quinta-feira, 27 de novembro de 2014

Árvore de Natal da Lagoa é inaugurada ao som da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa



A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa participa, pelo sexto ano consecutivo, da festa de abertura da Árvore de Natal da Lagoa, no sábado dia 29 de novembro. Com o tema “Estrelas da Nossa Vida”, a festa de inauguração terá a apresentação de grandes estrelas da música brasileira, sob a apresentação do ator Cláudio Lins, com início às 20 horas.
Regida pelo Maestro Vantoil de Souza Júnior, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa acompanha o Coral da Fundação Bradesco, a atriz Laila Garin, a Família Lima e a cantora Simone em apresentações especiais. O  repertório da noite é composto de músicas nacionais, que representam nosso país, como “Aquarela do Brasil”, “Águas de Março”, “Toda Forma de Amor” e “Maria Maria. O clássico “Então é Natal”  vai ser interpretado por Simone, representando o espírito natalino que envolve a Árvore.
A Árvore de Natal da Lagoa é o terceiro maior evento do Rio de Janeiro, estando atrás apenas do Revéillon e do Carnaval. O primeiro convite para a OSBM participar do evento aconteceu em 2009, após a produtora da Árvore conhecer o trabalho da Orquestra no Festival Vale do Café. Impressionada com a qualidade técnica da Orquestra, que faz parte de um projeto sócio educacional do interior do Estado, a produtora os convidou pela primeira vez e, desde então, a Orquestra participa deste evento assistido por milhares de pessoas.
O concerto de abertura da Árvore da Lagoa marca o início de uma série de apresentações da Orquestra, que encerram a temporada de sucesso deste ano. No dia 07 de dezembro a Orquestra leva para Barra Mansa o balé O Corsário, com a participação do Projeto Dança & Magia. A temporada de 2014 da Orquestra se encerra com um Concerto Natalino, na Igreja Matriz de São Sebastião, no dia 16 de dezembro. 
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é fruto do Projeto Música nas Escolas. Criada em 2005, a Orquestra já se colocou no cenário musical brasileiro como um grupo profissional, versátil e de muita qualidade. Seus músicos atuam como professores no Projeto Música nas Escolas, realizando uma transformação social e cultural em sua cidade sede, Barra Mansa. Mensalmente a Orquestra realiza um concerto da sua temporada oficial, quando recebe grandes nomes da música como convidados. Este ano, a Orquestra já se apresentou com Jan Dumeé, Martti Rousi, Eugene Friesen, Simone Leitão, entre outros.
O Projeto Música nas Escolas teve início em 2003, mas, mesmo tão jovem, já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

segunda-feira, 24 de novembro de 2014

Alunos do Projeto Música nas Escolas mostram seu talento em apresentações especiais


Os alunos do Projeto Música nas Escolas tem uma oportunidade de apresentar o que aprenderam após muitas aulas e ensaios com seus professores. O Projeto realiza, durante esta semana, recitais abertos ao público de piano, trompas e flautas, em sua sede, no Parque da Cidade.
Na quarta-feira (26), os alunos de piano da professora Norma abrem a programação. Em seguida, na quinta-feira (27), é vez dos alunos de trompas dos professores Werley e Jonathan. Para finalizar a semana de apresentações, na sexta-feira (28), se apresentam os alunos de flauta, da professora Letícia, e os alunos de piano do professor Renilton. Os recitais acontecem na quarta e na quinta-feira, a partir das 19 horas, e na sexta-feira, às 18 horas. Todas as apresentações são abertas ao público e com entrada gratuita.
Através destes recitais, os alunos, além de mostrarem o que aprenderam, também começam a se acostumar com apresentações em público, tendo em vista que, em breve, podem fazer parte de algum grupo ou banda do Projeto.
Esta possibilidade do ensino prático de instrumentos é o principal diferencial do Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa em relação aos demais projetos de ensino de música do país. Com a aula prática o Projeto vai além do conteúdo obrigatório por lei e fomenta a formação de músicos de alta qualidade.
As aulas práticas acontecem duas vezes por semana, na sede do Projeto ou em um dos seus polos. Além do ensino prático, o aluno se aprofunda, também, em teoria musical, garantido uma formação completa, que possibilita seu ingresso em um dos grupos do Projeto.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais da cidade com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.            Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura, e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo á Cultura do Ministério da Cultura. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Recitais dos alunos do Projeto Música nas Escolas
Recital de pianos dos alunos da professora Norma
Data: 26 de novembro (quarta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Sede do Projeto – Parque da Cidade de Barra Mansa

Recital de trompas dos alunos dos professores Werley e Jonathan
Data: 27 de novembro (quinta-feira)
Horário: 19 horas
Local: Sede do Projeto – Parque da Cidade de Barra Mansa


Recital de flautas dos alunos da professora Letícia e de piano do professor Renilton
Data: 28 de novembro (sexta-feira)
Horário: 18 horas
Local: Sede do Projeto – Parque da Cidade de Barra Mansa

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Barra Mansa realiza reunião setorial de artes visuais, dança e teatro



No domingo, dia 23, a partir das 19h, a Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, em Barra Mansa, abriga uma reunião setorial de artes visuais, dança e teatro. O encontro é realizado pelo Conselho Municipal de Cultura de Barra Mansa, com o apoio da Fundação de Cultura. O objetivo é debater as diretrizes para a construção do Plano Municipal de Cultura, além da construção do sistema político-cultural e o fortalecimento do Conselho Municipal. O evento é aberto à sociedade civil, coletivos de criação e artistas dos setores. A sala de espetáculos fica localizada no Parque da Cidade, na Rua Prefeito João Chiesse Filho, 312, Centro.

Dia da Consciência Negra é celebrado em Barra Mansa


O dia 20 de novembro será marcado por diversas atividades para celebrar o Dia da Consciência Negra em Barra Mansa. As comemorações, com a temática 'Valeu Zumbi', serão realizadas no Corredor Cultural, no Centro. Segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, o evento vai contribuir para divulgar uma parte importante da cultura nacional, além de refletir sobre preconceito e desigualdade.

“Promover eventos em datas marcantes como o Dia da Consciência Negra é resgatar parte da história do país. Além disso, o momento serve para a reflexão sobre a questão do respeito pelo próximo, independente de etnia, raça ou religião”, disse Chiesse. A partir das 14h as atividades começam com aulão de capoeira e maculelê. Depois tem apresentação de samba de roda com o grupo Abadá Capoeira e, em seguida, show com o grupo Reunião Papo de Samba que apresentará músicas de matrizes africanas.

O evento é gratuito e a classificação é livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário. 

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa se apresenta em São Paulo com o Ballet Mariinsky (Ballet Kirov)


A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa continua sua turnê com o Ballet Mariinsky. Depois de ser aplaudida de pé, no Theatro Municipal do Rio, por sua atuação junto à companhia de balé, a Orquestra vai a São Paulo, se apresentar com o Ballet Mariinsky, no Teatro Alfa.
Em São Paulo, a temporada inicia na quarta-feira, dia 19, e segue até sábado, dia 22. No sábado Ballet e Orquestra realizam duas sessões, concluindo cinco apresentações na capital paulista.
Durante a turnê, a Orquestra apresenta o balé “Corsário”, um dos maiores clássicos apresentados pelo Ballet Mariinsky, que traz para o Brasil sua produção completa: cenários e figurinos originais e a presença de seus solistas mais conhecidos: Ulyana Lopatkina, Oxana Skorik, Vladmir Shklyarov e Daniil Korsuntsev.
A união da força musical da Orquestra com a qualidade técnica, leveza dos bailarinos e imponência dos cenários do Ballet impressionou o público do Rio e pretende, agora, encantar os paulistas.
O Ballet Mariinsky foi fundado por volta de 1740, sendo a segunda escola de balé da Rússia. Nesta época seu nome era Ballet Kirov. Após o fim do governo soviético a companhia recebeu o nome de “Ballet Mariinski”, nome do teatro onde fica sua sede, mas internacionalmente ainda é conhecida como Ballet Kirov. A companhia é uma das mais respeitadas do mundo tendo em seu repertório mais de sessenta balés, como Giselle, o próprio Corsário, que será apresentado nesta turnê, e Scheherazade.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e suas atuações com companhias de balé
Esta é a terceira turnê que a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza acompanhando um Ballet internacional. Em 2011, a OSBM fez seis apresentações do balé “O Lago dos Cisnes” com o próprio Ballet Kirov. Em 2012, foi a vez da Orquestra acompanhar o Ballet Scala de Milão em sua turnê pelo Brasil com o balé “Giselle”. Em 2015, a Orquestra completa dez anos e irá acompanhar o Balé Bolshoi em suas apresentações no Brasil.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é fruto do Projeto Música nas Escolas. Criada em 2005, a Orquestra já se colocou no cenário musical brasileiro como um grupo profissional, versátil e de muita qualidade. Seus músicos atuam como professores no Projeto Música nas Escolas, realizando uma transformação social e cultural em sua cidade sede, Barra Mansa. Mensalmente a Orquestra realiza um concerto da sua temporada oficial, quando recebe grandes nomes da música como convidados. Este ano, a Orquestra já se apresentou com Jan Dumeé, Martti Rousi, Eugene Friesen, Simone Leitão, entre outros.
O Projeto Música nas Escolas teve início em 2003, mas, mesmo tão jovem, já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Temporada em São Paulo do Ballet Mariinsky com participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Datas: de 19 a 22 de novembro – O Corsário
Horários: quarta e quinta-feira: 21h
                 sexta-feira: 21h30
               sábado: 15h e 21h
Local: Teatro Alfa
Endereço: Rua Bento Brando de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro – São Paulo – SP

sexta-feira, 14 de novembro de 2014

Música e artesanato são opções de entretenimento no Corredor Cultural de Barra Mansa



Neste domingo, dia 16, o Corredor Cultural de Barra Mansa recebe a tradicional Banda de São Sebastião. A apresentação acontece a partir das 10h. No mesmo dia, o local abriga a Feira de Artesanato, onde os visitantes podem comprar itens como pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária, entre outros, de 28 artesãos apoiados pela Fundação de Cultura. Os eventos são gratuitos e a classificação é livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário. 

quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Grupo Nosso Sentimento faz show nesta sexta-feira, dia 14, em Barra Mansa


Nesta sexta-feira, dia 14, o grupo de pagode Nosso Sentimento faz show no Parque da Cidade, em Barra Mansa. O evento é realizado pela LEC/BM (Liga das Entidades Carnavalescas de Barra Mansa), com o apoio da Fundação de Cultura. O cantor Marcelo Pena também fará o lançamento do seu novo CD durante o evento, que contará ainda com shows dos grupos regionais Bom de Fato, OP Samba e Empolga Samba. A abertura dos portões acontece às 20h. O Parque da Cidade fica na Rua Prefeito João Chiesse Filho, nº 312, no  Centro. Haverá praça de alimentação, segurança reforçada e estacionamento privado. 

Feira de Artesanato acontece nesta sexta-feira, dia 14, em Barra Mansa


Nesta sexta-feira, dia 14, de 08h às 16h, 28 artesãs participam da Feira de Artesanato, na Praça da Matriz, no Centro de Barra Mansa. A atividade conta com o apoio da Fundação de Cultura. No local, os visitantes podem encontrar para compra itens como pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária, entre outros. 

terça-feira, 11 de novembro de 2014

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa participa da turnê nacional do Ballet Kirov


A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa volta a acompanhar uma companhia internacional de ballet em sua turnê pelo Brasil. Após se apresentar em 2011 e 2012 com ballets internacionais, a Orquestra participa da temporada nacional do Ballet Kirov, da Rússia, com apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro e no Teatro Alfa, em São Paulo. As apresentações começam no dia 12 de novembro, no Rio, e se encerram, em São Paulo, no dia 23.
Durante a turnê, a Orquestra apresenta os balés “Corsário” e “Grande Gala”, sob  regência do maestro Mikhail Agrest, titular do Ballet Kirov. A peça Corsário é um dos maiores clássicos apresentados pelo Ballet Kirov, que traz para o Brasil sua produção completa: cenários e figurinos originais e a presença de seus solistas mais conhecidos: Ulyana Lopatkina, Oxana Skorik, Vladmir Shklyarov e Daniil Korsuntsev.
 “Grande Gala” reúne grandes clássicos do balé: Chopiniana, Espectro da Rosa, A Morte do Cisne e Diverstissement. Este programa encerra as turnês do Ballet Kirov nas duas cidades, dia 16, no Rio, e dia 23, em São Paulo. Nos demais dias, o Ballet e a Orquestra se apresentam com Corsário.
O Ballet Kirov foi fundado por volta de 1740, sendo a segunda escola de balé da Rússia. Após o fim do governo soviético a companhia recebeu o nome de “Ballet Mariinski”, nome do teatro onde fica sua sede, mas internacionalmente ainda é conhecida como Ballet Kirov. A companhia é uma das mais respeitadas do mundo tendo em seu repertório mais de sessenta balés, como Giselle, o próprio Corsário, que será apresentado nesta turnê, e Scheherazade.
Esta é a terceira turnê que a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza acompanhando uma Ballet internacional. Em 2011, a OSBM fez seis apresentações do balé “O Lago dos Cisnes” com o próprio Ballet Kirov. Em 2012, foi a vez da Orquestra acompanhar o Ballet Scala de Milão em sua turnê pelo Brasil com o balé “Giselle”. Em 2015, a Orquestra completa dez anos e irá acompanhar o Balé Bolshoi em suas apresentações no Brasil. O valor dos ingressos para as apresentações do Ballet Kirov, com participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, varia de R$50,00 a R$450,00 e podem ser adquiridos pela internet.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é fruto do Projeto Música nas Escolas. Criada em 2005, a Orquestra já se colocou no cenário musical brasileiro como um grupo profissional, versátil e de muita qualidade. Seus músicos atuam como professores no Projeto Música nas Escolas, realizando uma transformação social e cultural em sua cidade sede, Barra Mansa. Mensalmente a Orquestra realiza um concerto da sua temporada oficial, quando recebe grandes nomes da música como convidados. Este ano, a Orquestra já se apresentou com Jan Dumeé, Martti Rousi, Eugene Friesen, Simone Leitão, entre outros.
O Projeto Música nas Escolas teve início em 2003, mas, mesmo tão jovem, já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Temporada Nacional do Ballet Kirov com participação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Temporada no Rio de Janeiro:
Datas: de 12 a 15 de novembro – O Corsário
           dia 16 de novembro – Grande Gala
Horários: de quarta a sábado: 20h30
               domingo: 16h
Local: Theatro Municipal  do Rio de Janeiro
Endereço: Praça Floriano, s/nº, Centro – Rio de Janeiro – RJ

Temporada em São Paulo:
Datas: de 19 a 22 de novembro – O Corsário
           dia 23 de novembro – Grande Gala
Horários: quarta e quinta-feira: 21h
               sexta-feira: 21h30
               sábado: 15h e 21h
              domingo: 17h
Local: Teatro Alfa
Endereço: Rua Bento Brando de Andrade Filho, 722 – Santo Amaro – São Paulo – SP 

segunda-feira, 10 de novembro de 2014

Parada do Orgulho LGBT encerra Semana da Diversidade de Barra Mansa



A II Parada do Orgulho LGBT de Barra Mansa encerrou com chave de ouro as atividades da II Semana da Diversidade. Organizada pela ONG RNP+ Núcleo Médio Paraíba (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids), com o apoio da prefeitura, o evento de encerramento reuniu aproximadamente 2,5 mil pessoas. Animado por dois trios elétricos, o público percorreu as avenidas Domingos Mariano e Joaquim Leite exibindo muita alegria e bom humor.
"Ficamos muito felizes com a presença do público LGBT na parada. Temos vários participantes de cidades vizinhas e dos estados de São Paulo e Minas Gerais que vieram prestigiar o evento. Mas a felicidade é maior ainda ao ver o público simpatizante também presente. Precisamos vencer o preconceito e mostrar que somos cidadãos e merecemos respeito como qualquer outra pessoa", afirmou Jaime Marcelo Pereira, presidente da ONG RNP+ Núcleo Médio Paraíba.
Ele lembrou que, além da parada, a II Semana da Diversidade de Barra Mansa contou com palestras, oficinas, mesas de debate e shows. "Nosso maior objetivo foi promover os direitos humanos e melhorar a qualidade de vida da população LGBT, garantindo inclusão social. Debatemos alguns dos problemas enfrentados por essa população, entre eles o preconceito. Esperamos que no próximo ano a participação do público seja maior não só na parada, mas também nas mesas de debate", destacou Jaime.
A Rainha da II Parada do Orgulho LGBT, Amanda Souza, e o Mister da Parada, Léo Guy, desfilaram no primeiro trio elétrico do evento. "Ainda sofremos muita discriminação da sociedade, mas acredito que eventos como esse servem para abrir a mente das pessoas. Somos cidadãos como qualquer outro e exigimos respeito", afirmou Amanda, que é transexual.
O empresário Renato Matos estava junto com a esposa e a filha caminhando na Avenida Domingos Mariano quando se deparou com a parada. "Resolvi parar para ver o evento e dar meu apoio ao público LGBT. É um momento de liberdade de expressão e também de conscientização. Temos que respeitar a opção sexual dos outros e sempre ensino isso a minha filha", contou Renato.
Fotos: Sergio Fortuna

sexta-feira, 7 de novembro de 2014

Roda de conversa sobre a 31ª Bienal de São Paulo acontece no Centro de Cultura Fazenda da Posse


Neste sábado, dia 08, de 9h às 12h, acontece a roda de conversa sobre a 31ª Bienal de São Paulo, com a arte educadora Ana Letícia Penedo, no Centro Cultural Fazenda da Posse, em Barra Mansa. O evento realizado pela Fundação de Cultura, em parceria com o Sistema Firjan, tem como objetivo debater sobre os conceitos dos artistas da 31ª Bienal a partir de palestra com apoio de imagens, seguida de discussões e reflexivas e ações poéticas.
De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, são oferecidas 20 vagas para a roda de conversa, destinadas a professores e estudantes. "Mas nada impede que outras pessoas participem da roda, para conhecer um pouco sobre a 31ª Bienal e agregar conhecimento à conversa", frisou Chiesse. Os interessados podem se inscrever através do telefone (24) 3322-3855. O evento é gratuito. O Centro Cultural Fazenda da Posse fica na Rua Dario Aragão, n° 2, Centro. 

quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Aberta II Semana da Diversidade LGBT de Barra Mansa



Promover os direitos humanos e melhorar a qualidade de vida da população LGBT (gays, lésbicas, transexuais e travestis), garantindo inclusão social. Esse é o objetivo da II Semana da Diversidade LGBT de Barra Mansa, que foi aberta na noite da última quarta-feira, dia 05, no Palácio Barão de Guapy, no Centro. Durante a abertura, foi realizado um debate sobre os problemas enfrentados por essa população, entre eles o preconceito, e apresentado o panorama da saúde LGBT em Barra Mansa e na região.

Participaram do debate o presidente da ONG RNP+ Núcleo Médio Paraíba (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids), Jaime Marcelo Pereira, e a coordenadora do Programa DST Aids e Hepatites Virais da secretaria municipal de Saúde, Renata Rena. “Nosso papel é dar visibilidade ao que está acontecendo com a gente e debater isso”, destacou Jaime.

Renata apresentou os dados dos casos notificados de HIV no município de 2007 até outubro de 2014. De acordo com dados do Sinannet – sistema do Ministério da Saúde – foram notificados neste período 251 casos de pessoas residentes em Barra Mansa. “Hoje, no entanto, tratamos na secretaria de Saúde cerca de 500 pessoas, algumas de outros municípios da região”, frisou.

A coordenadora informou que no próximo domingo, dia 09, a secretaria municipal de Saúde vai realizar testes de HIV no Corredor Cultural, das 14h às 17h, através do programa Fique por Dentro. O teste é gratuito e o resultado sai na hora. “Quem não puder fazer no domingo, pode procurar a secretaria de Saúde para realizá-lo. Além do HIV, realizamos exames de Sífilis e Hepatite”, disse, explicando que a secretaria também oferece a vacina contra a Hepatite B para pessoas de 0 a 49 anos. 

Durante a abertura também foram apresentados a Rainha da II Parada do Orgulho LGBT, Amanda Souza, e o Mister da Parada, Léo Guy. “Esse tipo de evento é muito importante para abrir a mente das pessoas e conquistarmos nosso espaço”, destacou Amanda, que é transexual. 

A II Semana da Diversidade segue até o próximo domingo, dia 09, e vai contar com palestras, oficinas, mesas de debate, shows e a II Parada do Orgulho LGBT. O evento é organizado pela ONG RNP+ Núcleo Médio Paraíba (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids), Movimento BM LGBT e a Banda G, com o apoio da prefeitura de Barra Mansa.

Confira a programação:
Dia 06 (quinta-feira), na sede da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS Médio Paraíba (Rua Barão de Guapi, 106, Centro)
- 17h: Palestra 'E como anda a luta da população LBGT’ em Barra Mansa e região' seguida de debate sobre homofobia, ir e vir, visibilidade, saúde, emprego e renda

Dia 07 (sexta-feira), na sede da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS Médio Paraíba (Rua Barão de Guapi, 106, Centro)
- 17h: Palestra 'Sem Voz = Sem Rosto. Sai do Gueto!' seguida de debate

Dia 08 (sábado), no Corredor Cultural, no Centro
- A partir das 17h: shows, performances e barraca de alimentação

Dia 09 (domingo), no Centro
-15h: Concentração da II Parada do Orgulho LGBT de Barra Mansa, na Av. Domingos Mariano, em frente ao Supermarket
- 16h: Saída da II Parada do Orgulho LGBT
- 18h: Término da passeata na Praça das Bandeiras
- 18h às 21h: Encerramento do evento no Parque da Cidade

Fotos: Sergio Fortuna

Feira de Artesanato acontece nesta sexta-feira, dia 07, em Barra Mansa


Nesta sexta-feira, dia 07, de 08h às 16h, vinte e oito artesãs participam da Feira de Artesanato, na Praça da Matriz, no Centro. A atividade conta com o apoio da Fundação de Cultura de Barra Mansa. No local, os visitantes podem encontrar para compra itens como pinturas, bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária, entre outros. 

Centro de Cultura Fazenda da Posse recebe exposição 32º


A Fundação de Cultura de Barra Mansa e o Sistema Firjan inauguram nesta sexta-feira, dia 07, no Centro de Cultura Fazenda da Posse, a exposição ‘32º’ dos artistas Bete Esteves, Daniele Ferreira, Elizabeth Franco, Fred Carvalho, Julia Arbex e Robnei Bonifacio. A mostra conta com aproximadamente 20 peças, entre quadros, desenhos, fotos e vídeos produzidos especialmente para a exposição. Durante a abertura, haverá apresentação do Quarteto de Cordas do Projeto Música nas Escolas.

De acordo com o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, o coletivo de artistas estudou a história do Centro de Cultura para produção da exposição. “Eles descobriram que na Fazenda da Posse havia uma plantação de anil e, por isso, todas as peças foram produzidas com essa cor e suas variações”, explicou o superintendente.

A mostra segue até o dia 06 de dezembro, com entrada gratuita. As visitas acontecem de terça-feira a sábado, das 11h às 17h. As escolas interessadas podem agendar atividades e visitas orientadas ao Centro Cultural. O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3322-3855 ou pelo email: fazendadaposse@uol.com.br. O Centro de Cultura Fazenda da Posse fica na Rua Dario Aragão, n° 2, Centro.

quarta-feira, 5 de novembro de 2014

‘Eternizando Sabec’: exposição na Estação das Artes será aberta dia 06


Na noite desta quinta-feira, dia 06, acontece a abertura da exposição 'Eternizando Sabec', do artista Sílvio Fernandes, às 20h, no Centro de Cultura Estação das Artes, em Barra Mansa. A mostra realizada pela prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, tem como objetivo relatar a história do prédio que durante anos foi sede da instituição de ensino. A abertura da mostra vai contar com apresentação do Quinteto de Metais do Projeto Música nas Escolas.

A exposição possui nove pinturas e sete esculturas. “Parte da mostra foi criada utilizando como matéria-prima os destroços recolhidos no local após a fase de demolição”, explicou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse. “Além disso, a exposição presta uma homenagem a instituição que marcou a vida de parte da população de Barra Mansa, que estudou e se formou no colégio”, enfatizou o superintendente.

O público pode visitar a exposição até o dia 29 de novembro, de segunda a sexta-feira, das 09h às 17h. Escolas, grupos e instituições devem agendar antecipadamente as visitas pelo telefone (24) 3323-0496 ou pelo emailestacaodasartes@bol.com.brO Centro de Cultura Estação das Artes fica na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro. A entrada é gratuita.

terça-feira, 4 de novembro de 2014

II Semana da Diversidade LGBT acontece em Barra Mansa


A abertura da II Semana da Diversidade LGBT de Barra Mansa acontece nesta quarta-feira, dia 05, às 17h, no Palácio Barão de Guapy, no Centro. Um dos objetivos principais do evento é promover os direitos humanos e melhorar a qualidade de vida da população LGBT (gays, lésbicas, transexuais e travestis) garantindo a inclusão social.

A II Semana da Diversidade acontece de 05 a 09 de novembro e vai contar com palestras, oficinas, mesas de debate, shows e parada do orgulho LGBT. O evento é organizado pela ONG RNP+ Núcleo Médio Paraíba (Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/Aids), com o apoio da prefeitura de Barra Mansa.

Confira a programação:

Dia 05/11 (quarta-feira), no Palácio Barão de Guapy
- 17h: Abertura oficial da Semana da Diversidade LGBT, com apresentação de vídeo dos melhores momentos da primeira edição do evento e debate sobre o panorama da saúde LGBT em Barra Mansa e na região

Dia 06 (quinta-feira), na sede da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS Médio Paraíba (Rua Barão de Guapi, 106, Centro)
- 17h: Palestra 'E como anda a luta da população LBGT’ em Barra Mansa e região' seguida de debate sobre homofobia, ir e vir, visibilidade, saúde, emprego e renda

Dia 07 (sexta-feira), na sede da Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV/AIDS Médio Paraíba (Rua Barão de Guapi, 106, Centro)
- 17h: Palestra 'Sem Voz = Sem Rosto. Sai do Gueto!' seguida de debate

Dia 08 (sábado), no Corredor Cultural, no Centro
- A partir das 17h: shows, performances e barraca de alimentação

Dia 09 (domingo), no Centro
-15h: Concentração da II Parada do Orgulho LGBT de Barra Mansa, na Av. Domingos Mariano, em frente ao Supermarket
- 16h: Saída da II Parada do Orgulho LGBT
- 18h: Término da passeata na Praça das Bandeiras
- 18h às 21h: Encerramento do evento no Parque da Cidade

segunda-feira, 3 de novembro de 2014

Barra Mansa recebe espetáculo 'Uma Jornada' no Corredor Cultural


O Corredor Cultural recebe nesta terça-feira, dia 04, apresentação da fábula infantil 'Uma Jornada', da Cia. Canadense Ubus Théâtre. A iniciativa do Sesc Barra Mansa conta com o apoio da Fundação de Cultura e comemora o Dia Nacional da Cultura (05 de novembro) no município. Serão três apresentações gratuitas, às 14h, 16h e 18h, dentro de um ônibus escolar que foi adaptado e transformado em um pequeno teatro itinerante de marionetes.
O espetáculo já percorreu as Américas e a Europa, com aproximadamente 600 apresentações realizadas, conquistando o público em mais de 20 festivais. Segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, a duração da apresentação é de aproximadamente 50 minutos. "O grupo canadense tem um ônibus no Canadá, outro na Europa e um terceiro no Brasil, onde o espetáculo é apresentando em português. Convido toda a população a embarcar nesse veículo mágico e se encantar com a história", disse.
A fábula narra a história de um pequeno grão de areia de uma estrela que viajou por milhares de anos até chegar à Terra, onde encontra um homem velho e humilde cujo último desejo é ter um ônibus amarelo para transportar as pessoas e ajudá-las a descobrir o que a natureza pode lhes oferecer de melhor. A classificação é livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, no Centro, em frente ao Parque Centenário.

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa celebra a música brasileira em concerto na Matriz



O concerto de novembro da temporada oficial da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa está totalmente nacionalista. O programa é composto de obras de Nepomuceno e Guerra Peixe, compositores que incluíram a brasilidade na música clássica. O concerto acontece na terça-feira, 04 de novembro, às 20 h, na Igreja Matriz, com entrada gratuita.
César Guerra Peixe, mesmo nascido em Petrópolis, possui uma vertente nordestina, que passou para suas músicas. O compositor incluiu ritmos como maracatu, xango, frevo, em composições de músicas eruditas. No concerto da OSBM será executada Mourão, que representa bem esta mistura de ritmos, e “Petrópolis da Minha Infância”, que remete à infância do compositor.
O compositor Nepomuceno foi o responsável por apresentar em 1895 o primeiro concerto com canções totalmente em português, deflagrando um movimento para a nacionalização das canções eruditas no país. Sua obra “Série Brasileira”, que reúne quatro de suas composições, será interpretada pela Orquestra na noite de terça-feira.
 A Orquestra recebe nessa noite tão brasileira o violista Jadenir Lacorte e o maestro Ernani Aguiar. Jadenir tem vasta experiência internacional, atuando em grupos de câmara e orquestras da Alemanha, Holanda, França, Japão, Israel, entre outros países.
Além de maestro, Ernani Aguiar, atua como compositor e pesquisador, se aprofundando na música produzida no Brasil no período colonial. Como maestro procura repertórios desconhecidos, sendo o responsável por centenas de primeiras audições no país. Atualmente leciona na Escola de Música da UFRJ e no Instituto Villa Lobos, da UERJ.
Durante o mês de novembro, a Orquestra possui um vasto calendário de apresentações que se inicia com este concerto. Entre 13 e 23 de novembro, a Orquestra acompanha o Balet Kirov em sua temporada no Brasil, com apresentações no Teatro Alfa, em São Paulo, e no Theatro Municipal, do Rio de Janeiro. No último sábado do mês, 29, a Orquestra realiza a abertura da Árvore de Natal da Lagoa.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos grupos do Projeto Música nas Escolas, que  teve início em 2003, mas já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.  
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Viva Nepomuceno e Guerra Peixe
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Ernani Aguiar, regente
Jadenir Lacorte, viola
Data: 04 de novembro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de Barra Mansa  - Praça Ponce de Leon, Centro – Barra Mansa – RJ
Programa:

Petrópolis da minha infância
César Guerra Peixe

Série Brasileira
Alberto Nepomuceno

Mourão
          César Guerra Peixe