fim-de-ano.html

sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Papai Noel distribui livros para crianças na Biblioteca Pública Municipal de Barra Mansa




As crianças que passaram nesta sexta-feira, dia 19, na Biblioteca Pública Municipal de Barra Mansa tiveram uma surpresa. É que o Papai Noel passou por lá para fazer uma visita, tirar fotos e presentear os pequenos com livros, doces e marcadores de páginas. O evento, realizado pela prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, ocorreu em dois horários: entre 10h às 12h e de 13h às 16h, e atraiu, aproximadamente, 40 crianças. 

De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, a iniciativa teve como objetivo unir a magia do Natal ao incentivo à leitura entre as crianças. “Realizamos a atividade para atrair novos usuários à biblioteca, além de estimular as crianças desde cedo para a leitura”, disse o superintendente, acrescentando ainda que todos os que passaram pelo local voltaram para a casa com um livro nas mãos. “Pedimos aos pais que levem a criançada para conhecer a biblioteca que, além de se encontrar num prédio histórico, possui ainda uma área exclusiva para o público infantil”, frisou Chiesse.

“Acho de extrema importância esse tipo de ação que incentiva à leitura e busca a participação familiar. Devemos levar em consideração também que muitas crianças não criam o hábito de ler por não terem livros em casa e com a distribuição gratuita, pode ser que surja uma nova geração de leitores”, elogiou a avó da pequena Alice, de um ano, Maria de Lurdes Ghirlinzone.

Atualmente, a Biblioteca Municipal de Barra Mansa funciona no térreo do Palácio Barão de Guapy, localizado Rua Custódio Ferreira Leite, 01, Centro. O espaço conta com cerca de 30 mil títulos diversos, que vão de best sellers até documentos históricos do governo municipal, passando por livros em braile, gibis e jornais antigos. A biblioteca faz o empréstimo gratuito de livros com a realização do cadastro dos interessados. Basta apresentar RG e comprovante de residência. O setor funciona de segunda-feira à sexta-feira, de 8h às 17h.

Fotos: Gabriel Borges

Música e artesanato são opções de entretenimento no Corredor Cultural de Barra Mansa



Neste domingo, dia 21, o Corredor Cultural de Barra Mansa recebe a tradicional Banda de São Sebastião. A apresentação acontece a partir das 10h. No mesmo dia, o local abriga a Feira de Artesanato, onde os visitantes podem comprar itens como pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária, entre outros, de 28 artesãos apoiados pela Fundação de Cultura. Os eventos são gratuitos e a classificação é livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário. 

quinta-feira, 18 de dezembro de 2014

Barra Mansa recebe Coral 'Mensageiros da Paz' nesta sexta-feira, dia 19



Nesta sexta-feira, dia 19, o Coral 'Mensageiros da Paz' se apresenta na Praça da Liberdade, no Centro. A cantada natalina é promovida pela Fundação de Cultura e terá início às 18h. "Nossa intenção é proporcionar às famílias um  momento de alegria nesta época tão importante do ano", disse o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse. O evento é gratuito e a classificação é livre.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2014

Biblioteca Pública Municipal de Barra Mansa comemora 143 anos


A noite de terça-feira, dia 16, foi marcada pela comemoração do aniversário de 143 anos da Biblioteca Pública Municipal de Barra Mansa Professora Adelaide da Cunha Franco, celebrado no dia 20 de dezembro. O evento foi prestigiado pelo superintendente da Fundação de Cultura de Cultura, Cláudio Chiesse; pelo presidente da Academia Barramansense de História (ABH), Nikson Salem, e pelo presidente do Grêmio Barramansense de Letras (Grebal), José Fleming, além de funcionários e frequentadores da biblioteca.
Durante a comemoração, as escritoras barramansenses Vera Regina Marins, Eliana Néri, Flordelia Rodrigues da Silva e Silvana Lobo do Nascimento distribuíram autógrafos em seus livros e conversaram com leitores sobre as obras. "Essa noite é muito especial, pois além de celebrarmos o aniversário da biblioteca buscamos valorizar os escritores da cidade. A professora Adelaide foi uma grande defensora da literatura, tenho certeza que ela ficaria feliz com esse momento e em saber que a biblioteca é muito bem cuidada por toda a equipe de colaboradores", declarou Chiesse, ressaltando que no próximo ano a Fundação de Cultura pretende realizar mais noites de autógrafos com autores barramansenses.
Atualmente, a Biblioteca Municipal de Barra Mansa funciona no térreo do Palácio Barão de Guapy e conta com cerca de 30 mil títulos diversos, que vão de best sellers até documentos históricos do governo municipal, passando por livros em braile, gibis e jornais antigos. "Iniciamos a informatização do acervo no segundo semestre de 2012. Cerca de 80% dos títulos já foram incluídos no banco de dados, que pode ser acessado pelos leitores via internet", contou Maricélia Cardoso, coordenadora da biblioteca, convidando mais moradores da cidade a frequentarem o local. "Hoje temos cerca de 500 usuários ativos e queremos aumentar esse número. A biblioteca faz o empréstimo gratuito de livros, basta o interessado se cadastrar apresentando RG e comprovante de residência", informou a coordenadora.
Para a escritora Vera Regina Marins, a oportunidade de participar do aniversário da biblioteca autografando uma obra foi muito especial. "É uma honra poder participar de momentos como esse, que resgatam a história do município e incentivam a leitura", garantiu a autora.
Curiosidade - Durante o evento, o superintendente da Fundação de Cultura de Cultura explicou que o aniversário da Biblioteca Municipal é comemorado no dia 20 de dezembro, pois foi nessa data, no ano de 1871, que foi feita a publicação da lei de criação de bibliotecas municipais da então província do Rio de Janeiro. "A partir dessa lei, começou a mobilização dos governos municipais para a implantação de bibliotecas. A de Barra Mansa foi inaugurada em 07 de setembro de 1873 e funcionava na Câmara Municipal", contou Chiesse.
Fotos: Cris Oliveira

Jazz na Praça com o Projeto Música nas Escolas



O Centro de Barra Mansa vai ter uma trilha sonora diferente nesta quinta-feira, dia 18, durante o horário de almoço. A Orquestra de Jazz, do Projeto Música nas Escolas, se apresenta na Praça da Matriz, a partir das 12h.
A Orquestra pretende contagiar quem estiver passando pela praça, trabalhando por perto ou descansando durante o horário de almoço, com sua alegria e energia. A apresentação encerra a temporada de 2014 da Orquestra de Jazz que fez importantes concertos no SESC, no Festival Vale do Café e até dentro de uma piscina desativada, durante o Nasce Uma Cidade.  
A inspiração para criação da Orquestra de Jazz são as big bands, formação mais usada pelos grupos de jazz e muito comuns entre os anos 20 e 50. A Big Band do Projeto Música nas Escolas é formada por 20 músicos que são alunos e instrutores do Projeto, além de músicos da OSBM, que se dividem entre saxofones, trompetes, trombones, piano, baixo, bateria e percussão. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, desde 2013. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto de Encerramento da Orquestra de Jazz
Data: 18 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 12h00
Local: Praça da Igreja Matriz de São Sebastião 

Feira do Artesanato de Barra Mansa tem programação especial de Natal


A Feira de Artesanato de Barra Mansa preparou uma programação especial para que a população possa realizar suas compras de Natal. Os visitantes poderão comprar itens como pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária, entre outros. Ao todo 28 artesãos, apoiados pela Fundação de Cultura de Cultura, participam da feira. A programação especial de Natal começa nesta terça-feira, dia 16, e vai até domingo, dia 21, sempre no Centro.

De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, o objetivo é dar visibilidade ao trabalho das artesãs. “Disponibilizamos os espaços para que as artesãs possam expor seus trabalhos, visando o aumento de vendas para o Natal", explicou ele.

Até a próxima sexta-feira, dia 19, a Feira do Artesanato acontece de 08h às 16h, na Gare da Estação, localizada na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro. No sábado, dia 20, a feira será realizada de 08h às 13h. No domingo, dia 21, a feira muda para o Corredor Cultural, localizado na Rua Custódio Ferreira Leite, em frente ao Parque Centenário, de 08h às 13h.

terça-feira, 16 de dezembro de 2014

Alunos de curso de violão fazem apresentação final na Estação das Artes



Nesta quarta-feira, dia 17, às 18h, acontece o encerramento do curso de violão e leitura de cifras no Centro Cultural Estação das Artes, em Barra Mansa. Os alunos farão uma apresentação especial para o público, mostrando o que aprenderam nos últimos três meses de aula. Realizado pela Fundação de Cultura, o curso gratuito foi direcionado para iniciantes, com idade a partir de 10 anos.
Segundo o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, cerca de 50 moradores do município participaram das aulas. “A Fundação disponibilizou seis violões por turma para os alunos que não possuíam o instrumento e o professor atendeu mais quatro alunos que puderam levar o violão para participar para as aulas”, explicou.
De acordo com o professor responsável pelo curso, maestro Cláudio Pereira, os alunos realizarão uma apresentação com músicas simples de quatro variações. “Eles tiveram um bom aproveitamento, aprenderam toda a mecânica de introdução básica ao violão”, contou o maestro, acrescentando ainda que as aulas em grupos fortaleceram laços entre os estudantes.
A previsão é que as novas turmas do curso de violão e leitura de cifras tenham início em março de 2015, após o Carnaval. “Estamos nos planejando para que as aulas recomecem em breve, com uma nova grade de horários para as turmas”, informou Chiesse. O Centro de Cultura Estação das Artes fica na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro. 

'Imaginário Religioso' é exposto no Centro de Cultura Fazenda da Posse



A Fundação de Cultura de Barra Mansa e o Sistema Firjan, inauguraram nesta sexta-feira, dia 12, a exposição 'Imaginário Religioso', dos fotógrafos Gabriel Borges e Sérgio Fortuna. A mostra conta com 24 fotografias, no formato 30x40 e seis impressas em PVC. Além das fotos, os visitantes poderão assistir vídeos do Clube dos Motociclistas, que mostram suas viagens à Aparecida do Norte.

De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse,  as imagens relatam as manifestações religiosas no município. “Na exposição podemos identificar a diversidade cultural e religiosa remanescentes em Barra Mansa”, disse o superintendente, acrescentando ainda que a mostra contará com alguns objetos da procissão de barcos pelo Rio Paraíba do Sul, em alusão ao Dia de Nossa Senhora Aparecida, comemorado no dia 12 de outubro. “As imagens encantam, por ser o momento exato de captação da fé”, finalizou Cláudio Chiesse.

A mostra nos dará uma autocrítica sobre o nosso trabalho, além de nos proporcionar um crescimento inestimável como profissionais”, declarou o fotógrafo Sérgio Fortuna. Segundo Gabriel Borges, um dos artistas, suas obras retratam a religiosidade tradicional de Barra Mansa. “As minhas fotografias são basicamente da Paixão de Cristo, que acontece em Rialto, consagrada como uma das festas mais conhecidas do município. Nosso intuito foi a divulgação da cultura municipal”, enfatizou o fotógrafo.

A mostra segue até o dia 31 de janeiro, com entrada gratuita. As visitas acontecem de terça-feira a sábado, das 11h às 17h. As escolas interessadas podem agendar atividades e visitas orientadas ao Centro Cultural. O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3322-3855 ou pelo email: fazendadaposse@uol.com.br. O Centro de Cultura Fazenda da Posse fica na Rua Dario Aragão, n° 2, Centro.

Fotos: Sérgio Fortuna

Barra Mansa realiza carreata em alusão ao 'Dia da Bíblia'



O Conselho de Pastores de Barra Mansa, com apoio da Fundação de Cultura, realizou neste domingo, dia 14, um evento em alusão ao “Dia da Bíblia”. A carreata, que contou com, aproximadamente, 100 veículos, saiu às 11 horas da Beira Rio e seguiu pelas principais ruas do Centro e dos bairros Ano Bom, Vila Nova e Vista Alegre. O objetivo foi estimular o interesse da população pela leitura da Bíblia.

“O dia é comemorado nacionalmente e não poderia passar em branco em Barra Mansa. A cidade teve essa iniciativa de realizar a carreata e foi um sucesso de público. Temos que agradecer ao prefeito Jonas Marins pelo apoio e solidariedade a todas as reivindicações do conselho de Pastores de Barra Mansa”, agradeceu o secretário do Conselho Municipal de Pastores, Joel Valcir.

O secretário do conselho ressaltou a importância do Dia da Bíblia e a união entre as igrejas da cidade para a realização dos eventos. “As igrejas se reuniram e montaram um cronograma para as comemorações do ‘Dia da Bíblia’, que foi definido pelo conselho. Além da carreata ainda vamos realizar uma grande comemoração nesta segunda-feira, dia 15, que será um culto com bandas gospel”, ressaltou o pastor Joel.

O presidente do Conselho Municipal de Pastores, José Edson, destacou que a carreta já entrou para a lista de tradições da cidade e que, com a oficialização da data, se tornou ainda mais importante para o município. “Não sabemos ao certo de quem partiu a ideia da realização do evento, mas posso garantir que a carreata já se tornou importante para a cidade. Estivemos reunidos com o prefeito e conseguimos todo o apoio necessário para a realização dos eventos, o que nos dá muito orgulho”, acrescentou José Edson.

Foto: Sergio Fortuna

Projeto Música nas Escolas conquista todos os títulos no Campeonato Nacional de Bandas




O Campeonato Nacional de Bandas consagrou mais uma vez as bandas do Projeto Música nas Escolas como as melhores do país. O Projeto foi vencedor em todas as categorias em que concorreu no concurso realizado no último fim de semana, em Barra Mansa.
A potência musical e beleza da Banda Marcial foram mais uma vez reconhecidas pelos jurados. A Banda se tornou hexacampeã nacional e seu corpo coreográfico e baliza ganharam o primeiro lugar em suas categorias. A Banda Marcial prestigiou um de seus músicos, executando a composição do percussionista Hércules Alves.
-É uma honra ver esses compositores que começaram ainda pequenos nas bandas e hoje compõem não somente para suas bandas, mas para a música no Brasil – destacou o presidente da Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras, Rivaldo Dantas, logo após a apresentação da Banda Marcial.
Regida pelo maestro Isac Francis, a Banda Sinfônica se apresentou no sábado e também sagrou-se hexacampeã nacional. A banda agradou público e jurado, se apresentando para um bis, enquanto as notas eram totalizadas.
O Presidente da CNBF, Rivaldo Dantas, prestou uma homenagem ao Projeto Música nas Escolas e às autoridades municipais pelo empenho na realização do Campeonato em Barra Mansa.
-Estivemos na iminência de não realizar o campeonato nacional este ano, que teve sua sede alterada duas vezes, por razões legais e políticas. E a cidade de Barra Mansa através do maestro Vantoil, um desbravador, da música no país, do prefeito, Jonas Marins e do Superintendente de Cultura, Cláudio Chiesse, com suas equipes, aceitaram o desafio de sediar o 22º Campeonato Nacional de Bandas e Fanfarras. Só podemos realizar este campeonato através deste apoio, que tornou Barra Mansa a “capital nacional de bandas e fanfarras” – declarou Rivaldo Dantas.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.            
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Barra Mansa sedia Concurso Nacional de Bandas



Barra Mansa se transformou neste fim de semana na capital das bandas e fanfarras do Brasil. O Parque da cidade sediou no sábado e domingo, 12 e 13 de dezembro, o Concurso Nacional de Bandas da CNBF (Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras). A cidade contou com dois representantes no concurso: a Banda Marcial e a Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas.

“Barra Mansa tem uma vocação pela música e essa é a razão do sucesso dos projetos realizados pela prefeitura. A nossa orquestra é sucesso em todo o país e reconhecida internacionalmente. Sediar o concurso é uma grande oportunidade de incentivar projetos semelhantes em todo o país”, exaltou o prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins.

O secretário de Cultura, Claudio Chiesse, explicou que a oportunidade de sediar o concurso foi muito importante, tanto para os músicos quanto para a cidade. “Barra Mansa é referência nacional em música e receber pessoas de todo o país é muito gratificante. São mais de 3.000 pessoas de diversos estados e culturas. Essa troca de informações é fundamental para o desenvolvimento dos nossos artistas”, informou o secretário.

De acordo com o prefeito Jonas Marins, o resgate das fanfarras é um importante passo para a valorização da história da musica em Barra Mansa. “A cidade tem uma história muito rica e bonita na questão de fanfarra, mas aos poucos vamos resgatando essa cultura e desenvolveremos ainda mais a música na cidade”, finalizou o prefeito.

Foto: Sérgio Fortuna 

sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Barra Mansa recebe projeto 'Se Toca Lixo' neste domingo, dia 14


Neste domingo, dia 14, a partir das 10h, Barra Mansa recebe mais uma edição do projeto 'Se Toca Lixo', no Corredor Cultural, no Centro. A ação realizada pela empresa Planeta Show, com o apoio da Fundação de Cultura, aborda o tema reciclagem e ensina crianças e adolescentes a aproveitar o lixo como instrumento musical. A programação do evento conta com oficinas pedagógicas e workshop de percussão, além de apresentação da Orquestra de Jazz do Projeto Música nas Escolas. A classificação é livre e o evento é gratuito. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, em frente ao Parque Centenário.

Barra Mansa realiza evento em alusão ao 'Dia da Bíblia'



Neste domingo, dia 14, será realizada uma carreata em alusão ao 'Dia da Bíblia', em Barra Mansa. O evento, organizado pela Igreja Evangélica Assembleia de Deus, com o apoio da Fundação de Cultura, visa comemorar a data e estimular o interesse da população para a leitura da Bíblia. A carreata sairá a partir das 10h, do lado do Parque Centenário, e seguirá pelas principais ruas do Centro e dos bairros Ano Bom, Vila Nova e Vista Alegre.
O 'Dia da Bíblia' é celebrado sempre no segundo domingo do mês de dezembro. As comemorações em Barra Mansa seguem até segunda-feira, dia 15, com culto, apresentações com bandas regionais e louvor, no Corredor Cultural, de 18h às 23h. Os eventos são gratuitos. 

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza Concerto Natalino


A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta em seu último concerto da temporada de 2014 a Nona Sinfonia de Beethoven. O Concerto Natalino acontece na terça-feira, 16 de dezembro, a partir das 20h00, na Igreja Matriz de São Sebastião, com entrada gratuita.
A última sinfonia do compositor alemão  será  executada pela OSBM recebendo os  solistas Ednéia de Oliveira (mezzo soprano), Geilson Santos  (tenor ) e Saulo Javan (barítono). O concerto conta, ainda, com a participação especial de dois coros: o Coro da Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro, preparado pelo maestro Jésus Figueiredo, que regeu a Orquestra em outubro,  e o Coro Sinfônico Municipal de Barra Mansa, formado por alunos do Projeto Música nas Escolas.
Regida pelo Maestro Vantoil de Souza Júnior, a Orquestra preparou um concerto que expresse com perfeição a tradução de Beethoven para sua nona sinfonia:  “Uma música saída do coração e que chegue ao coração”. A obra é considerada a percursora da música romântica no mundo. Até então nenhum compositor havia dado à utilização da voz a mesma importância que dava aos instrumentos em uma sinfonia.
Com o Concerto Natalino, a Orquestra encerra suas atividades em 2014, preparando-se para o ano em que completa seu décimo aniversário. Este foi um ano de grandes realizações para a Orquestra, que recebeu ilustres convidados em sua temporada, inclusive uma atração internacional, Jan Dumeé. Mais uma vez a Orquestra mostrou sua capacidade em atuar em diversos ritmos, indo do rock, com apresentações com Jan Dumé e na abertura do BM do Rock, ao balé clássico, através do acompanhamento do Ballet do Teatro Mairiinsky, passando pela MPB, em shows com Fafá de Belém.  
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:

Concerto Natalino da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Data: 16 de dezembro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Regência: Maestro Vantoil de Souza Júnior

Programa:
Nona Sinfonia de Beethoven

Solistas
Ednéia de Oliveira, mezzo soprano
Geilson Santos, tenor
Saulo Javan, barítono
Coro da Associação de Canto Coral do Rio de Janeiro
Coro Sinfônico Municipal de Barra Mansa

quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

Feira de Artesanato acontece nesta sexta-feira, dia 12, em Barra Mansa



Nesta sexta-feira, dia 12, de 08h às 16h, 28 artesãs participam da Feira de Artesanato, na Praça da Matriz, no Centro de Barra Mansa. A atividade conta com o apoio da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura. No local, os visitantes encontram pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária, entre outros.

Banda Sinfônica e Marcial concorrem ao hexacampeonato no Concurso Nacional de Bandas em Barra Mansa


Barra Mansa se transforma neste fim de semana na capital das bandas e fanfarras do Brasil. A cidade sedia nos dias 13 e 14 de dezembro o Concurso Nacional de Bandas da CNBF (Confederação Nacional de Bandas e Fanfarras). O concurso acontece no Parque da Cidade, com entrada gratuita.
A cidade sede tem dois importantes representantes no concurso: a Banda Marcial e a Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas. Ambas são pentacampeãs nacionais e buscam o hexa. No mês de setembro as bandas participaram do concurso estadual e sagraram-se campeãs em todos os quesitos.
Regida pelo Maestro Marim Meira, a Banda Marcial é composta por 150 músicos que se dividem entre os instrumentos que fazem parte da Banda: trompete, trompa, trombone, Euphonium, tuba e percussão. Além dos músicos, a Banda é composta de uma linha de frente que conta com um corpo coreográfico, o pelotão de bandeiras, comandadas pelo coreógrafo Elton Viana e baliza.
Os músicos da Banda Sinfônica serão regidos pelo Maestro Isac Francis. A Banda possui uma combinação de instrumentos que lhe confere uma potência sem igual, que a permite executar desde um som delicado até obras de sonoridade mais amplas.
Bandas do país inteiro já estão na estrada com destino a Barra Mansa para participar do concurso, aberto ao público e com entrada franca. As bandas e fanfarras se dividem de acordo com sua categoria no sábado e domingo, em apresentações a partir das 8 horas.
Assim como todos os grupos do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, a Banda Sinfônica e a Banda Marcial são formadas por alunos e professores do Projeto.
O Projeto Música nas Escolas atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura, e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo á Cultura do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concurso Nacional de Bandas e Fanfarras
Data: 13 de dezembro (sábado)
Horário: 8h às 24 h
Data: 14 de dezembro (domingo)
Horário: 8h ás 15h
Local: Parque da Cidade 

terça-feira, 9 de dezembro de 2014

Tomada Urbana acontece em Barra Mansa



Começou nesta segunda-feira, dia 08 e segue até sexta, dia 12, a sexta edição do 'Tomada Urbana', em Barra Mansa. Realizado pelo Coletivo Teatral Sala Preta, com o apoio da Fundação de Cultura, o evento leva aos moradores do bairro Bom Pastor peças teatrais, oficinas e shows gratuitos. As atividades acontecem na quadra do CIEP 485, na Rua Siqueira Campos, e na Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, no Parque da Cidade.

Confira a programação:

Dia 09 (terça-feira) –  Bairro Bom Pastor
-13h: Oficina de jogos rítmicos e cênicos
-18h: Oficinas de tranças, turbantes e customização
            Shows de Ed Zambroni
-21h: Espetáculo "TransReal", com Sala Preta

Dia 10 (quarta-feira) – Bairro Bom Pastor
-13h: Oficina de jogos rítmicos e cênicos
-15h: Oficina de palhaçaria, com Anderzon Alves
-18h: Oficinas de tranças, turbantes e customização
            Show de Ive Seixas – Andorinha Só
            Dança "Lembranças", com Leonardo Reis
            Teatro "Dona Baratinha", com Os Feijões
            Teatro “Diversidade”, Cia. Muribeca

Dia 11 (quinta-feira) – Bairro Bom Pastor
-13h: Oficina de jogos rítmicos e cênicos
-15h: Oficina de palhaçaria, com Anderzon Alves

Dia 12 (sexta-feira) – Bairro Bom Pastor
-16h30: "Ação Poética: Paraíba o Rio que Corre Em Nossa Casa", com Ana Letícia Penedo
-18h: Show com Cleston Teixeira
Sala de Espetáculo Lurdinha Chiesse
-20h: Lançamento do Livro "Zonas de Contato: Usos e Abusos da Poética do Corpo - Organização Denise Espírito Santo e Gilson Motta

segunda-feira, 8 de dezembro de 2014

Barra Mansa recebe projeto 'Se Toca Lixo'



Nesta terça-feira, dia 09, a partir das 17h, Barra Mansa recebe o projeto 'Se Toca Lixo', na Praça da Liberdade, no Centro. Realizado pela Planeta Show, com o apoio da Fundação de Cultura, o projeto aborda o tema reciclagem e ensina a aproveitar o lixo como instrumento musical. A programação do evento conta com oficinas pedagógicas, workshop de percussão e palestra, além de apresentação da Orquestra de Jazz do Projeto Música nas Escolas.
De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, o público alvo do evento são crianças e adolescentes. “As aulas vão ensinar a garotada a transformar lixo em cultura através da construção de instrumentos musicais de materiais recicláveis", explicou Chiesse, completando: "Mais que fazer música, esse tipo de oficina constrói valores e conscientiza crianças e jovens da importância da preservação do meio ambiente". O 'Se Toca Lixo' volta a ser realizado no domingo, dia 14, no Corredor Cultural, a partir das 10h. Os eventos são gratuitos.

Natal 2014 é aberto oficialmente em Barra Mansa



Foi aberto oficialmente na noite da última sexta-feira, dia 05, o Natal 2014 em Barra Mansa. Acompanhado da Banda Sinfônica, do Projeto Música nas Escolas, Papai Noel desfilou num trenzinho pelas ruas do Centro até a Praça da Liberdade, onde recebeu das mãos do prefeito Jonas Marins a chave da cidade. Além da apresentação da Banda Sinfônica, o evento contou com a participação do Coral Proclamai.

“A abertura do Natal é, acima de tudo, um momento de reflexão para as famílias, para que tenham um Natal de amor e paz. Esperamos que esse ato sirva para renovar os laços de união e fraternidade”, frisou o prefeito Jonas Marins. “É um prazer abrir mais um Natal dos Sonhos junto com a prefeitura. Essa é uma data muito importante e não podemos nos esquecer do amor, da confraternização e do nascimento do Menino Jesus. Desejo boas vendas a todos os comerciantes do nosso município e um Feliz Natal a toda população”, destacou o presidente da CDL de Barra Mansa, Alicio Camargo.

Esse ano a decoração seguiu uma linha tradicional, os postes foram decorados com muitas luzes e pinheiros, com a predominação dos enfeites na cor vermelha, e também foi feito paisagismo nas praças. Foram investidos R$ 80 mil na decoração, por meio de um convênio entre a Fundação de Cultura e a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Barra Mansa. Além das avenidas Joaquim Leite e Domingos Mariano, foram decoradas as ruas Rio Branco e Duque de Caxias, e as praças Ponce de Leon e Liberdade.

“A decoração foi estendida ainda à antiga Estação Ferroviária, que recebeu uma cascata de luzes. Já na Praça da Liberdade, além da tradicional Casa do Papai Noel, onde as crianças podem visitar o bom velhinho, a decoração conta com trenó, árvore de Natal e paisagismo”, informou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, informando que a população ainda contará com apresentações de corais com cantadas de Natal durante todo o mês de dezembro.

Na terça-feira, dia 09, às 18h, a Orquestra de Jazz se apresenta na Praça da Liberdade; na terça-feira, dia 16, será realizado um concerto de Natal, com apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e do Coral, do Projeto Música nas Escolas, na Igreja Matriz, às 20h; e, na sexta-feira, dia 19, acontece um show do Coral Mensageiros da Paz, na Praça da Liberdade, às 18h.

Fotos: Gabriel Borges

sexta-feira, 5 de dezembro de 2014

Exposição 'Natureza II' retrata natureza e centro urbano


A Fundação de Cultura de Barra Mansa inaugura nesta sexta-feira, dia 05, no Centro de Cultura Estação das Artes, a exposição 'Natureza II' dos artistas Crovatto e Pedro Lásaro. A mostra conta com 40 fotografias que demonstram em imagens a natureza, o ambiente urbano e o homem. Durante a abertura, haverá apresentação do Quarteto de Cordas do Projeto Música nas Escolas.
Segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, cada artista mostra a natureza de uma forma diferente. “A exposição foi divida em 20  fotografias para cada artista, que expõem as agressões impostas pelo homem ao meio ambiente e o contato da natureza com o meio urbano”, comentou o superintendente, acrescentando ainda que as imagens foram extraídas em Barra Mansa e na região Sul Fluminense.
O público pode visitar a exposição até o dia 31 de janeiro, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. Escolas, grupos e instituições devem agendar antecipadamente as visitas pelo telefone (24) 3323-0496 ou pelo emailestacaodasartes@bol.com.br. O Centro de Cultura Estação das Artes fica na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro. A entrada é gratuita.

Barra Mansa recebe ballet 'O Corsário' neste domingo, dia 07


Será realizada neste domingo, dia 07, às 18h30, no Parque da Cidade, em Barra Mansa, apresentação do ballet 'O Corsário'. Realizado pelo Projeto Dança & Magia, em parceria com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, do Projeto Música nas Escolas, o evento tem o apoio da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura. A apresentação gratuita é composta por três atos e cinco cenas, tendo como base um poema da autora Lord Byron, que conta uma trama entre piratas, escravos e romance. A apresentação contará ainda com atuação de artistas convidados da Casa de Cultura Arte in Foco.

Barra Mansa promove evento em alusão ao 'Dia Nacional do Samba'


Neste domingo, dia 07, a prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, promove evento em alusão ao 'Dia Nacional do Samba', comemorado no último dia 02. O evento acontece de 10h às 15h, no Corredor Cultural, e terá diversas atrações. Haverá show do grupo Reunião Papo de Samba, com a participação de Arnaldo Simpatia, Elson de Art, Maicon do Cavaco, Gudim de Irajá, entre outros; além da participação especial do grupo Abadá Capoeira.

Durante a comemoração, serão homenageadas pessoas envolvidas com o samba no município.  “Realizaremos o evento para comemorar um dos ritmos mais populares da nossa cultura, fortalecendo ainda os grupos de samba da nossa região”, declarou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura.

Feira do Artesanato – Também no domingo, dia 07, o Corredor Cultural abriga a Feira de Artesanato, a partir das 10h. Quem passar pelo local encontrará itens como pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária, entre outros. “Além de se divertir, o público poderá fazer compras de presentes de Natal produzidos de forma artesanal”, acrescentou Chiesse.

Os eventos são gratuitos e têm classificação livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário. 

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta o Balé Corsário junto com o Projeto Dança e Magia


Dança e música, duas artes tão complementares, compõem um espetáculo único realizado pelo Projeto Dança e Magia e pela Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Os representantes da arte na região Sul Fluminense apresentam o balé “O Corsário” no domingo, dia 07 de dezembro, a partir das 18h30, no Parque da Cidade, com entrada franca.
O espetáculo repete a parceria de sucesso que teve apresentações no Festival Vale Do Café, Cine Música e no próprio Parque da Cidade, em 2012. Este ano a Orquestra realizou temporada nacional com o Ballet do Teatro Mairiinsky apresentando o balé “O Corsário”. Agora é a vez de Barra Mansa assistir ao espetáculo coreografado pelos dançarinos do Projeto Dança e Magia. A Orquestra será regida pelo maestro Vantoil de Souza Júnior.
O evento faz parte do encerramento da temporada de 2014 da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, que completa 10 anos em 2015 e promete grandes novidades. No dia 16 de novembro, a OSBM realiza seu Concerto Natalino, com a participação especial do Coral do Projeto Música nas Escolas, finalizando, assim, mais um ano de sucesso.
Tanto a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa quanto o Projeto Dança e Magia transformam a realidade das crianças da região do Médio Paraíba através da arte. O Projeto Dança & Magia foi criado em 2006 pela Associação de Amigos do Balé de Câmara, com o objetivo de democratizar as atividades artísticas. O Dança & Magia atende gratuitamente alunos da rede pública de ensino da região do Médio Paraíba com o ensino de danças clássicas. Anualmente atende mais de 200 alunos por ano, estendendo o atendimento às famílias dos alunos.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa faz parte do Projeto Música nas Escolas, da Prefeitura de Barra Mansa, que inseriu nas escolas municipais da cidade a educação musical, atendendo desde a educação infantil com iniciação musical, até os alunos do Ensino Fundamental, com formação musical. Os músicos da Orquestra atuam como instrutores do Projeto, assim como, músicos formados pelo Projeto integram a Orquestra. Atualmente, já são mais 20 mil jovens atendidos pelo Projeto, em contato com diversas culturas musicais. Mensalmente a Orquestra realiza um concerto da sua temporada oficial, quando recebe grandes nomes da música como convidados. Este ano, a Orquestra já se apresentou com Jan Dumeé, Martti Rousi, Eugene Friesen, Simone Leitão, entre outros.
A OSBM e o ‘Música nas Escolas’ são mantidos pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, ambos são patrocinados pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Balé “O Corsário” com Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e Projeto Dança e Magia
Data: 07 de dezembro de 2014
Horário:18h30
Local: Parque da Cidade de Barra Mansa

quinta-feira, 4 de dezembro de 2014

Abertura do Natal 2014 de Barra Mansa acontece nesta sexta-feira, dia 05


A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, em parceria com a CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas), realiza nesta sexta-feira, dia 05, às 19h, a abertura oficial do Natal 2014. O evento será marcado por desfile e músicas natalinas. Acompanhado da Banda Sinfônica, do Projeto Música nas Escolas, Papai Noel desfilará pela Rua Barão de Guapy e pelas avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite, até a Praça da Liberdade, onde será realizada a cerimônia de abertura do Natal. Papai Noel receberá a chave da cidade das mãos do prefeito Jonas Marins. O evento contará também com a participação do Coral Proclamai, que apresentará um repertório natalino.

Fim de ano mágico com o Projeto Música nas Escolas



O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa preparou uma programação diferente, com diversas apresentações, para encantar a todos neste fim de ano. As apresentações incluem recitais de alunos e concertos de bandas e grupos do Projeto.
As apresentações de fim de ano começam na quinta-feira, dia 04 de dezembro, com um recital que une os alunos iniciais do Projeto, tocando pífaro, aos músicos um pouco mais experientes da Banda Sinfônica Juvenil. Se unem a  eles, ainda, os alunos de trompa, para mostrar o aprendizado do ano todo. Este grande recital acontece no Rotary Club, a partir das 19 horas.
Durante o mês acontecem ainda recitais de outros instrumentos que o Projeto disponibiliza a seus alunos: eufônios, violino, viola, contrabaixo, violão, violoncelos e saxofone. Além das apresentações dos alunos de instrumentos, acontecem os recitais dos grupos que reúnem alguns destes alunos: grupo de metais, camerata juvenil e grupo de música brasileira. Estes recitais são realizados na sede do Projeto, no Parque da Cidade.
A magia do balé do Projeto Dança & Magia se junta a robustez da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa para um espetáculo contagiante no Parque da Cidade, apresentando o balé “O Corsário”, no domingo, dia 07 de dezembro.
Concertos especiais também estão no calendário do Projeto. Na segunda-feira, 08 de dezembro, a Banda Sinfônica Infantil se apresenta apresentando temas de filmes. Na mesma semana a Banda Sinfônica faz o último concerto de sua temporada, na quarta-feira, 10 de dezembro. Os dois concertos acontecem no Rotary Club, a partir das 20 horas.
Os músicos da OSBM Juvenil, que se preparam para assumir um posto na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, fazem um concerto natalino no Parque da Cidade, na segunda-feira, 15 de dezembro, às 19h30.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa encerra sua temporada oficial na terça-feira, 16 de dezembro, às 20 horas, na Igreja Matriz. Neste concerto de encerramento a Orquestra se apresenta com o Coral do Projeto.
E na quinta-feira, dia 18, a Orquestra de Jazz promove um baile em praça pública, colocando todos para dançar e relembrar bons momentos. A apresentação acontece na Praça da Igreja Matriz a partir das 18 horas.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.            Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura, e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo á Cultura do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Apresentações de fim de ano do Projeto Música nas Escolas

Recital de pífaro, trompas e Banda Sinfônica  Juvenil
Data: 04 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Rotary Club de Barra Mansa

Recital de eufônios
Data: 05 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Sede do Projeto – Parque da Cidade

O Corsário com Projeto Dança e Magia e OSBM
Data: 07 de dezembro (domingo)
Horário: 18h30
Local: Sede do Projeto – Parque da Cidade

Recital de violinos
Data: 08 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 19h00
Local: Sede do Projeto – Parque da Cidade

Concerto Natalino da Banda Sinfônica Infantil
Data: 08 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 20h00
Local: Rotary Club de Barra Mansa

Recital de viola e do Grupo de Música Brasileira
Data: 09 de dezembro (terça-feira)
Horário: 19h00
Local: Sede do Projeto – Parque da Cidade

Recital de contrabaixo, violão e violoncelo
Data: 10 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 18h30
Local: Sede do Projeto – Parque da Cidade

Concerto da Banda Sinfônica
Data: 10 de dezembro (quarta-feira)
Horário: 20h00
Local: Rotary Club

Recital do Grupo de Metais
Data: 12 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Sede do Projeto – Parque da Cidade

Recital de saxofone
Data: 15 de dezembro (segunda-feira)
Horário: 19h00
Local: Sede do Projeto – Parque da Cidade

Concerto da OSBM Juvenil
Data: 15 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Parque da Cidade

Concerto da Temporada Oficial da OSBM
Data: 16 de dezembro (terça-feira)
Horário: 20h00
Local: Igreja Matriz de Barra Mansa

Concerto da Orquestra de Jazz
Data: 18 de dezembro (quinta-feira)
Horário: 18h00
Local: Praça da Igreja Matriz de Barra Mansa

Recital da Camerata Juvenil
Data: 19 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19h00
Local: Sede do Projeto – Parque da Cidade