sexta-feira, 31 de outubro de 2014

Prefeitura inaugura Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse




O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, e o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, inauguraram na noite desta quinta-feira, dia 30, a Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, no Parque da Cidade. O evento contou com a presença de secretários municipais, vereadores, representantes da classe artística e membros da família da professora homenageada.

Construída com recursos do Padec (Programa de Apoio ao Desenvolvimento Cultural dos Municípios do Estado do Rio de Janeiro) e do governo municipal, o espaço tem 440 metros quadrados e conta com palco, sala de ensaio, camarim, foyer e banheiros masculino e feminino. Todos os ambientes têm acessibilidade para portadores de necessidades especiais.

"O objetivo da criação deste espaço é reunir diversas manifestações culturais e levar mais lazer, cultura e entretenimento à população. O local pode ser utilizado para apresentações de dança, música, teatro, entre outras ações culturais. A sala de espetáculos era um sonho dos artistas de Barra Mansa e ficamos muito felizes em poder entregá-la em funcionamento. É um espaço aberto para todos e de todos", disse o prefeito Jonas Marins.

O vereador Ivan Marcelino de Campos, o Ivan de Rialto, autor da lei que nomeou a sala de espetáculos, justificou que a escolha do nome do espaço presta homenagem ao legado da professora Lourdinha Chiesse. "Ela prestou brilhantes serviços em prol da arte e da cultura municipal", disse Ivan, completando: "Lourdinha foi uma educadora emérita, líder e, como tal, sabia capacitar pessoas e fornecer a elas o necessário para seu crescimento próprio", falou o vereador, ressaltando que a aprovação do novo nome foi unânime na Câmara.

Emocionado, o superintendente da Fundação de Cultura e vice-presidente do Conselho de Cultura agradeceu a homenagem à sua mãe. "Minha família recebeu com muita satisfação a notícia da homenagem. Junto com meu avô, minha mãe fundou o Grecab, o Grêmio Cultural e Artístico Barramansense. Ela viveu e respirou arte, dentro do teatro, artesanato e musicalmente, além dos serviços dentro de sala de aula, como professora de educação artística e educação física. Ela era uma artista que pode contribuir da melhor maneira possível para a cultura da cidade. Estamos muito felizes com a homenagem”, afirmou Cláudio Chiesse.

Depois da cerimônia de inauguração, quatro grupos se apresentaram no espaço: Cia. Teatral Arte in Foco, Projeto Dança e Magia, Coletivo Teatral Sala Preta e Banda Sinfônica do Projeto Música nas Escolas.

Fotos: Gabriel Borges

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Barra Mansa recebe primeira edição do 'Geek-Week'


Barra Mansa recebe a primeira edição do 'Geek-Week', que reunirá diversas atividades voltadas para o público jovem. Organizado pelo Grupo Criativa, com o apoio da Fundação de Cultura, o evento terá duração de uma semana, com início no próximo domingo, dia 02, na Praça da Matriz. O circuito será composto de workshops, encontros, caminhada temática, palestras, concursos de desenho e apresentação de Cosplay.
“O público que aprecia esse tipo de atividade está em constante crescimento, e a região não possui muitos eventos nessa área, por isso produzimos uma semana para que fosse realizado o circuito com muitas atividades e cursos interessantes aos participantes”, declarou o idealizador do Geek-Week, Fernando Barbosa.
O último dia do evento, 09 de novembro, será realizado na Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, no Parque da Cidade, e haverá quantidade restrita de público. A lotação é de 200 pessoas e os interessados podem retirar o passaporte, que é gratuito, em pontos pré-estabelecidos. São eles: loja Puppets, em Volta Redonda, e People Formação Completa, em Barra Mansa.
Para garantir uma vaga nos cursos, o participante deve enviar um e-mail parageek-week@outlook.com, informando na área do assunto o curso que deseja participar. “Cada pessoa tem direito a uma vaga, não podendo a mesma pessoa participar de outro curso, por isso pedimos que os interessados priorizem o curso que desejam realizar. A pessoa ainda pode concorrer a uma vaga em outro curso, escrevendo em seguida a sua segunda opção”, informou Fernando.
Programação de atividades:
Dia 02/11 (domingo)
- 15h: Zombie-walk – Caminhada com jovens caracterizados como zumbis
Local: Praça da Matriz
Dia 03/11 (segunda-feira)
Programa especial para a Geek Week no Matsumotox (canal do Youtube)
Dia 04/11 (terça-feira)
- 20h: Cine Clube GW: Encontro de fãs de cinema e troca de informações sobre a animação Akira, de Katsuhiro Otomo.
Local: Estação das Artes, Rua Orozimbo, sem número, Centro, Barra Mansa
Dia 05/11 (quarta-feira)
Animação especial do Geek-Week no Anima-ação (canal do Youtube)
Dia 06/11 (quinta-feira)
-20h: Workshop – O poder das histórias, com o autor Tiago Cabral
Local: Estação das Artes
Dia 07/11 (sexta-feira)
- 15h: Encontro de ilustradores e painel, com a presença de Igor Chiesse e Yorhán Araújo
Local: Estação das Artes
Dia 08/11 (sábado)
-15h: Geek-Week Games – encontro destinado a modalidades de Board-Games, Card-Games, Videogames e RPG
Painel – RPG e Literatura: uma história de amor, com Tiago Cabral
Local: Fundação CSN – Rua 21 / n°402 / Vila / Volta Redonda.
Dia 09/11 (domingo)
-15h: Geek-Week Animes – espaço para desenho
- Standes
- Workshop com o Homem de Ferro de Volta Redonda
- Painel com youtubers regionais
- Apresentação de dança com o grupo Sailor Senshi
- Concurso de desenho
-Concurso Nacional de Cosplay (CCB)
-Concurso Quis

Local: Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, no Parque da Cidade, localizado na Rua Prefeito João Chiesse Filho, 312 – Centro.

Programação de cursos:
Dia 03/11 (segunda-feira)
- 10h às 12h: Curso de Criação de Games
- 14h às 16h: Workshop de desenho Mangá
Dia 04/11 (terça-feira)
- 10h às 12h: Continuação do Curso de criação de Games
Dia 05/11 (quarta-feira)
- 11h às 13h: Curso de edição de vídeo
- 19h às 21h: Workshop de desenho Mangá
Dia 06/11 (quinta-feira)
- 10h às 12h: Continuação do curso de criação de games
Dia 07/11 (sexta-feira)
- 11h às 13h: Continuação do curso de edição de vídeo
Local: Avenida Paulo de Frontim, número 736, sala 102, Aterrado, Volta Redonda

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Banda 14 Bis se apresenta na Festa do Funcionalismo 2014



O Dia do Servidor Público (28 de outubro) será comemorado com uma grande festa em Barra Mansa para os funcionários municipais e suas famílias. Organizada pela Associação dos Servidores Municipais de Barra Mansa (Asbam) e pela prefeitura, a Festa do Servidor 2014 será realizada no Parque da Cidade, na sexta-feira, dia 31 de outubro.

A programação conta com show da banda 14 Bis e sorteio de dezenas de prêmios, entre eles TV´s, geladeira, fogão e outros eletrodomésticos. Assim como no ano passado, a praça de alimentação vai comercializar bebidas e alimentos a R$ 2,00 e a criançada vai poder se divertir com recreação infantil e brinquedos infláveis. O estacionamento, com entrada pelo Senai, será gratuito.

“Organizamos um evento para o servidor e sua família poderem se divertir e aproveitar o dia juntos. É reconhecimento àqueles que se dedicam todos os dias a Barra Mansa”, disse Jurandi Justino Dias, presidente da Asbam. Ele destacou que, de acordo com o regulamento, somente os funcionários presentes ao evento podem concorrer ao sorteio dos prêmios. "Podem participar servidores efetivos, comissionados, contratados, aposentados e pensionistas. Os estagiários concorrerão a prêmios diferenciados", explicou Jurandi.

Os servidores estão recebendo um cupom para concorrer aos sorteios, independente do número de matrículas. O cupom deve ser retirado no setor de Recursos Humanos (RH) da prefeitura, autarquias e Câmara de Vereadores. Depois de preenchido com os dados pessoais, deve ser depositado na urna no Parque da Cidade até às 16h do dia 31 de outubro. Às 16h05 a urna será lacrada pela comissão organizadora do evento e às 17h começam os sorteios.

O prefeito Jonas Marins lembrou da importância do trabalho de cada servidor para o funcionamento do município. "A promoção da festa foi uma das formas que encontramos para reunir todos os servidores públicos que, com afinco e responsabilidade, prestam seus serviços à cidade e à população. Será um momento de confraternização e também homenagem desta gestão à categoria, que merece todo o nosso respeito, consideração e, acima de tudo, valorização”, disse Jonas.

Por conta da festa, o expediente na prefeitura e autarquias se encerra no dia 31, ao meio-dia. Os portões do Parque da Cidade estarão abertos a partir das 14h. 

Banda Sinfônica apresenta repertório eclético em concerto no Rotary Club


                                    

A Banda Sinfônica realiza nesta quinta-feira, 30 de outubro, um concerto com repertório bastante eclético e envolvente. O concerto gratuito acontece às 20h, no Rotary Club, de Barra Mansa.
O grupo tem uma sonoridade forte que permite ter um repertório bastante versátil, agradando a todo o público. Sua natureza permite executar sons delicados até músicas com sonoridade mais ampla.
Regida pelo Maestro Isac Francis, a Banda Sinfônica apresenta um repertório que mistura obras de compositores nacionais e internacionais, como Leroy Anderson e Alfred Reed.
Entre as obras nacionais está o dobrado Ouro Negro, de Joaquim Naegele, que faz uma alusão a importância do petróleo para o país. No repertório internacional, a Banda executa Bugler´s Holiday, de Leroy Anderson, que parece uma trilha de desenho animado, e Molly on th Shore, de Percy Grainger, um presente do autor para sua mãe, portanto uma música delicada e suave.
Assim como os demais grupos do Projeto Música nas Escolas, a Banda Sinfônica é formada por alunos e monitores, que participam do processo de formação musical desenvolvida pelo Projeto. Os músicos são escolhidos de acordo com seu desenvolvimento técnico ao longo das aulas e ensaiam tanto individualmente quanto em conjunto
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto da Banda Sinfônica
Data: 30 de outubro (quinta-feira)
Horário: 20h00
Local: Rotary Club
Endereço: Rua Rotary Club, 143 – Ano Bom – Barra Mansa

Programa:
A Festive Overture
Afred Reed

Molly on the Shore
Percy Greanger

Bugler´s Holiday
Leroy Anderson 

Incantation and Dance
John Barnes Chance

Ouro Negro
Joaquim Naegele

Resplendent Glory
Rossano Galante

Lua Sanfonada
Dimas Sedícias 

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Camerata de Cordas Juvenil aproxima alunos de Barra Mansa da música clássica

 
Um dos principais objetivos do Projeto Música nas Escolas é oferecer à população música de qualidade. Este compromisso é cumprido nas diversas apresentações que os grupos do Projeto realizam em escolas, asilos, igrejas, centros de cultura. Desta forma, aproxima não apenas seus alunos, mas toda comunidade, de estilos musicais diferentes daqueles mais populares.
Na segunda-feira, 27, mais uma vez um grupo do Projeto cumpre este objetivo. A Camerata de Cordas Juvenil realiza dois concertos didáticos na Escola Municipal Independência e Luz, em Barra Mansa.
Abertos à população, os concertos acontecem às 10h e 13h, contemplando todos os alunos da escola, tanto do período da manhã, quanto da tarde. Durante os concertos, além de interpretarem músicas clássicas, os músicos também apresentam seus instrumentos, como funcionam e qual sua função no grupo.
A Camerata de Cordas Juvenil é formada por jovens músicos que impressionam pela capacidade de executar obras clássicas com precisão e leveza.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo á Cultura do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Serviço:
Concerto Didático da Camerata de Cordas Juvenil
Data: 27 de outubro (segunda-feira)
Horários: 10h00 e 13h00
Local: Escola Municipal Independência e Luz
Endereço: Rua Quatro, 143, Vale do Paraíba – Barra Mansa – RJ

quarta-feira, 22 de outubro de 2014

‘Os Esquecidos’ entra em cartaz no Sest/Senat, em Barra Mansa



A peça 'Os Esquecidos’ entra em cartaz neste fim de semana, nos dias 24 e 25, às 20h, no teatro do Sest/Senat, em Barra Mansa. Baseado em fatos reais, o espetáculo relata histórias sobre tráfico humano. Com texto e direção de Marcelo Soares, a peça é uma realização da Cia. Arte in Foco e tem o apoio da Fundação de Cultura. Os ingressos estão sendo vendidos antecipadamente e na hora do espetáculo no Sest/Senat que fica localizado na Rua Severino Sareta, 05, Barbará. Idosos, estudantes e professores pagam meia entrada (R$ 5,00). O valor da inteira é R$ 10. 

Encontro com o artista Anderson de Souza na Fazenda da Posse, em Barra Mansa


Neste sábado, dia 25, a partir das 10h, acontece no Centro Cultural Fazenda da Posse, em Barra Mansa, encontro com o autor da exposição ‘Desloucados’, o artista Anderson de Souza. A mostra em exibição no Centro Cultural conta com aproximadamente 30 objetos, entre pequenas telas, móveis, eletrodomésticos e grandes telas, além de vídeos e instalações. Durante o encontro, Anderson vai falar sobre a produção da exposição e a influência da arte contemporânea em suas obras. O Centro Cultural Fazenda da Posse fica na Rua Dario Aragão, n° 2, Centro. 

Banda Sinfônica Juvenil realiza “Tributo a Jonh Williams”

As trilhas clássicas de Jonh Williams são a inspiração da Banda Sinfônica Juvenil para seu próximo concerto. Em uma homenagem ao gênio que criou trilhas sonoras para Jurassic Park, ET, Tubarão e Star Wars, a Banda Juvenil se apresenta na quinta-feira, 23 de outubro, no Rotary Club de Barra Mansa. O concerto gratuito tem início às 20 horas.
A Banda Sinfônica Juvenil, do Projeto Música nas Escolas, surpreende o público por onde passa. Sob a regência do maestro Isac Francis, os músicos encaram esse desafio de interpretar as obras de Jonh Williams e prometem surpreender mais uma vez.
O público vai poder relembrar momentos clássicos do cinema, através das músicas de ET, Tubarão, Indiana Jones e Jurassic Park, filmes que fazem parte da vida de qualquer pessoa. A marcha imperial de Star Wars não podia ficar de fora do repertório.
Os músicos da Banda Sinfônica Juvenil são alunos de escolas municipais de Barra Mansa, que se dividem tocando: flauta, oboé, clarinete, fagote, trompete, trompa, trombone e percussão. Atualmente a Banda possui 36 integrantes, entre 9 e 17 anos. Este ano, a Banda já realizou concertos em Resende e Barra Mansa, além de animar os desfiles cívicos de Barra Mansa.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins e, através da Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Serviço:
Tributo a Jonh Williams – Banda Sinfônica Juvenil
Data: 23 de outubro (quinta-feira)
Horário: 20h00
Local: Rotary Club – Rua Rotary Club, 26, Ano Bom – Barra Mansa – RJ

terça-feira, 21 de outubro de 2014

Aulas de violão começam na Estação das Artes, em Barra Mansa

 

A prefeitura de Barra Mansa, através da Fundação de Cultura, realiza curso de violão e leitura de cifras no Centro Cultural Estação das Artes, no Centro. Ainda há vagas disponíveis para alunos iniciantes (a partir dos 10 anos de idade) ou para aqueles que queiram aprender a ler em cifras. O curso é gratuito e tem duração de aproximadamente três meses.

Segundo o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, as turmas têm capacidade para atender dez alunos. “A Fundação disponibiliza seis violões por turma para os alunos que não possuem o instrumento. No entanto, o professor pode atender mais quatro alunos que possam levar o violão para participar das aulas”, explicou Chiesse. Ele enfatizou que a intenção da Fundação é ampliar o curso para outras unidades culturais do município. "Nossa pretensão é implantar as aulas em diversos pontos da cidade e também nos distritos”.
As aulas acontecem às segundas-feiras, de 13h às 19h, e às quartas-feiras, de 09h às 12h e das 13h às 19h. O professor responsável é o maestro Cláudio Pereira Moreira, que aplica um método novo de aprendizagem intensiva com cifras. As inscrições para o curso podem ser realizadas no Centro de Cultura Estação das Artes, localizado na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro.

Fotos: Sérgio Fortuna

sexta-feira, 17 de outubro de 2014

Música e artesanato são opções de entretenimento no Corredor Cultural, em Barra Mansa

Neste domingo, dia 19, a partir das 09h, o Corredor Cultural de Barra Mansa recebe a tradicional apresentaçãomusical da Banda de São Sebastião. O público também poderá conferir a Feira de Artesanato, que conta com 30 barracas de artesãos para a comercialização de itens como bonecos, panos de prato, biscuits, patchwork, trabalhos com fibra de bananeira, culinária, entre outros. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, Centro, em frente ao Parque Centenário.

'Nasce uma Cidade': segundo desfile acontece neste sábado, dia 18, em Barra Mansa


Neste sábado, dia 18, a partir das 15h, Barra Mansa recebe o segundo desfile cênico do Projeto Nasce uma Cidade. O evento é realizado pelo Coletivo Teatral Sala Preta e o Instituto Clécio Penedo e conta com o apoio do Sesi Cultural e da Fundação de Cultura. O objetivo é celebrar os 182 anos da cidade com uma apresentação teatral diferente, divulgando a história de Barra Mansa.
“Aqueles que não puderam estar presentes na primeira encenação, no dia 11, terão mais uma chance de acompanhar o desfile e conhecer um pouco sobre a história do município”, disse o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse. As cenas e músicas do espetáculo foram inspiradas nas obras de Clécio Penedo e Flávio de Carvalho. A apresentação conta com aproximadamente 400 artistas, que farão nove encenações nas ruas do Centro. Os pontos de apresentação são: Parque Centenário; Palácio Barão de Guapi; Av. Presidente Vargas (Beira Rio), Clube Municipal, Estação FCA (Ferrovia Centro Atlântica) e Fazenda da Posse.

Interdição de trânsito de veículos - Para a realização do desfile cênico, o tráfego de veículos nas seguintes vias será interditado das 15h às 18h: Rua República do Paraguai, Avenida Presidente Vargas (Beira Rio), Rua Doutor Luiz Antônio Gianni, Rua Nilo Peçanha, Rua João Cardoso Guimarães Cotia e a Rua Benedita Helena de Lima.

segunda-feira, 13 de outubro de 2014

Procissão em louvor a Nossa Senhora Aparecida reúne milhares de fiéis em Barra Mansa




Cerca de dez mil pessoas participaram neste domingo, dia 12, do trecho terrestre da 54ª edição da Procissão Fluvial em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, em Barra Mansa. Organizada pela família Baião e pela Associação de Canoeiros, o evento contou com apoio da prefeitura, através da Fundação de Cultura, da Guarda Municipal e da Coordenadoria de Defesa Civil. Segundo os organizadores, aproximadamente 10 embarcações acompanharam o trajeto fluvial da imagem da santa, no Rio Paraíba do Sul.
"Infelizmente o baixo nível do rio não permitiu que a procissão fluvial saísse do bairro Vila Maria, como acontecia todos os anos. Por isso, o ponto de saída do barco com a imagem de Nossa Senhora foi transferido para o bairro Roberto Silveira", justificou Rogério Baião, um dos organizadores.
Devota de Nossa Senhora Aparecida, a dona de casa Maria Terezinha Andrade acompanhou a procissão pela primeira vez e ficou emocionada. "Moro em Minas Gerais e aproveitei que estava a passeio na casa de uma irmã para participar da procissão. É uma emoção indescritível ver toda a devoção e fé dos fiéis. Me sinto renovada e cheia de alegria", contou Maria Terezinha.
O evento teve início às 14h, com carreata saindo da residência da família Baião, no Centro, com destino ao bairro Vila Maria. Depois de uma missa na Igreja Nossa Senhora Aparecida, a imagem retornou em carreata para o bairro Roberto Silveira, onde foi recepcionada por milhares de fiéis que acompanharam a consagração da santa.
Em seguida, a imagem seguiu de barco para a Avenida Getúlio Vargas, no Centro. Uma grande queima de fogos marcou o início do trecho terrestre da procissão pelas ruas do Centro até a Igreja Matriz. "Foi tudo muito tranquilo e bonito, como Nossa Senhora merece. Agradeço a todos os devotos que abrilhantaram mais uma vez a procissão. É uma tradição da família que acabou se tornando uma tradição da cidade”, finalizou Rogério.
Fotos: Gabriel Borges

 

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa apresenta amanhã concerto em homenagem ao compositor alemão Strauss

 
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa homenageia a obra de Richard Strauss em seu concerto de outubro na Igreja Matriz de São Sebastião. Strauss foi um importante compositor e maestro alemão e completaria 150 anos em 2014. O concerto “Celebrando Strauss 150 anos”acontece nesta terça-feira, 14 de outubro, às 20h00, na Igreja Matriz, que já se tornou palco da temporada oficial da OSBM, sempre com entrada gratuita.
O concerto abre com uma das obras mais conhecidas de Strauss “Assim Falou Zarathustra”, mundialmente conhecida por ser tema do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço. O repertório conta ainda com a obra Don Juan, inspirada no mítico personagem de mesmo nome, e Burleske, obra com uma participação especial do piano. A noite finaliza com uma composição de Richard Wagner, autor de Tristão e Isolda, e uma das grandes influências de Strauss.
Neste concerto especial a Orquestra recebe como convidados a pianista Simone Leitão e o maestro Jésus Figueiredo. Os dois já tem uma relação com a Orquestra, tendo se apresentado diversas vezes com os músicos da OSBM.
Jésus Figueiredo é maestro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde 1999, e já esteve à frente de diversas orquestras como regente convidado, entre elas a OSBM, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica do Ceará, Orquestra da Universidade Nacional de Cuyos, na Argentina. O maestro atua também como professor no curso de Graduação em Música, cursado pelos músicos da OSBM.
A pianista Simone Leitão é uma das mais atuantes no cenário brasileiro. Simone realiza anualmente temporadas internacionais e nacionais em templos da música como Carnegie Hall, Sala Cecília Meirellles, Sala São Paulo e Gewandhaus zu Leipzig.
Em 2013, Simone realizou uma temporada com a OSBM passando por Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. O Tour Orquestral se transformou em um documentário, que mostra o trabalho realizado pelo Projeto Música nas Escolas. Com o sugestivo nome “Pare, Olhe e Escute”, que remete ao trem que passa ao lado da sede do Projeto, em Barra Mansa, o documentário estreou no Canal Art1 e em breve será lançado na televisão aberta e irá concorrer em festivais. A pianista demonstrou através da temporada e do documentário sua admiração pela Orquestra:
-Tenho uma relação de amor e admiração por essa orquestra, pela força de vontade e resiliência dos integrantes. É a verdadeira definição de música como instrumento de transformação social – afirmou Simone.
Ainda em 2014, a Orquestra tem uma intensa programação de apresentações. Além da temporada oficial, a Orquestra acompanha em novembro o Balé Kirov, em sua temporada no Brasil, passando por Rio de Janeiro e São Paulo. A OSBM realiza mais uma vez a abertura da Árvore de Natal da Lagoa.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Celebrando Strauss 150 anos
Data: 14 de outubro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Programa:
Introdução do poema sinfônico “Assim Falou Zarathustra”
Burleske, para piano e orquestra
Don Juan, poema sinfônico
Richard Strauss
Abertura da ópera“Tannhäuser”
Richard Wagner

'Nasce uma cidade': desfile cênico contou história de pontos turísticos de Barra Mansa

 
Com apoio da prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, o desfile cênico ‘Nasce uma Cidade – Cidadãos Arquitetos da Memória’aconteceu na tarde de sábado, dia 11, pelas ruas do Centro. O projeto foi uma realização do Coletivo Teatral Sala Preta em parceria com o Instituto Cultural Clécio Penedo. Essa é a terceira edição do projeto, que também foi às ruas em 2010 e 2011. Este ano, o grupo, formado por 400 artistas, iniciou o desfile cênico no Parque Centenário e atraiu um grande público de curiosos e pessoas interessadas em saber o que o texto revelaria sobre os locais históricos da cidade.
“Acho incrível esse tipo de manifestação cultural. Nunca havia visto um teatro itinerante e achei muito bom. É mais uma prova de que Barra Mansa tem grandes artistas e que temos que divulgar isso, cada vez mais”, disse o gerente administrativo Márcio Ribeiro da Silva. O vendedor Pedro Serrati Cordeiro também aprovou a iniciativa. “Gostei muito do que eu vi. Cultura nas ruas, abordagem sobre nossos pontos turísticos e a nossa história é mais que interessante”, ressaltou.
O grupo iniciou o desfile no Parque Centenário, passou pela Avenida Getúlio Vargas (Beira Rio), Clube Municipal, estação da FCA e terminou a apresentação na Fazenda da Posse, a primeira residência de Barra Mansa. “Esse é mais que um projeto, é o resultado de constantes encontros e estudos. Colocar a arte na rua de forma livre e irrestrita é uma realização”, disse o idealizador do projeto, Rafael Crooz, ressaltando que seis grupos participaram do desfile cênico: Pino Haus, Jongo de Pinheiral, Dança e Magia, Meninos do Batuque, Grupo Vocal Vozes de Ouro e a Orquestra de Jazz de Barra Mansa, além da participação especial do artista plástico Anderson Souza.
Para o superintendente da Fundação de Cultura, Claudio Chiesse, o projeto veio de encontro ao desejo do governo municipal de resgatar a memória do município e exaltar os pontos históricos. “O desfile cênico é de grande importância para Barra Mansa, principalmente por dar oportunidade à população de conhecer um pouco dessa bonita história da cidade, além de homenagear dois grandes artistas: Clécio Penedo e Flávio de Carvalho”, afirmou Chiesse, enfatizando que, dessa vez, um intérprete de libras acompanhou o espetáculo, levando inclusão aos deficientes auditivos.
Fotos: Gabriel Borges

Barra Mansa recebe desfile cênico por meio do Projeto ‘Nasce Uma Cidade’


No sábado, dia 11, a partir das 15h, Barra Mansa receberá o desfile cívico cênico do Projeto Nasce umaCidade. O evento é realizado pelo Coletivo Teatral Sala Preta e o Instituto Clécio Penedo, em parceria com o Sistema Firjan, através do SesiCultural e com o apoio da prefeitura, através da Fundação de Cultura. O objetivo é comemorar os 182 anos da cidade com uma apresentação teatral diferente a fim de que possa preservar e divulgar a história de Barra Mansa.
O percurso começa no Parque Centenário, seguindo para diversas áreas históricas do município. De acordo com o superintendente da Fundação da Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse, o trabalho artístico foi elaborado para disseminar a memória do município. “O desfile será uma forma dos munícipes conhecerem os pontos importantes da cidadee toda a sua caminhada política, econômica e administrativa”, informou Chiesse.
As cenas e músicas do espetáculo foram criadas com inspiração nas obras de Clécio Penedo e Flávio de Carvalho, compostas, exclusivamente, para o desfile. Entre as novidades do ‘NasceUma Cidade’ estão a confecção dos instrumentos musicais com material reciclado, como tubos de PVC, garrafas de vidro, latinhas, entre outros. Além de ter tradução em libras simultânea durante o espetáculo. “Uma iniciativa que permitirá que deficientes auditivos conheçam mais da história municipal e participem do evento de forma mais efetiva”, enfatizou o superintendente.
A apresentação conta com aproximadamente 400 artistas, que farão nove encenações nas ruas de Barra Mansa. Os principais pontos de atuação são o Parque Centenário; Palácio Barão de Guapi; Beira Rio, Clube Municipal, Estação FCA (Ferrovia Centro Atlântica) e Fazenda da Posse.

Encontro discute realização da Feira Literária em Barra Mansa

 
A prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura, realizou na tarde desta sexta-feira, dia 10, a primeira reunião de planejamento da Feira Literária do município. Participaram do encontro o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Cláudio Chiesse; representantes da secretaria de Educação e profissionais das livrarias Pandora e Folhetim, representando editoras renomadas e editores regionais.
O objetivo da reunião foi fomentar as primeiras propostas para a feira, que busca o incentivo à leitura.“Nosso ideal é a realização de encontros com autores, contação de histórias e palestras, para que possamos alcançar o público de todas as idades e valorizar das nossas livrarias e os autores da nossa região”, disse o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse.

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza concerto em homenagem ao compositor alemão Strauss

 
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa homenageia a obra de Richard Strauss em seu concerto de outubro na Igreja Matriz de São Sebastião. Strauss foi um importante compositor e maestro alemão e completaria 150 anos em 2014. O concerto “Celebrando Strauss 150 anos”acontece na terça-feira, 14 de outubro, às 20h00, na Igreja Matriz, que já se tornou palco da temporada oficial da OSBM, sempre com entrada gratuita.
O concerto abre com uma das obras mais conhecidas de Strauss “Assim Falou Zarathustra”, mundialmente conhecida por ser tema do filme 2001: Uma Odisséia no Espaço. O repertório conta ainda com a obra Don Juan, inspirada no mítico personagem de mesmo nome, e Burleske, obra com uma participação especial do piano. A noite finaliza com uma composição de Richard Wagner, autor de Tristão e Isolda, e uma das grandes influências de Strauss.
Para o este concerto especial a Orquestra recebe como convidados a pianista Simone Leitão e o maestro Jésus Figueiredo. Os dois já tem uma relação com a Orquestra, tendo se apresentado diversas vezes com os músicos da OSBM.
Jésus Figueiredo é maestro do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, desde 1999, e já esteve à frente de diversas orquestras como regente convidado, entre elas a OSBM, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Filarmônica do Ceará, Orquestra da Universidade Nacional de Cuyos, na Argentina. O maestro atua também como professor no curso de Graduação em Música, cursado pelos músicos da OSBM.
A pianista Simone Leitão é uma das mais atuantes no cenário brasileiro. Simone realiza anualmente temporadas internacionais e nacionais em templos da música como Carnegie Hall, Sala Cecília Meirellles, Sala São Paulo e Gewandhaus zu Leipzig.
Em 2013, Simone realizou uma temporada com a OSBM passando por Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte, Porto Alegre e Recife. O Tour Orquestral se transformou em um documentário, que mostra o trabalho realizado pelo Projeto Música nas Escolas. Com o sugestivo nome “Pare, Olhe e Escute”, que remete ao trem que passa ao lado da sede do Projeto, em Barra Mansa, o documentário estreou no Canal Art1 e em breve será lançado na televisão aberta e irá concorrer em festivais. A pianista demonstrou através da temporada e do documentário sua admiração pela Orquestra:
-Tenho uma relação de amor e admiração por essa orquestra, pela força de vontade e resiliência dos integrantes. É a verdadeira definição de música como instrumento de transformação social – afirmou Simone.
Ainda em 2014, a Orquestra tem uma intensa programação de apresentações. Além da temporada oficial, a Orquestra acompanha em novembro o Balé Kirov, em sua temporada no Brasil, passando por Rio de Janeiro e São Paulo. A OSBM realiza mais uma vez a abertura da Árvore de Natal da Lagoa.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e da Fundação de Cultura. A gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR –Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Celebrando Strauss 150 anos
Data: 14 de outubro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de São Sebastião – Barra Mansa
Programa:
Introdução do poema sinfônico “Assim Falou Zarathustra”
Burleske, para piano e orquestra
Don Juan, poema sinfônico
Richard Strauss
Abertura da ópera“Tannhäuser”
Richard Wagner

Procissão fluvial celebra Dia de Nossa Senhora Aparecida em Barra Mansa


 
No domingo, dia 12, acontece a 54ª edição da tradicional Procissão Fluvial em Louvor a Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, em Barra Mansa. Organizada pela família Baião e pela Associação de Canoeiros, a procissão conta com o apoio da prefeitura de Barra Mansa. O evento terá início às 14h, com a saída da imagem de Nossa Senhora Aparecida da casa da família Baião, na Rua Pinto Ribeiro, no Centro.
A imagem seguirá em carreata até o bairro Vila Maria, onde será recepcionada na Igreja de Nossa Senhora Aparecida. Às 16h30, a imagem da santa retorna em carreata até o bairro Roberto Silveira. Em seguida, às 18h, começa a procissão fluvial. A imagem vai de barco do Roberto Silveira até a Avenida Getúlio Vargas (atrás da Câmara Municipal), com previsão de chegada às 19h. e depois segue em procissão pelas ruas da cidade até a Igreja Matriz de São Sebastião, onde uma missa será celebrada em honra à santa.
Segundo a Fundação de Cultura, aproximadamente cinco mil pessoas devem acompanhar a procissão. “Este ano, houve mudança do ponto de partida da imagem da santa por conta do baixo nível do rio Paraíba do Sul. O ponto de saída do barco com a imagem de Nossa Senhora foi transferido da Vila Maria para o bairro Roberto Silveira. Portanto, a procissão fluvial acontecerá do bairro Roberto Silveira até a Avenida Getúlio Vargas”, explicou o superintendente da Fundação de Cultura, Claudio Chiesse, ressaltando ainda que durante todo o trajeto no rio, a procissão vai contar com o apoio do Corpo de Bombeiros, da Guarda Ambiental e da Defesa Civil.
Confira a programação.

- 14h: início da carreata com saída da imagem da residência da Família Baião (Rua Pinto Ribeiro, 292, Centro) até a Igreja Nossa Senhora Aparecida, na Vila Maria
- 16h: apresentação do Grupo de Louvor Torre de Sião, na Av. Getúlio Vargas, Centro (atrás da Câmara Municipal)
- 16h30: saída em carreata do bairro Vila Maria até o bairro Roberto Silveira
- 18h: início da procissão fluvial com saída do bairro Roberto Silveira
- 19h: chegada da imagem na Av. Getúlio Vargas, Centro (atrás da Câmara Municipal). Em seguida, procissão pelas ruas do Centro até a Igreja Matriz de São Sebastião.
- 20h: retorno da imagem à residência da Família Baião para celebração final

Foto: Sergio Fortuna

Programação especial do Dia das Crianças em Barra Mansa

 
A prefeitura de Barra Mansa promove neste domingo, dia 12, evento gratuito em comemoração ao Dia das Crianças, no Parque da Cidade. A diversão ficará por conta das apresentações dos Backyardigans e da Peppa Pig. Além dos shows, haverá praça de alimentação e parque de diversão. Os portões do Parque Cidade abrem às 14h e os shows começam a partir das 15h.

segunda-feira, 6 de outubro de 2014

Inscrições abertas para curso de violão na Estação das Artes

 
A partir desta segunda-feira, dia 06, estão abertas as inscrições para aulas gratuitas de violão e leitura de cifras no Centro Cultural Estação das Artes, em Barra Mansa. Segundo a Fundação de Cultura, são oferecidas 80 vagas para alunos iniciantes (a partir dos 10 anos de idade) ou para aqueles que queiram aprender a ler cifras.

"A Fundação de Cultura vai disponibilizar seis violões por turma para os alunos que não possuem o instrumento. No entanto, o professor poderá atender mais quatro alunos que possam levar o violão para participar das aulas”, explicou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura. As aulas vão acontecer às segundas-feiras, de 14h às 19h, e as quartas-feiras, de 09h às 21h. O professor responsável é o maestro Cláudio Pereira Moreira, que vai aplicar um método novo de aprendizagem intensiva com cifras.

“Barra Mansa é conhecida como uma referência quando se fala em música. Por isso, nossa ideia é estender esse curso de violão e cifras para os bairros e distritos, dando a oportunidade para que toda a população possa participar e aprender”, comentou Chiesse, ressaltando que, em breve, serão anunciadas novas turmas no município.

As inscrições para as aulas de violão e leitura de cifras podem ser feitas às segundas e quartas-feiras, de 14h às 19h, no Centro de Cultura Estação das Artes, localizado na Rua Orozimbo Ribeiro, no Centro. Os interessados devem apresentar documento com foto e os menores de 18 anos devem estar acompanhados dos responsáveis.

Fotos: Gabriel Borges

--
Coordenadoria de Comunicação Social
Prefeitura de Barra Mansa
(24) 2106-3425 | 2106-3521
3 anexos