terça-feira, 30 de setembro de 2014

Projeto Música nas Escolas sai vencedor do Concurso Estadual de Bandas


 
A qualidade musical e a beleza das Bandas Sinfônica e Marcial do Projeto Música nas Escolas foram novamente reconhecidas no Concurso Estadual de Bandas. No evento realizado no domingo, 28 de setembro, em Valença, a Banda Sinfônica e a Banda Marcial reafirmaram seus títulos na categoria sênior.
As bandas são campeãs em todos os concursos que participam. A Banda Sinfônica se sagrou octacampeã e a Banda Marcial, com nove títulos, é eneacampeã. A Banda Marcial, em razão de seus diversos títulos estaduais e nacionais, é considerada a “melhor banda de metais do Brasil”.
Além da qualidade musical, a Banda Marcial também foi avaliada no aspecto coreográfico. E, mais uma vez, foi campeã nas categorias de baliza e corpo coreográfico, que envolve toda a composição da Banda. A baliza representa a linha de frente da Banda e é formada pelas alunas de ginástica rítmica do Projeto, que iniciam ainda na Educação Infantil.
Os músicos das bandas e dançarinos de ginástica rítmica são alunos e monitores no Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa e OSBM Juvenil homenageiam o aniversário da cidade com concertos especiais

Um dos principais símbolos de Barra Mansa, a Orquestra Sinfônica não poderia ficar de fora das comemorações do aniversário da cidade. E a comemoração será em dose dupla com concertos da OSBM Juvenil e da OSBM.
A Orquestra Sinfônica faz a abertura da exposição de Barra Mansa, na quarta-feira, 01 de outubro. O concerto acontece no Parque da Cidade, a partir das 20 horas e promete emocionar o público. O palco do concerto é na “casa” da Orquestra, que tem sua sede ali do lado, no Parque da Cidade, onde ensaia semanalmente, aprimorando sua qualidade técnica.
Já na véspera do aniversário da cidade, é a vez da Orquestra Sinfônica Juvenil apresentar um repertório eclético que inclui Frank Sinatra, Milton Nascimento e Maracatu. O concerto da OSBM Juvenil acontece no Rotary Club, às 19h30, na quinta-feira, dia 02 de outubro.
Os músicos da OSBM Juvenil são alunos do Projeto Música nas Escolas, com faixa etária de 10 a 18 anos. Eles se preparam para em breve assumirem um lugar na Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Esta possibilidade de crescimento faz os músicos se dedicarem com afinco à música e exibirem uma qualidade ímpar.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, do qual faz parte a Orquestra Sinfônica e a OSBM Juvenil, teve início em 2003, mas já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR –Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Serviço:
Concerto da Orquestra Sinfônica na EXPO BM
Data: 01 de outubro
Horário: 20h00
Local: Parque da Cidade de Barra Mansa
Concerto da Orquestra Sinfônica Juvenil de Barra Mansa
Data: 02 de setembro
Horário: 19h30
Local: Rotary Club de Barra Mansa – Rua Rotary Club, 26 – Ano Bom

Aniversário de Barra Mansa é comemorado com diversas apresentações

 
O aniversário de 182 anos de Barra Mansa, celebrado no dia 03 de outubro, será comemorado com diversas apresentações. As comemorações começam na quarta-feira, dia 01, e terminam no sábado, dia 04. A programação do evento, realizado pela prefeitura de Barra Mansa, será vasta para toda a população. Os eventos acontecerão gratuitamente no Parque da Cidade, localizado na Rua Prefeito João Chiesse Filho, 312, Centro.
Nesta quarta-feira, dia 01, os moradores poderão contar com apresentação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa, do Projeto Música nas Escolas, e do Projeto Música Popular Brasileira, além de DJ, antes e depois das apresentações. Já na quinta-feira, dia 02, acontecerá show com o compositor e cantor Dudu Nobre, trazendo um repertório amplo de suas novas e antigas canções. Os participantes poderão contar ainda com apresentações de artistas renomados na região, como o Grupo Jeito Carioca e a dupla Julinho Marassi e Gutemberg.
Na sexta-feira, dia 03, dia do aniversário da cidade, que se apresenta é o grupo de rock Detonautas - Roque Clube, que traz uma variedade e maturidade às novas músicas, além de suas renomadas canções. “A população poderá aproveitar ainda a praça de alimentação e o parque de diversões, que estarão no local os quatro dias de evento”, disse o superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa, Claudio Chiesse, ressaltando ainda que a segurança do local estará reforçada, para dar total bem-estar aos participantes.
Para finalizar as comemorações, no sábado, dia 03, haverá show com a banda Uns e Outros, que surgiu em 1983 e ficou conhecida com as canções 'Carta aos Missionários', 'Dias Vermelhos', 'Máquina Mortífera' e 'Lágrimas entre Máscaras'. Segundo Cláudio Chiesse, o evento terminará no sábado por conta das eleições. Ainda para aqueles que esperam a parte voltada ao empreendedor agropastoril, será realizada uma nova programação na próxima semana. “Esperamos no próximo ano realizar uma festa grandiosa, como Barra Mansa e seus moradores merecem”, finalizou o superintendente, acrescentando ainda que o evento terá estacionamento pago, próximo ao local.

Programação:

Dia 01 (quarta-feira):
-18h: apresentação de DJ
-20h: Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
-21h: Projeto Música Popular Brasileira
-22h: apresentação de DJ
Dia 02 (quinta-feira):
-18h: apresentação de DJ
-22h: show com Grupo Jeito Carioca
-23h30: apresentação de DJ
-00h: show com Dudu Nobre
-1h20: show com Julinho Marassi e Gutemberg
-2h40: show com DJ
Dia 03 (sexta-feira):
-18h: apresentação de DJ
-21h30: show com a Banda Alterego
-23h15: apresentação de DJ
-23h45: show com a Banda Estilo Acústico
-00h50: show com Detonautas
-02h30: show com Marcus Paulo e Alecsandro
Dia 04 (sábado):
-18h: apresentação de DJ
-22h: Banda Vitrine
-23h: apresentação de DJ
-23h30: show com Jorge Guilherme
-01h: show com a banda Uns e Outros
-02h30: show com Nosso Samba

segunda-feira, 29 de setembro de 2014

Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse recebe palestra sobre história de Barra Mansa

 
Na tarde desta sexta-feira, dia 26, a Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, no Parque da Cidade, foi palco de uma palestra sobre a história de Barra Mansa. Organizada pela Fundação de Cultura, a palestra foi ministrada pelo presidente da Academia Barramansense de História (ABH) e historiador Nikson Salem e voltada para estudantes do Ensino Fundamental do Colégio Municipal Saturnina de Carvalho e Vieira da Silva (CEI).

O presidente da ABH apresentou aos alunos fotografias antigas de Barra Mansa, além de informações sobre o desenvolvimento econômico e cultural da cidade e dados sobre o patrimônio urbano e a arquitetura de alguns prédios. "Nosso intuito foi mostrar a importância do município para a história do Brasil e relatar algumas curiosidades que muitos morados da cidade desconhecem”, explicou Nikson, completando: “As crianças e jovens que nasceram aqui devem conhecer, cuidar e reconhecer a sua identidade perante o município”, frisou.

Ao final da palestra, os estudantes puderam esclarecer dúvidas com o palestrante e todos ganharam de presente um cartão-postal de Barra Mansa. "Gostei de ter participado do evento, muito do que foi tratado hoje eu não conhecia sobre nossa cidade", revelou Luiz Gustavo Carvalho, aluno 8º ano do CEI.

Fotos: Sergio Fortuna

sexta-feira, 26 de setembro de 2014

Melanina Carioca se apresenta amanhã no Sesi Barra Mansa




Direto do Vidigal, no Rio de Janeiro, o Sesi Cultural vai levar ao palco do Sesi Barra Mansa amanhã, dia 27 de setembro, às 21h30, a banda Melanina Carioca. Sensação da nova geração musical do Rio embalado por atores da Rede Globo e do cinema, o grupo reúne uma envolvente mistura de funk, samba, pagode, MPB e hip e hop. A união de ritmos, marcados por muita interação entre os artistas e o público, faz jus ao novo hit "Ver dançar!".
Além dos diversos sucessos próprios, como "Deixa se envolver", "Frente pro Mar", "Aquela Gata", e o atual "Vem Dançar" - clipe exibido diariamente no Canal Multishow -, a banda faz uma homenagem a outros músicos brasileiros, com versões exclusivas e cheias de swing. Completam o repertório letras como "Olhos Coloridos" - Sandra de Sá, "Mar de Gente" - O Rappa, "Salve Jorge" - Seu Jorge, "Sina" - Djavan, e "Ai se eu te pego" - Michel Teló.
Vale ressaltar que Melanina Carioca é formada pelos atores Marcelo Mello, Roberta Rodrigues e Jonathan Haagensen, entre outros. Com um público fiel desde 2009, a turma já dividiu palco com outros grandes artistas em seus shows, como Caetano Veloso, Seu Jorge, Marcelo D2, Sandra de Sá, Grupo Revelação e Flora Matos.
Os ingressos podem ser adquiridos das 7h às 20h, no atendimento do Sesi, que fica na Rua Argemiro de Paula Coutinho, 2000, Centro (acesso exclusivo pela portaria da Beira-Rio, ao lado do Fórum de Barra Mansa). Mais informações pelo 0800 0231 231 ou pelo link (www.firjan.org.br/sesicultural).
Serviço
O show da banda Melanina Carioca será amanhã, dia 27, às 21h30, no Sesi Barra Mansa, na Rua Argemiro de Paula Coutinho, 2000, Centro. Informações pelo telefone (24) 3325-8500.

Fonte - Site Jornal Diário do Vale: http://www.diariodovale.com.br/

Camerata de Cordas Juvenil leva música clássica para o domingo em Barra Mansa


O domingo começa com uma trilha sonora diferente em Barra Mansa. A música clássica invade o evento Domingo no Parque, com a Camerata de Cordas Juvenil. A apresentação acontece no Corredor Cultural, neste domingo, 28, a partir das 10h00.
A Camerata de Cordas Juvenil apresenta um repertório voltado para a música clássica. Formado por jovens músicos do Projeto Música nas Escolas, o grupo leva o som suave das cordas para o público. Por ter uma formação menor, a Camerata pode se apresentar em diversos espaços.
Durante a apresentação no Domingo no Parque, o grupo executa músicas clássicas, que aproximam os presentes de um ritmo diferente.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o Projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A  Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Camerata de Cordas Juvenil no Domingo no Parque.
Data: 28 de setembro
Hora: 10h00
Local: Corredor Cultural – Centro – Barra Mansa – RJ 

quinta-feira, 25 de setembro de 2014

Corredor Cultural recebe diversas atrações no domingo, dia 28

 
Neste domingo, dia 28, a partir das 09h30, o Corredor Cultural de Barra Mansa vai receber o projeto 'Não Morra no Trânsito' da CDL Jovem de Barra Mansa. O evento conta com o apoio da Fundação de Cultura e tem o objetivo de alertar a população sobre riscos de acidentes de trânsito. Durante toda a manhã, serão realizados jogos e palestras voltados para adultos e crianças com o foco na educação no trânsito.
Em paralelo acontece a apresentação da Camerata de Cordas Juvenil do Projeto Música nas Escolas, às 10h. Em seguida, o grupo Flash Back apresenta repertório de MPB e músicas internacionais. Os eventos são gratuitos e a classificação é livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, Centro, em frente ao Parque Centenário.

Centro de Cultura Fazenda da Posse recebe exposição ‘Desloucados’


A Fundação de Cultura de Barra Mansa e o Sistema Firjan inauguram nesta sexta-feira, dia 26, no Centro de Cultura Fazenda da Posse, a exposição ‘Desloucados’ do artista visual Anderson de Souza. A mostra conta com aproximadamente 30 objetos, entre pequenas e grandes telas, móveis e eletrodomésticos. Vídeos e instalações também ocupam o espaço da exposição.
“A mostra é uma produção contemporânea de análise da relação do ser humano e o centro urbano utilizando materiais do cotidiano”, explicou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse. Ele ressaltou que um dos diferenciais da exposição são os objetos que o artista usa como suporte para suas pinturas. “Os visitantes vão ficar surpresos com os materiais utilizados por Anderson", garantiu Chiesse, lembrando que no dia 25 de outubro, os visitantes poderão se encontrar com o artista, a partir das 10h, para um bate-papo sobre a exposição.

A mostra segue até o dia 01 de novembro, com entrada gratuita. As visitas acontecem de terça-feira a sábado, das 11h ás 17h. As escolas interessadas podem agendar atividades e visitas orientadas ao Centro Cultural. O agendamento pode ser feito pelo telefone (24) 3322-3855 ou pelo email: fazendadaposse@uol.com.br. O Centro de Cultura Fazenda da Posse fica na Rua Dario Aragão, n° 2, Centro.

Projeto Música nas Escolas participa do Concurso Estadual de Bandas

 
 
O Projeto Música nas Escolas participa do Concurso Estadual de Bandas com três representantes. A Banda Sinfônica, a Banda Marcial e o Grupo de Percussão concorrem à final do Concurso que acontece no domingo, 28 de setembro, em Valença, a partir das 8h.
O Concurso reúne as melhores bandas e fanfarras do estado em apresentações avaliadas pelo júri. Ao final é escolhida a melhor banda de cada categoria. O evento faz parte das comemorações do aniversário de Valença.
Participam da competição o grupo mais antigo do Projeto, a Banda Marcial, e o mais recente, o Grupo de Percussão. A Banda Marcial foi o pontapé inicial para o Projeto. Através da reestruturação dessa Banda, que já existia, o Projeto foi desenvolvido e se consolidou. O Grupo de Percussão é o grupo mais novo e reúne os alunos do polo de percussão em apresentações entusiasmantes. Esta é a primeira vez que o grupo participa do concurso de bandas.
A Banda Marcial e a Banda Sinfônica são participantes frequentes dos concursos de bandas tanto estaduais quanto nacionais. A Banda Sinfônica é pentacampeã nacional e a Banda Marcial é tetracampeã nacional e octacampeã estadual, tendo sido considerada a “melhor banda do país”.
Os músicos das bandas e do grupo de percussão são alunos e monitores no Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. O Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa, com processo de educação musical, que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação com a Fundação de Cultura e a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Serviço:
Participação na final do Campeonato Estadual de Bandas
Data: 28 de setembro (domingo)
Horário: 08h00
Local: Valença – RJ

segunda-feira, 22 de setembro de 2014

Projeto Música nas Escolas inicia programa de educação sobre drogas com músicos e alunos

 
A preocupação com o uso de drogas por jovens é uma constante na sociedade. E no Projeto Música nas Escolas, que tem, em sua maioria, jovens e crianças isso não poderia ser diferente. Assim, pensando em oferecer aos seus músicos, professores e alunos mais informações sobre as drogas e seus malefícios o Projeto fez uma parceria com a Coordenadoria Municipal de Políticas Públicas sobre Drogas, da Prefeitura Municipal de Barra Mansa.
Com esta parceria, a Coordenadoria irá realizar eventos da “Patrulha da Prevenção”, levando aos integrantes do Projeto encontros que discutam as consequências do uso de drogas. O primeiro encontro aconteceu na última sexta-feira, 19 de setembro, quando a Coordenadora Municipal de Políticas sobre Drogas, Emília Nascimento, esteve na sede do Projeto, em uma conversa com os músicos da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa.
A coordenadora abordou de forma simples e prática quais drogas são as drogas mais fortes, como uma pessoa se vicia, que o uso habitual pode se tornar um vício, o tratamento da dependência. Segundo Emília o importante é abrir um canal de comunicação com os jovens e não apresentar o tema sob a ótica do amedrontamento:
“Quando fazemos um encontro como o de hoje, focamos na mudança de comportamento dos jovens, mostrando que a droga não é ruim, ela dá prazer, por isso é tão utilizada. O ruim são suas consequências. É importante mostrar aos jovens que a droga é uma opção, dentre outras que temos como: música, esporte, artes. E como conversamos com músicos mostramos que eles tem sonhos que podem morrer com a droga.” afirma Emília.
Os encontros no Projeto terão continuidade a cada sexta-feira com um grupo diferente. O objetivo destes encontros é, além de educar os músicos quanto ao uso de drogas, os transformarem em multiplicadores destas informações, tendo em vista os mesmos serem professores escolas públicas de Barra Mansa, trabalhando diretamente com crianças e jovens, que tem acesso às drogas cada vez mais fácil.
O Projeto já realiza um trabalho de transformação social através da música, dando aos jovens das escolas públicas uma alternativa ao uso de drogas ou qualquer outro ato que prejudique seu desenvolvimento. É comum o relato de professores, pais e diretores sobre a mudança de comportamento de alunos após o início das aulas realizadas pelo Projeto.
Ao final do encontro Emília deixou um recado aos músicos “Não matem os sonhos de vocês. Não usem drogas.”
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo á Cultura do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Parque Centenário terá nova pista de caminhada

 
O prefeito de Barra Mansa, Jonas Marins, anunciou na manhã de domingo, dia 21, mais um investimento para a cidade. Desta vez, é o piso do Parque Centenário, carinhosamente chamado de Parque das Preguiças, que passará por reforma. A obra, orçada em R$ 126 mil, é uma indicação do vereador Ricardo Arbex e começa nesta semana. A previsão de término é 90 dias.
Jonas aproveitou o momento para anunciar também que pretende unir o Parque ao Palácio Barão de Guapy, através do Corredor Cultural. “Após a reforma do piso, nossa intenção é garantir melhorias em toda essa área do entorno do parque, com academia ao fundo e a união com o Palácio Barão de Guapy. A intenção é melhorar o local que já é utilizado para lazer e entrenimento pela população", reforçou o prefeito.
Capoeira – O Grupo Abadá Capoeira realizou, ainda nesse domingo, a troca de cordas e o batismo de diversos capoeiristas. O prefeito Jonas Marins e o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse, receberam certificados de homenagem do grupo.
Fotos: Sergio Fortuna

quarta-feira, 17 de setembro de 2014

9ª Agrofest acontece neste final de semana em Barra Mansa

Nesta quinta-feira, dia 18, começa a tradicional Agrofest (Festa da Agricultura Familiar) de Santa Rita de Cássia, distrito de Barra Mansa. A nona edição da festa acontece na quadra do distrito, localizada na Rua Vereador Campbel. O evento é realizado pela Associação dos Produtores Rurais e Agricultores de Santa Rita de Cássia com o apoio da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura. A festa terá praça de alimentação, segurança reforçada, além de shows regionais todos os dias.
 
“A festa tem o intuito de homenagear os produtores rurais do município, principalmente os fornecedores de folhosas do distrito”, afirmou o superintendente da Fundação de Cultura, Cláudio Chiesse. A programação do evento prevê ainda missa sertaneja; sessão itinerante da Câmara dos Vereadores; e degustação de saladas, sucos e pastas naturais e a tradicional verdurata.

Confira a programação:
Dia 18/09 (quinta-feira)

- 09h30: Dia de Campo: Intercâmbio Técnico
- 18h15: Missa Sertaneja: Benção dos Trabalhadores Rurais
- 19h: Sessão itinerante da Câmara de Vereadores
- 20h: Abertura Oficial da 9ª Agrofest e homenagem aos conterrâneos mineiros
- 21h: Concurso Rainha Agrofest 2014
- 21h15: Show com Magia do Forró
- 23h30 – Show com a banda Red Squill

Dia 19/09 (sexta-feira)

- 17h30: Saída da Verdurata
- 19h30: Apresentação Orquestra de Jazz (Projeto Música nas Escolas)
- 19h30: City Tour com o clube Adventura Pedal noturno Volta Redonda x Barra Mansa. Saída: Ciclovia Beira-Rio/Volta Redonda.
- 20h30: Apresentação da Corporação Musical de São Sebastião
- 20h45: Degustação de saladas, sucos e pastas naturais
- 21h: Show de forró com grupo Peter e Alan
- 23h30: Show com Guilherme Rocha e Banda

Dia 20/09 (sábado)

- 12h: Almoço: Leitoa no rolete (venda antecipada de convites) show de forró com Gil e Fabiano
- 16h: Show de pagode com o grupo Dom de Amar
- 18h: Apresentação do projeto Nossa História – Memória cultural de Santa Rita de Cássia – RJ e Santa Rita do Ibitipoca – MG
- 19h: Apresentação de Orquestra Violeiros
- 19h45: Apresentação grupo Flux Dance
- 20h30: Apresentação roda de capoeira Ducamarina e Iluae Odara
- 21h: Disputa Calango (música repentina)
- 21h15: Degustação de saladas, sucos e pastas naturais.
- 21h30: Show com Marcos Paulo e Alecssandro
- 00h: Show com a Banda Moda Universitária
- 02h: Show com a banda Madeimoselli
Dia 21/09 (domingo)

- 08h30: Domingo Feliz – brincadeiras para crianças
- 09h30: Celebração de envio aos contemporâneos e visitantes
- 10h30: Festival de bolinho de chuva com café mineiro
- 10h30: “Colhe e Pague” (verduras frescas) Horta Gilberto
- 11h: Show com a banda Amnesia 5.2
- 11h15: Chegada dos motociclistas B.M e Região (Organização: os intocáveis Moto Club)
- 11h30: Concurso Frango Salada Fest
- 12h: Deliciosa Feijoada
- 13h30: Leilão de prendas
- 14h: Disputa Calango (música repentina)
- 14h30: Show de Super Prêmios
- 15h: Apresentação Folia de Reis Jornada Estrela Maior
- 16h: Apresentação Corporação Musical São Sebastião
- 17h: Show de pagode com grupo Op Samba
- 20h: Show com Jô e Samuel e o Tradicional Concurso Dança do Nabo
- 22h: Show com os Batuqueiros do Vale

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa realiza concerto emocionante na Igreja Matriz

 
Igreja lotada. Público atento. Orquestra concentrada. Pianista experiente. Repertório empolgante. Estes foram os ingredientes do concerto perfeito que aconteceu na Igreja da Matriz, na última terça-feira, 16. A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa recebeu a pianista Lícia Lucas para juntos realizarem um concerto que emocionou e empolgou: o “Concerto da Independência”,que homenageou o orgulho de ser brasileiro.
O concerto teve início com a ópera O Guarani, de Carlos Gomes. A obra que impressiona por sua força foi executada de forma brilhante pela OSBM, levando a plateia a aplaudir de pé os músicos.
Depois desta apresentação vibrante, a Orquestra recebeu a solista convidada da noite. Lícia Lucas começou apresentando uma obra de seu repertório, emocionando a plateia com sua delicadeza ao tocar o piano.
Sob a regência do Maestro Vantoil de Souza, a Orquestra junto à pianista executou a obra Fantasia Triunfal Sobre o Hino Nacional Brasileiro, de Louis Gottschalk. Neste momento do concerto o público pode apreciar o hino nacional de uma maneira distinta, envolvente e emocionante. O público, mais uma vez, aplaudiu de pé Orquestra e pianista.
Para encerrar a grande noite a Orquestra executou Choros nº 6 , de Villa Lobos, o grande compositor brasileiro. A obra possui diversas nuances musicais, que alternam momentos de calmaria e intensidade. Lícia, que já não estava amis sob o comando do piano, fez questão de assistir à bela apresentação da Orquestra.
Ao final do concerto Lícia Lucas se disse encantada com o trabalho da Orquestra:
“Já toquei com a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa outras duas vezes, mas esta foi a primeira vez que toquei sob a regência do Maestro Vantuil de Souza, a quem admiro muito. Posso dizer que sou a fã número um da Orquestra, que faz um trabalho excepcional. Sou fã da Orquestra, do Projeto, da cidade.” Afirmou Lícia, ainda emocionada com o concerto
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é um dos principais conjuntos do Projeto Música nas Escolas, formada por monitores e alunos avançados. Mensalmente a Orquestra promove um concerto na Igreja Matriz de São Sebastião, em Barra Mansa, realizando, assim, sua temporada oficial. Além da temporada oficial, a OSBM realiza concertos em todo o país, participando de festivais de música, acompanhando ballets internacionais.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra, White Martins, e, pelo Ministério da Cultura – Governo Federal, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

terça-feira, 16 de setembro de 2014

Barra Mansa recebe Caravana Regional Rio Criativo


O município de Barra Mansa receberá, entre os dias 18 e 20 deste mês, a Caravana Regional Rio Criativo que oferecerá cursos, oficinas, palestras e consultorias aos agentes culturais e empreendedores criativos de cidades do Médio Paraíba, gratuitamente. O projeto, da secretaria estadual de Cultura do Rio de Janeiro, é executado pelo Instituto Raízes da Tradição e será realizado em Barra Mansa com o apoio da prefeitura, por meio da Fundação de Cultura, e do Centro Universitário de Barra Mansa (UBM). A abertura do evento acontecerá nesta quinta-feira, dia 18, às 15h, na Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse, no Parque da Cidade. Os cursos serão realizados no UBM (conforme programação abaixo).
Durante a caravana serão abordados temas como: Concepção e Elaboração de Projetos Culturais, Produção Executiva de Projetos Culturais, Modelos de Negócios Inovadores, Enquadramento de Projetos, entre outros. “Esse projeto, que é itinerante, é muito importante para os agentes culturais e empreendedores criativos, pois visa a qualificação deste público. E, para nós, ter sido escolhidos para receber a caravana entre os outros municípios da região foi gratificante”, frisou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura de Barra Mansa.
Os interessados em participar da Caravana Regional Rio Criativo podem se inscrever através do e-mail:caravana@riocriativo.com
Rio Criativo - O projeto é a primeira incubadora pública de empreendimentos criativos no país. Idealizada e desenvolvida pela secretaria estadual de Cultura do Rio de Janeiro (SEC/RJ), conta com a parceria do Instituto Gênesis da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), Ministério das Comunicações, secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia, Fundação de Amparo à Pesquisa de Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ), Sebrae-RJ, Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro, Junta Comercial do Rio de Janeiro, entre outros. O projeto Rio Criativo integra o programa de estímulo ao potencial da Economia Criativa como eixo estratégico para o desenvolvimento econômico e social no estado do Rio de Janeiro.
Programação
Dia 18/09 (quinta-feira)
Local: Sala de Espetáculos Lourdinha Chiesse (Parque da Cidade)
-15h: Abertura do evento
-15h45: Palestra: “Organizações de sucesso na região do Médio Paraíba”, com Ana Paula Antunes (Polifonia), Marinêz Fernandes (Instituto Dagaz) e Rafael Crooz (Coletivo Teatral Sala Preta)
-16h45: Coffee break
-17h: Credenciamento dos cursos e credenciamento e habilitação das consultorias
Dia 19/09 (sexta-feira)
Local: Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)
Sala 601 – Prédio 5
-10h às 14h: Curso Introdutório –Concepção e Elaboração de Projetos Culturais – Professora Fernanda Oliva
Sala 603 – Prédio 5
-10h às 14h: Oficina Especial –Enquadramento de Projetos: Edital dos Pontos de Cultura – Professor Fábio Gomes
Sala 604 – Prédio 5
-10h às 14h: Curso Introdutório –Produção Executiva de Projetos Culturais – Professor José Luiz Barbosa
-15h às 19h: Curso Introdutório –Prestação de Contas – Professor Carlos Cavalcanti
Sala 503 /503A /508 – Prédio 5
- Consultores: Carlos Cavalcanti e Ana Paula Jones – manhã
José Luiz Barbosa e Fernanda Oliva – tarde
Dia 20/09 (sábado)
Local: Centro Universitário de Barra Mansa (UBM)
Sala 603 – Prédio 5
-10h às 14h: Curso Especial – Técnicas de Avaliação de Resultados – Parte I – Professora Fernanda Oliva
-14h às 17h: Curso Especial – Técnicas de Avaliação de Resultados – Parte II – Professora Fernanda Oliva
Sala 601 – Prédio 5
-9h às 12h: Curso Especial Modelos de Negócios Inovadores – Parte I – Professor José Luiz Barbosa
-13h às 16h: Curso Especial Modelos de Negócios Inovadores – Parte II – Professor José Luiz Barbosa
Sala 603 – Prédio 5
-17h às 18h: Encerramento

segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Escolas recebem Orquestra de Jazz e Banda Sinfônica Infantil para apresentações

 
O Projeto Música nas Escolas tem o compromisso de oferecer à população música de qualidade. Este compromisso é cumprido nas diversas apresentações que os grupos do Projeto realizam em escolas, asilos, igrejas, centros de cultura. Desta forma, além de levar música de qualidade à população, o Projeto também estimula seus alunos-músicos a se dedicarem para as apresentações públicas.
Nos dias 16, 18 e 22 de setembro o Projeto promove concertos didáticos em duas escolas de Barra Mansa, cumprindo seus objetivos de levar música de qualidade à população e promover seus grupos. As apresentações nas escolas são abertas à população.
O Colégio Municipal Dr. Maurício Amaral, no bairro Vila Coringa, recebe a Orquestra de Jazz nos dias 16 e 18 de setembro. No dia 16 a Orquestra se apresenta às 9h30. Já na quinta-feira, dia 18, a apresentação acontece às 14h30, alcançando, assim tanto os alunos da manhã, quanto os da tarde. A Orquestra de Jazz apresenta um repertório popular, porém com uma levada de jazz, que impressiona e anima o público.
Na segunda-feira, dia 22 de setembro, é a vez da Escola Municipal Independência e Luz, no bairro Vale do Paraíba, receber a Banda Sinfônica Infantil. As apresentações acontecem às 10h00 e ás 13h00, também para que os alunos dos dois turnos possam participar. A Banda Sinfônica Infantil é composta de alunos com até 12 anos de idade, o que estimula os alunos a desenvolver seu processo de formação musical.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries. Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo á Cultura do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.
Serviço:
Concerto Didático da Orquestra de Jazz
Datas: 16 e 18 de setembro (terça e quinta-feira)
Horários: 09h30 (16/09) 14h30 (18/09)
Local: Colégio Municipal Dr. Maurício Amaral – Vila Coringa
Concerto Didático da Banda Sinfônica Infantil
Data: 22 de setembro (segunda-feira)
Horários: 10h00 e 13h00
Local: Escola Municipal Independência e Luz – Vale do Paraíba

sexta-feira, 12 de setembro de 2014

Orquestra Sinfônica de Barra Mansa homenageia o orgulho de ser brasileiro em seu concerto na Igreja Matriz



No mês em que se comemora o Dia da Pátria, a Orquestra Sinfônica de Barra Mansa leva o sentimento patriota para seu concerto, com um repertório bastante nacionalista. A OSBM realiza na próxima terça feira, dia 16 de setembro, na Igreja Matriz de São Sebastião o “Concerto da Independência”. Com entrada gratuita, o concerto começa às 20 horas.
Regida pelo Maestro Vantoil de Souza, a Orquestra recebe como solista neste concerto patriótico a pianista Licia Lucas. A pianista foi considerada a “Grande Musa do Piano” pelo Diário Las Américas, de Miami. Licia Lucas tem vasta experiência internacional, tendo se apresentado como solista e recitalista com orquestras sinfônicas da América Latina, Europa e Estados Unidos.
Para celebrar este sentimento patriótico a Orquestra escolheu um repertório bastante especial. O concerto inicia com a interpretação da abertura da ópera O Guarani, de Carlos Gomes. Conhecida como a trilha sonora da Voz do Brasil, esta ópera faz parte da trilha sonora cotidiana do brasileiro. Mas a Orquestra a interpreta com toda sua força e impacto.
O principal compositor de música clássica brasileira, Heitor Villa Lobos, não podia ficar de fora deste concerto. Com um repertório que uniu à música clássica, nuances da cultura regional brasileira e do cancioneiro popular e indígena, Villa Lobos descobriu uma linguagem totalmente brasileira na música. Neste concerto, a obra escolhida deste importante compositor brasileiro foi Choros nº 6.
A Orquestra ainda interpreta  a obra “Grande Fantasia Sobre o Tema Do Hino Nacional”, de Luis Moreau Gottschalk, músico norte americano, que faz uma homenagem ao país que o acolheu de maneira única.
A Orquestra Sinfônica de Barra Mansa é formada por alunos, professores e monitores que atuam no Projeto Música nas Escolas, compartilhando seu conhecimento e formando novos músicos. A OSBM tem uma formação jovem, mas de alto padrão técnico, e tem recebido excelentes comentários da crítica especializada, bem como de músicos internacionais renomados. Seus concertos são um grande sucesso de público e crítica, com cada vez mais pessoas os assistindo.
O Projeto Música nas Escolas de Barra Mansa, da qual a Orquestra faz parte, teve início em 2003, mas já é considerado um dos mais importantes modelos de educação musical do país. Suas atividades iniciaram com 600 alunos e, atualmente, o Projeto atende a todas as escolas públicas municipais de Barra Mansa com processo de educação musical que inicia na educação infantil e se estende a todas as séries.         
Desde o início, o projeto é mantido pela Prefeitura de Barra Mansa, numa ação conjunta da Secretaria Municipal de Educação e a Fundação de Cultura e, a gestão administrativa é feita pela Associação da Orquestra Sinfônica de Barra Mansa. Além disso, o Projeto é patrocinado pela Saint-Gobain, Votorantim, CCR – Nova Dutra e White Martins, através da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, do Ministério da Cultura. A Light e a Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro patrocinam o Projeto através da Lei de Incentivo à Cultura do Estado do Rio de Janeiro.

Serviço:
Concerto da Independência
Orquestra Sinfônica de Barra Mansa
Vantoil de Souza, regente
Licia Lucas, pianista
Data: 16 de setembro (terça-feira)
Horário: 20 horas
Local: Igreja Matriz de Barra Mansa  - Praça Ponce de Leon, Centro – Barra Mansa – RJ
Programa:
Antônio CARLOS GOMES
Protofonia da ópera O Guarani

Louis Moreau GOTTSCHALK
Fantasia Triunfal sobre o Hino Nacional Brasileiro para piano e orquestra 

Heitor VILLA LOBOS
Choros nº 6

quinta-feira, 11 de setembro de 2014

Fecom acontece neste final de semana em Barra Mansa


Acontece a partir desta quinta, dia 11, no bairro Boa Sorte, a tradicional Festa da Comunidade (Fecom). Realizado pela Associação de Moradores do bairro Boa Sorte e São Luiz, o evento segue até domingo, dia 14, e conta com o apoio da Prefeitura de Barra Mansa, por meio da Fundação de Cultura de Barra Mansa. A Fecom acontece no campo do bairro Boa Sorte, localizado na Rua Feres Nader, e conta com praça de alimentação, segurança reforçada, parque de diversões e área de estacionamento, além de shows regionais e DJ todos os dias.

Programação:
Quinta-feira - 11/09
-19h: Banda Atos Jovem (gospel)
-21h: Stilo Acústico
-23h: Peter e Alan
Sexta-feira - 12/09
-19h: Meninja e Trio
-22h: Empolga Samba
-00h: Moda Universitária
Sábado - 13/09
-19h: Marcelo Oliveira e banda
-21h: T.M.J Tamo Junto
-23h: Tiago Olliveira
-01h: Magia do Forró
Domingo - 14/09
-16h: Grupo Contra Tempo
-18h: Banda Dúvida
      MC Novaes
-20h: OPSamba
-22h: Jô e Samuel

Corredor Cultural de Barra Mansa recebe apresentação de MPB


No domingo, dia 14, o Corredor Cultural de Barra Mansa terá apresentação do cantor Carlinhos Mininja, às 11h, com previsão de término, às 14h. A população poderá conferir um repertório vasto de Música Popular Brasileira (MPB), ao vivo. O evento é gratuito e a classificação é livre. O Corredor Cultural fica na Rua Custódio Ferreira Leite, Centro, em frente ao Parque Centenário.

segunda-feira, 8 de setembro de 2014

II Encontro Nacional de Motociclistas é sucesso em Barra Mansa



Terminou neste domingo, dia 07, a segunda edição do Encontro Nacional de Motociclistas, no Parque da Cidade, em Barra Mansa. Realizado pelo Barra Mansa Moto Clube, com o apoio da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro e da Fundação de Cultura, o evento teve início na sexta-feira, dia 05, e reuniu milhares de amantes das máquinas de duas rodas.
"Este ano, trouxemos o evento para o Parque da Cidade, ampliamos a programação de shows e a estrutura para os motociclistas. O investimento valeu a pena: tivemos um público de aproximadamente cinco mil pessoas. Comboios dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul e até de Pernambuco prestigiaram o encontro, que entrou para o calendário nacional da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio de Janeiro", informou Cláudio Chiesse, superintendente da Fundação de Cultura.
Integrante do Moto Clube Brokk, Valdeci Taborda rodou 2,3 mil quilômetros de Recife (PE) até Barra Mansa para participar do encontro. "Ano passado estive na primeira edição do evento e fiz muitos amigos. Gostei tanto da receptividade dos barramansenses que coloquei minha esposa na garupa e voltei este ano", contou Taborda, elogiando a mudança de local da Avenida Presidente Vargas, no Centro, para o Parque da Cidade. "O espaço ficou bem melhor, com praça de alimentação mais ampla e área para camping", disse.

Fotos: Gabriel Borges